sexta-feira, maio 19, 2006

Barracas parisienses

Os imigrantes e vagabundos de Paris estao recebendo barracas para viver pelos parques e pontes da cidade. A organizaçao Médidos do Mundo é a responsável pela entrega destes lares. O número crescente de pessoas que perambulam pelas ruas da Cidade Luz, vindos do Leste da Europa, da África e da América do Sul, preocupa a todos os parisenses. Alguns, mais caritativos, junto com Médicos do Mundo, tentam se organizar para alimentar esta massa humana que vai chegando, devagarinho. Os mais nacionalistas querem expulsar logo este contingente de pessoas e de barracas. Sao os que nao querem saber por que motivos tanta gente vai chegando. Estes, só se importam com a aparência de Paris - com sua beleza e riqueza.

Como eu já comentei em outros posts, é perfeitamente perceptível o aumento significativo no número de imigrantes que chega a Europa em busca de melhores oportunidades. E, na minha opiniao, é mais do que natural. Se seus países foram roubados e saqueados em outras épocas históricas, o que - direta ou indiretamente - levou à atual situaçao, é natural que a concentraçao de riquezas existente neste continente atraia aos mais necessitados. E este movimento nao vai parar de crescer. Só ontem, em Canárias, chegaram mais de mil pessoas em barquinhos que atravessam o oceano, vindos da África. É uma situaçao que exige cuidados especiais e imediatos. Os governos europeus passam por um momento de crise com tal quantidade de gente necessitada que chega diariamente. Pode parecer utopia ou bobagem, mas eu acredito que nao existe outra saída que nao seja a de oferecer novas e reais oportunidades aos que estao necessitando - tantos aos que chegam como aos que ficam em seus países. Por bem. Por que, se nao fôr assim, a situaçao pode ficar muito complicada.

7 comentários:

Anónimo disse...

e aí, loca?
Te achei no blog da márcia, minha professora de redação de textos opinativos na faculdadede .
que beleza, que saudades!
bjs érico balão
ps. tu não me arranja uma barraquinha dessa pra eu passar uns dias em paris?
dasmantiqueira@yahoo.com.br

Thelma disse...

Balaoooooooo, como tu estás? Tu, diferente da Marcia, já estivestes vários dias na minha casa espanhola. Foi super legal, né? Ela é uma tratante, que só promete e nao aparece.
Vou ver se te consigo uma barraquinha ao lado do Senna, tá? E vou me hospedar contigo. Manda mais notícias. Beijos

Marcia disse...

agora eu sei por que gostei dele logo na primeira aula.

Anónimo disse...

magrinha, gosto desta visão.

Anónimo disse...

Ouais t'as raison, tous les misérables à Paris!!!!
Sérieusement, si la France avait la capacité d'offrir une opportunité à tous les gens qui viennent pour "tenter leur chance", elle le ferait.
Que dire du Portugal, de l'Allemagne, de l'Angleterre? Sont-ils plus accueillants???
La Parisienne

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»