sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A arte tupiniquim se revela

Dentro da história do Brasil, um dos momentos que mais gosto de ler e de saber se relaciona com a Semana da Arte Moderna (Sao Paulo, 1922). Este momento me proporciona alegria. Fim do academicismo! Fim dos rígidos modelos portugueses! Uma arte tipicamente brasileira! Uma arte tupiniquim, enfim!

Influenciados por movimentos vanguardistas europeus - futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo - , os artistas da época impulsionaram o redescobrimento de um Brasil real - nao mais um prolongamento de Portugal. Foi um momento de autodescobrimento do país! Um momento muito importante, pela renovaçao do ambiente artístico e cultural do Brasil.

Alguns dos artistas que participaram da Semana da Arte Moderna foram: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcati - que criou o desenho do folheto de propaganda do evento, como mostra a foto - Mario de Andrade, Oswald de Andrade - um dos meus ídolos -, Menotti del Picchia, Plinio Salgado, Ronal de Carvalho, Renato e Guilherme de Almeida, Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Graça Aranha, e outros. Que turminha mais charmosa e interessante!

Oswald de Andrade escreveu no jornal, "A língua sem arcaísmos, sem erudiçao. A contribuiçao milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos". Em seu manifesto literário antropofágico, ele retratou a desigualdade da sociedade brasileira e o abismo entre a pobreza-riqueza e arcaico-moderno, entre outras coisas. Está claro que o tema continua super vigente!

Talvez possamos dizer que a rebeldia destes artistas com relaçao às normas estabelecidas e a denúncia da situaçao real do Brasil daquela época serviram de exemplo para outro movimento brasileiro da década de 60: o Tropicalismo.

Já li alguns textos que dizem que a história nao foi bem assim, mas prefiro acreditar que os artistas da época - escritores, pintores, escultores, arquitetos, músicos - conseguiram dar uma virada espetacular na arte brasileira. Depois de cem anos da independência política de Portugal, a arte também conseguiu sua independência.

Um poema que reflete bem a inconformidade e de rebeldia daquela época é a Poética, de Manuel Bandeira:

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
[protocolo e manifestaçoes de apreço ao sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pára e vai averigüar no dicionário
[o cunho vernáculo de um vocábulo

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construçoes sobretudo as sintaxes de exceçao
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto nao é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante
[exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes
[maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
- Nao quero mais saber do lirismo que nao é libertaçao.

(clowns significa palhaços, artistas grotescos)

Raul Bopp que, junto com Oswald de Andrade e Alcântara Machado, fundou o movimento nativista Pau-Brasil, escreveu o seguinte:

Debaixo de um Brasil de fisionomia externa, havia um outro Brasil, de enlaces profundos, ainda incógnito, por descobrir. O movimento, portanto, seria de descida às fontes genuínas, ainda puras, para captar os gérmens da renovaçao; retomar este Brasil subjacente, de alma embrionária, carregado de assombros e procurar alcançar uma síntese cultural própria, com maior densidade de consciência nacional.

Nao resta dúvida de que este foi um momento importante da nossa história artística e cultural!

4 comentários:

Anónimo disse...

Thelma
Em "O cavaleiro da Esperança" Jorge Amado tem uma visão bem particular sobre a Semana da Arte Moderna.Isso me deixou com muitas interrogações a respeito do evento.

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anónimo disse...

Very nice site! Zyrtec 10 mg 144 tablets only $49.99 online degree nursing bethany beach delaware Bbw fat movies free partnership accounting downloads Old world italian designed cabinets Unified gift and tax Refinance home ohio Phendimetrazine with no prior prescription Space saving dishwashers List dental insurance companies us Motorola mpx220 pda Facial plastic surgery tampa fioricet resources slide presentation for high school students in accounting Anal p 4 card free no download keno Buspar velazquez