segunda-feira, maio 15, 2006

Laços e redes

Em cada lugar que vivemos, tecemos nossos laços e ampliamos a rede de amigos e conhecidos. Ao chegar num lugar novo, o desconhecido pode provocar receio e medo. Mas, devagarinho, vamos estabelecendo relaçoes com as mais diferentes pessoas: as da padaria, as do supermercado, os vizinhos, os companheiros de trabalho...depois de um tempo, a rede vai tomando forma e crescendo. Começar a sentir familiaridade com a nova cidade e seus habitantes produz a acomodaçao dos sentimentos que, inicialmente, estao em alvoroço.

Eu vivi em várias cidades do Brasil antes de viver em Bilbao. E sempre aprendi muito com as mudanças. Cada cidade, novos aprendizados. Aprender e conhecer é maravilhoso! A identificaçao com determinados aspectos que nos sao significativos, nas diferentes cidades, vale muito a pena. É o que dá energia e gás para seguir nos caminhos e movimentos.

Mas as partidas/despedidas se fazem acompanhar da certeza que estamos deixando pessoas e lugares importantes da nossa história. Algumas destas pessoas, permanecem; outras, passam. É assim, inevitavelmente.

Em Bilbao, conheci pessoas fantásticas, que me ajudaram e que contribuíram - de alguma forma - para o meu aprendizado de vida. Com estas pessoas, aprendi a conhecer e a amar a cultura espanhola e, também, a interculturalidade que se vive aqui - entre outras coisas. Mas esta etapa também acabou. E é destas pessoas - as que me acompanharam e me deram força - que eu me despeço agora, nestas linhas. Com carinho, saudade e reconhecimento.

A todo(a)s que marcaram minha existência bilbaína com suas cores pecualiares, um abraço agradecido. Vocês bordaram matizes incomuns em minha história. Só posso agradecer muito!

Agora, atraco meu barquinho no porto de Madri - que nao existe, porque esta cidade está localizada no centro da Espanha. Será uma fantasia minha? Vamos ver nos próximos posts.

11 comentários:

Anónimo disse...

Acho que teres a certeza de que "devagarinho tu vais estabelecendo as relações com as pessoas" é um grande passo para os teus Caminhos e Movimentos. Boa sorte!!!!

Marcia disse...

existe, sim. o Deleuze disse que somos um barco à deriva no mar. portanto, Madri é mais um porto. a luz de um farol. e que farol, piu piu piu!!!!!!

Ana disse...

Aguardo os próximos posts.
E espero que teu barquinho apareça um dia desses no horizonte dos Pampas!

Telejornalismo Fabico disse...

*

é, cigana.
montar e desmontar a tenda envolve muito mais do que lonas e estacas.
coisa pra gente de fibra.


*

Imaginário & Devaneios de uma Poética disse...

Quem disse que em Madri não tem mar!? Basta só perceberes que em ti existe um oceano... e uma nau desbrava os mares de um novo mundo. Beijão Bem.

Anónimo disse...

Que teu barco ancore em um porto seguro!
Bjos

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

This is very interesting site... Ultram great No prescription vicodin cod Dodge extreme trucks http://www.bomex-body-kits.info Web conferencing 224