quinta-feira, novembro 23, 2006

Isabel Coixet


A cineasta Isabel Coixet ganhou o prêmio Mulher Européia 2006. Com este prêmio, ela recebe o reconhecimento do Parlamento Europeu e do Instituto da Mulher ao seu magnífico trabalho apresentado no filme 'La vida secreta de las palabras'. Coixet dedicou o prêmio às mulheres que emprestaram sua dor, sua ira e suas lágrimas para que fosse realizada esta denúncia às violaçoes que elas sofreram na Bósnia.

Insultos e falta de civilidade

A escritora espanhola Lucía Etxebarría teve que desistir de seu blog, pela quantidade de insultos e de xingaçoes que vinha recebendo diariamente. Eram mais de cem mensagens com insultos e termos agressivos.

Sinceramente, nao posso entender a loucura de determinadas pessoas. Um blog é uma leitura optativa. Ninguém obriga ninguém a entrar nas páginas e ler seu conteúdo - muito menos a concordar e escrever comentários. Em caso de discordância, e desejando o leitor deixar registrada sua opiniao, os comentários devem ter o tom da civilidade e da educaçao. A falta de respeito é inadmissível e intolerável.

Se um blog é uma porta aberta para conhecidos e desconhecidos, é lamentável que algumas pessoas se escondam no anonimato para realizar suas absurdas e inaceitáveis transgressoes. Isso é para COVARDES!

Nao defendo apenas este caso em particular. Defendo a todos que sofrem ou já sofreram ataques massivos desta natureza. Há um tempo, a Denise, do Síndrome de Estocolmo, também estava tendo problemas deste tipo. Naquela ocasiao, manifestei meu apoio a ela. E fui uma entre centenas de pessoas. Está evidente que a maioria dos que circulam na blogosfera buscam uma atividade saudável e criativa, entre pessoas ou temas afins. Todos sao livres para buscar suas identidades na blogosfera. O que nao é justo é que alguns anônimos covardes tentem impedir ou boicotar determinados espaços, por pura necessidade de agressao.

Enfim, manifesto meu repúdio porque realmente acredito que manter um blog é uma atividade que proporciona alegria, prazer, diálogo, colaboraçao, intercâmbio, empatia, reflexao...e que nao pode se transformar num pesadelo para seus autores/criadores, por conta de uns ignorantes e desajustados. Abaixo a invasao, o desrespeito e a agressao!