quinta-feira, março 16, 2006

Sonhos que naufragam


fotos de Dèsirée Martín / EFE

Novamente, com a primavera, começam a chegar múltiplas embarcaçoes, carregadas de africanos, à costa espanhola. Estas criaturas lançam-se ao mar em pequenos barcos - pateras -, sem alimentaçao e água, numa tentativa desesperada de melhorar um pouco sua história ingrata. A pobreza extrema e a corrupçao que assola o continente africano, expulsa os indivíduos de seus lares, para correr riscos que podem ser fatais. Na verdade, os riscos de morte sao altíssimos - para quem fica e para quem parte. Muitos arriscam, porque é a única perspectiva de mudança e de progresso que conseguem ver para seu futuro. E isso é muito triste! Eles nem sonham que a história nao é exatamente assim, e que, aqui, eles também sofrerao muito, se conseguirem chegar - sem que o mar ou a polícia trave seus planos.

Dentro de toda esta tragédia, uma das coisas que me causa verdadeira repulsa sao os mercadores de gente. Nao entra na minha cabeça que se possa fazer negócios com a desgraça deste povo. As máfias que traficam com a vida dos africanos - que entregam tudo o que têm para poder fazer a travessia - nao se responsabilizam de nada e nao informam dos perigos e das improbabilidades das pateras. Simplesmente abocanham o dinheiro deles, em troca destes miseráveis barcos. Isso confirma o que todos sabemos, e que vimos claramente no filme o Jardineiro Fiel: a vida dos africanos nao vale muito.

Eles saem da África e passam 4, 5, 6 dias viajando, sem poder comer e sem ter espaço para mover o corpo - pela quantidade de gente que abarrota os pequeníssimos barcos. Se o mar está agitado, muitos caem e a travessia continua. Ás vezes, só chega o barco.

Esta situaçao diminui um pouco no inverno, mas nunca chega a desaparecer. Desde que eu cheguei aqui, em 2000, acompanho pela TV a chegada destes homens, mulheres e crianças. Sentada num bom sofá e super bem alimentada, sinto culpa pelo drama dos africanos. Penso que as imágens da chegada deles, desnutridos, desesperados, desorientados, com hiportemia e sem conseguir andar, toca o coraçao de qualquer pessoa. Muitos chegam inconscientes. Algumas mulheres vêm grávidas, com a esperança de parir em solo espanhol, o que lhes daria o direito de ficar aqui. Umas chegam vivas; outras, morrem pelo caminho. Quando eles conseguem chegar, normalmente, a polícia já está ali - porque usam um radar que capta a concentraçao de gás carbônico que os navegantes eliminam ao respirar. Os navios-patrulheiros, que estao parados na costa, detectam uma pequena névoa em seus radares e já sabem que a tantas milhas vem uma patera. Pelo tamanho da névoa eles podem fazer estimativas sobre a quantidade de pessoas que chegam.

Dizem os jornais que nos últimos 4 dias, entraram mais de 1500 pessoas no solo espanhol, principalmente em Canárias. A Cruz Vermelha adverte que o número de imigrantes supera em 200% o número de 2005, neste mesmo período.

No último final de semana tocou um alarme na sociedade espanhola. Os centros de internamento já nao têm mais lugar para abrigar tanta gente. Com isso, o governo envolveu o exército para atender aos que estao chegando. Parte da sociedade nao concorda com a política adotada, porque nao admitem gastar o dinheiro público com os africanos e com nenhum outro imigrante. É a mesma parcela da sociedade que se sente invadida e que tenta deseperadamente guardar suas riquezas, sem nem se questionar sobre a procedência desta concentraçao de riqueza. Uma história conhecida e muito repetida.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito triste a história da migração compulsória. A mim, me dói muito mais por lembrar de tantos nordestinos que "fugiram" para o sudeste, principalmente São Paulo, em busca de melhores perspectivas de vida, e lá, o que conseguiram foi ser mais um excluído. Essas histórias se repetirão até quando?

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. bbc yasmin yasmin davis The north face backpacks Botox pregnancy atronics slot machines official website games that offenders play-text book 92 nissan maxima parts http://www.surveillance-products-8.info/richardsonhaniyasmin.html Oldsmobile aurora body kits Life assurance insurance england http://www.ionamin-6.info/imageready-website-templates.html Van camper awnings Didrex+1 depression pill buspar