quarta-feira, abril 05, 2006

Wiki x educaçao

Wiki é um novo instrumento ou uma nova tecnologia que permite que uma página web seja modificada de maneira coletiva quantas vezes queiramos. Qualquer pessoa pode aceder a um texto com tecnologia wiki e modificá-lo.

Da mesma forma que o blog, este é um instrumento de natureza social - interativo, participativo, colaborativo, democrático -, onde ocorre uma construçao conjunta de textos, de idéias e de conhecimentos.

A diferença existente entre blog e wiki é que o blog é formado por idéias, conceitos, pensamentos, elocubraçoes, conclusoes... de uma única pessoa - ou de pessoas autorizadas por esta, para entrar e publicar no espaço criado. Embora conte com uma área para comentários, o acesso ao blog é restrito. Os leitores nao podem modificar o texto.

Já o wiki permite o aceso de qualquer pessoa. Podemos desenvolver uma idéia, explicar um conceito, contar uma história e, depois, qualquer pessoa pode entrar e modificar o nosso texto - assim como outros podem modificar o texto modificado. O bom é que o wiki sempre armazena a versao original e as modificaçoes. Evidentemente, este texto pode ter diferentes seçoes, formatos, enfoques....com responsabilidades divididas ou compartidas. Tudo depende do tipo de texto que se pretende construir - pode ser um jornal, um relatório, um diário...

Segundo o professor Lorenzo García Aretio, quando se usa o wiki na educaçao, deve-se chamá-lo de eduwiki.

Este novo instrumento passa a ter um papel importante na área educativa. Por exemplo: um professor dá uma bibliografia aos alunos em relaçao a qualquer tema da disciplina ou do interesse particular dos alunos, e orienta os mesmos sobre os objetivos, as características e o nível desejado do trabalho colaborativo. A criaçao/elaboraçao do texto coletivo, passando pelas fontes principais relacionadas com o tema, vai promover a reflexao intra e interpessoal, facilitando a aprendizagem individual e coletiva. Esta construçao multidigital - resultado de distintas reflexoes - facilita, também, a avaliaçao. Fica fácil para o(a) professor (a) acompanhar o processo e fazer uma boa avaliaçao da aprendizagem individual e do progresso de todos.

Outro aspecto positivo do wiki é que este instrumento nao possui fronteiras geográficas e institucionais, da mesma forma que o blog, o chat, o forum...e isso facilita seu uso por qualquer pessoa da comunidade educativa. Além dos alunos, também os professores e os gestores podem participar ativamente de trabalhos relacionados com investigaçao, docência, gestao, elaboraçao de materiais, etc..., que ultrapassem as fronteiras da instituiçao.

Finalizando, ainda nao sei se devemos chamar o wiki de ferramenta, de instrumento ou de tecnologia, mas o que sei é que esta criaçao facilita o uso democrático da rede e contribui para a socializaçao e para o avanço nos níveis de conhecimento dos participantes.

7 comentários:

Anónimo disse...

*



SEAN disse:

eu não tenho nada pra comentar.
só queria dizer que vc ainda faz falta no orkut.
mas agora que assumiu teu lado intelectcual nesse blog, deu adeus pra galinhagem - piu - de lugares menos sérios.
lamentável...




*

Ana disse...

O Sean tem razão!
Vem galinhar, vem!!

Já pensou o Tecituras em tempos de Wiki? Aquele monte de dedinhos ensandecidos "interagindo"?
(Êta palavrinha que euzinha não simpatizo!) Seria uma doideira total! Heheheheh!

Anónimo disse...

*





viu?
o sean tem razão.
o Sean sempre tem razão.
o Sean é o senhor da razão.


- não foi o Sean quem escrevi isso, de forma alguma. afinal ele sou um cara que não é cheio de razão [:P] -





*

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anónimo disse...

Very nice site! gamecube 64mb memory card Losing water for body building competition Pacific 10 pac-10 basketball championship Solar electric gate opener free dial up email buy lorazepam generic ativan online Gt porsche wallpaper ativan withdrawl message boards video free pamela anderson and tommy lee value used cell phones http://www.patents3.info/Ativan05discount-ativan.html Interior designer pictuers Ativan and grapefruit Norton humidifier http://www.personal-business-card-holders.info/Maker-of-ativan.html boating photos 2005 edmonton eskimos football