quarta-feira, novembro 15, 2006

Uma resiliente

Nadia nasceu no Afeganistao e tinha 8 anos quando uma bomba desfigurou o seu rosto e matou várias pessoas de sua família. Aos 10 anos, para conseguir manter os que sobreviveram à tragédia, assumiu a identidade do irmao morto e começou a trabalhar. Assumiu a identidade de homem porque naquele país a mulher nao pode trabalhar. Trabalhou na construçao civil e como mecânico durante 11 anos. Agora, com 21 anos, ela está em Barcelona para fazer uma cirurgia importante no rosto, porque necessita mudar sua face deformada pela bomba e porque necessita adquirir feiçoes diferentes, para poder viver sua identidade feminina sem que ninguém a reconheça e a castigue por ter passado por homem.

Me impressiona a força e a coragem de determinadas pessoas. E eu ainda me queixo da vida...

5 comentários:

Marcia disse...

vira e mexe, a vida é mais fantástica que a literatura.

Ana disse...

Fiquei impressionada com o olhar dela...
Já passou por tanta coisa e só tem 21 anos! É realmente impressionante!

Zeca La-Rocca disse...

Thelma, vc assistiu ao filme "Osama"? é um filme afegão q conta a história de uma menina tbm, de 12 anos, q após ter perdido todos os homens da família, na guerra, se ve obrigada a usar uma identidade masculina p poder trabalhar e dar sustento a mãe e a avó. Descoberta, escapa de ser condenada a morte, mas é obrigada a se casar com um velho.
Sugiro a todos verem este filme... mas aviso: é cruel!!!
bjos

Luiz Felipe Botelho disse...

Falou, Márcia. Isso não tem me saído da cabeça. São histórias tão absurdas que se a gente põe num filme, vão dizer que estamos exagerando.

Dona Fernanda disse...

é zeca... vim indicar o mesmo filme, é cruel, mas lindo, poético... vai ver o caso dessa menina é mais comum do que imaginamos, e eu ainda reclamo que vivo numa sociedade machista... não vi nada!!