domingo, fevereiro 25, 2007

Passeios por livrarias

Há muito tempo simpatizo com a filosofia budista. Nao vivo lendo sobre esta filosofia, mas, às vezes, quando entro em alguma livraria, os ensinamentos budistas caem sobre mim. Sao eles que me escolhem. É verdade!

Acho que aprecio estas leituras porque nao existe imposiçao e porque sempre saio pensando na vida (minha e dos outros). Talvez existam imposiçoes para os monges, mas nao para os curiosos como eu. E aí está a diferença com os dogmas/imposiçoes da igreja católica, que proibem, culpabilizam, amedrontam, impoem, controlam...

Recentemente, num desses livros, encontrei a seguinte frase: Abra mão de todas as suas posses ao menos uma ou duas vezes na vida. Saí pensando em que situaçoes da vida as pessoas deixariam tudo. Concluí que em várias e distintas situaçoes, mas nao tenho dúvidas de que outras muitíssimas pessoas gostariam de internar os que pregam este ensinamento.

Alguns ensinamentos/reflexoes budistas:
- Seja sempre sensato, pois a sensatez é imparcial e igual para com todos.
- Faça tudo com boa intenção, verdade, sinceridade e beleza.

- Renuncie a apegos insensatos e aceite a verdade com mente humilde.
- Não bata de frente com as coisas e aprenda a arte de ser sutil.

Viiiiiixi Maria! Gosto muito mais desta forma de colocar as coisas do que os famosos nao roubarás, nao matarás, nao comerás a mulher do próximo...

7 comentários:

Ana Paula Montandon disse...

Thelma,
que bom que eu te achei... bem acho que foi você, sim, que deixou um comentário na minha página há um tempo, mas seu link tinha algum problema e eu não consegui ir até sua página, até deixei um recadinho pra você retornar. Bem, ainda é tempo de agradecer e retribuir a visita!
E eu não poderia ter escolhido hora melhor, pois sou fã da filosofia oriental, e leio vários sábios de origem tibetana, indiana e chinesa. Vi que seu pensamento é muito parecido com o meu. Há muitos ensinamentos simples na filosofia oriental que podemos aplicar no nosso dia a dia para que nos tornemos pessoas melhores. Há também outros que ainda não somos capazes de cumprir, porque ainda não estamos prontos ou maduros o suficiente, como por exemplo abrir mão de todos os nossos bens em determinada fase da vida. Isto é para almas mais desenvolvidas! Mas se podemos fazer um pouco mais do que fazemos hoje, estaremos trilhando o caminho... bom, é assim que eu penso! Bjão pra você! Agora posso linkar você no meu blog, pois gostei muito do Caminhos e Movimentos

Unknown disse...

É tudo tão simples! Mas quanto esforço pra se chegar lá!!

Jana disse...

Acho a filosofia budista muito interessante, mas não troco minha religão, minha fe, mas todos os ensinamentos são bem vindos

Beijos

Anónimo disse...

gostei

Anónimo disse...

do que a ana montandom falou tb...complementou...muito bom...gosto do exercício de abrir o guarda roupa e doar tudo que não foi usado há um ano...

Telejornalismo Fabico disse...

*



se tivesse inferno no budismo, o tal 'ser sutil' e 'não bater de frente' me levariam pra lá.
acho que vou precisar de umas trocentas vidas pra aprender isso ainda.

quanto a vc, doña thelmita, parece que já pratica muitos desses ensinamentos há anos. o de abrir mão e desapego já virou filosofia de vida, né não?




*

Marcia disse...

gosto muito do budismo, mas não concordo com a filosofia de que o desejo origina o sofrimento. é humano desejar, e então racionalizar a medida do desejo. foi isso que me afastou do budismo quando, anos atrás, eu buscava algum tipo de filosofia existencial. confesso que hoje desisti disso, e vivo apenas com meus princípios e uma mente aberta.