sábado, julho 08, 2006

El Escorial

Hoje saímos para passear pelos arredores de Madrid. Visitamos o Escorial, um monumento patrimonio da humanidade, que foi o centro político do império de Felipe II. É impressionante a beleza da grande basílica e do monastério que ali se fundou. Conheço muitas pessoas daqui que vao para lá fazer suas meditaçoes. É um lugar apropriado para isso.

Na volta, um grande susto. Um carro se atravessou diante do nosso para entrar num camping. Batemos em cheio. A sorte que vínhamos relativamente devagar. Nosso carro ficou com o motor destruído e o outro com a lateral destruída. Ricardo, o marido de minha sobrinha, teve um pequeno corte na perna, e nada mais. Saímos ilesos de um acidente que podia ter sido fatal, segundo as testemunhas e a polícia.

Estamos doloridos, roxos e felizes pela re-vida!!!

sexta-feira, julho 07, 2006

Festas de San Fermin




(fotos tiradas do jornal 20 minutos)

Nao entendo certos prazeres! Que gosto sentem os que correm na frente dos touros?

Hoje começaram as festas de San Fermín, em Pamplona. Dia 7 de julho. Todos os anos. E todos os anos acontecem mortes - sempre de pessoas despreparadas ou que desconhecem as normas/formas da corrida. Os estrangeiros, atraídos pela alegria da festa, colocam seus lenços vermelhos e partem para a frente dos animais, sem saber que os nativos se preparam o ano todo para este momento e que conhecem perfeitamente a rota que irao percorrer e os lugares de maior perigo.

A corrida acontece às 8 h da manha, diariamente, durante uma semana. Mas a festa da cidade é à noite. As pessoas ficam andando pelas ruas, bebendo, conversando e bebendo mais. É uma festa etílica de grande magnitude. É lógico que os reflexos ficam mais torpes, embebidos no álcool. O resultado é vermelho: dos lenços dos corredores e do sangue de alguns - normalmente, estrangeiros.

Neste primeiro dia, 7 feridos - dois deles, graves. Impressionante!

Os maiores divulgadores deste esporte foram Ernest Hemingway e Orson Wells, que nao perdiam esta festa. Todos os pamplonenses contam isso, quando visitamos a cidade. É um orgulho para eles.

Putz!!!

quinta-feira, julho 06, 2006

Voltando, devagarinho...

Depois da esticada a Bilbao, voltei para Madrid. Dois dias depois, fui novamente a Bilbao para buscar minha sobrinha, Juliana, e seu marido, Ricardo. Eles compraram as passagens Sao Paulo-Bilbao antes de eu mudar para Madrid.

Os dois adoraram Bilbao! Passeamos muito por lá e pude tirar algumas fotos. A primeira foto foi tirada do alto de um monte chamado Artxanda. Dá para notar uma estrutura metálica ao lado do Rio Nervión: é o Museu Guggenheim.

A seguinte foto, no mesmo monte, bati quando Ricardo fotografava Juliana. Era quase dez da noite e o sol ainda brilhava.

Depois de muitos passeios pelo País Vasco, voltamos para Madrid. Um calor impressionante! Chegamos, deixamos as malas e fomos para o desfile do Orgulho Gay, que estava muito animado e colorido.

Na próxima foto, Pablo, Juliana e Virginia - antes que esta nos desse um susto e quase desmaiasse pelo calor e pelo cansaço. Os leques estao lindos!

Nestes dias de muito calor, quando o sol desaparece e a temperatura baixa um pouco, aproveito um pouco o patiozinho do ovo em que habito.

Com a visita dos brasileiros, "jantamos fora" todas as noites. Barato e prático! Virginia, Ju e Ricardo.

Uma foto do Hike com a Ju. Eles sao de Santa Maria, nao se conheciam e sempre se amaram.

Outra deles.