quinta-feira, abril 13, 2006

Marcela

Na minha infância, sexta-feira santa era dia de subir um monte de Santa Maria (RS) e colher marcela (uns, dizem macela. Parece que as duas formas sao corretas).

Era uma alegria! Íamos os irmaos, os primos, alguns tios, amigos, vizinhos...e encontrávamos outros tantos, subindo e descendo o morro. Levávamos lanche e fazíamos um piquenique maravilhoso. Voltávamos com as maos cheias de maços amarelos.

Só mais tarde, quando cresci, comecei a apreciar os efeitos medicinais desta planta. Adoro um chá de marcela! Além de ser calmante, alivia problemas digestivos, reduz a taxa de colesterol, estimula a circulaçao e é um antiinflamatório natural - controla os vírus no organismo.

Aqui, nao existe o mesmo costume da sexta-feira santa santamariense, mas, amanha, passearei pelos montes, atrás de marcela e de minhas lembranças infantis.

A todos que visitam esta página, feliz Páscoa!

12 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*

Telejornalismo Fabico disse...

*



se vc me disser que o morro em que vai passear é esse da foto, vou invocar os deuses da chuva pra mandarem água aí pra espanha.
que lugar lindo!
tá, é mentira, vou pedir sol e tempo ameno.
vc merece isso e muito mais.
aqui, tão prometendo o primeiro tempo realmente frio do ano.
quem sabe o coelhinho não traz esse presente?
boa páscoa pra vc também!




*

Ana disse...

Como sou uma visitante que bate o ponto aqui todo o SANTO dia, recebo os votos de boa Páscoa e retribuo, com carinho!
Mas, a partir de sexta-feira SANTA vou fazer uma pequena pausa nas minhas visitas.
Vou pra Lavrinhas, passar o feriadão!
Cheiro de marcela me lembra minha avó Julita que também saia para as redondezas buscar o chá que usaria o ano inteiro. Saudades!
Beijos!

Anónimo disse...

A qntos anos não colho marcela!! na minha infância era costume... sempre a tarde, este era o horário de colher... e lembrar de minha infância é lembrar do lanche com leite quente com marcela e bolachinhas d'agua antes de dormir, no inverno rigoroso de Lavras, claro. Ainda tenho o costume de ter marcela em casa, mas sempre presente de amigos... nunca mais sai p colher.

Anónimo disse...

boa páscoa pra vc, lindinha.
com boas paisagens.
e ainda melhores miragens.

Anónimo disse...

Desejo que o teu passeio pela Reserva de Urbaidai(?acho que é esse o nome)tenha te trazido a paz e a alegria dos teus tempos de criança, quando ias colher marcela com as tuas pessoas queridas.
Vi pela TV a alegria dos que saíram para colher Marcela, mas não sabia que fazias parte dessa tradição gaúcha. Esses momentos ficam registrados mesmo, e como são bons....espero que a tua páscoa tenha sido bem legal,querida

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

This is very interesting site... dryers ice cream Jeep cherokee 1991 for sale --oregon Boot clipart levocarnitine mesotherapy Battery operated black light string Carribean home didrex http://www.chevrolet-tahoe-radio-problem.info/kb-radar-detector.html home insurance Gamble on craps online

Petrus disse...

Que fotos lindas
=
Hoje estou sentindo muitas dores
Uma amiga vai trazer chá de marcela pra mim tomar. Será meu primeiro contato com esta planta.
=
Abraço!

Anónimo disse...

Opa! acabei de falar com minha filha q mora lá em Santa Maria, aqui no RS está com febre e mandei fazer um cha de marcela pq eu tenho muita fé. E eu tb já colhi muita marcela aqui nos pampas gaúcho. Aquele cheirinho... não tem como não lembrar da infancia!

Anónimo disse...

receita do melhor remédio pra gripe.
_ferva o leite com marcela, deixe bem amarelinho e bata uma gemada bem cremosa e misture o leite coado com e gemada hummm... experimentem. Tem q tomar bem quente.