quarta-feira, janeiro 25, 2006

Carnavalizando

Vi no JC - Jornal do Commercio (Recife) - que os preparativos para o carnaval já estao avançados. Fiquei surpresa. Já?!? Imagino que as ladeiras de Olinda ouvem os primeiros acordes de sua grande festa democrática - porque tudo acontece na rua, sem clubes privativos. De longe, sinto saudade destes dias de cultura, de arte e de espontaneidade coletiva. As pessoas vivem os dias de momo como autênticos artistas e, principalmente, como protagonistas deste momento.
Os ritmos contagiantes, as fantasias criativas e as incríveis pinturas nos rostos brilham em todos os pontos da cidade. É realmente um carnaval de alto astral.
No sábado, de manha, sai o gigantesco O Galo da Madrugada - que deveria abrir oficialmente o carnaval recifense. Acontece que, nas duas semanas anteriores a esta data, quando se realizam os ensaios dos blocos, nas ruas, os nativos da cidade já começam a viver a festa de momo - antes que chegue a avalanche de turistas. É diversao pura! E tem o ensaio do Lili nem sempre toca flauta, e tem o Bloco da Saudade e tem o Bloco das Ilusoes...e cada noite tem uma festa diferente, nas ruas! Eu sempre digo aos meus amigos que visitem o carnaval de Recife-Olinda, mas que cheguem com duas semanas de antecedência, pois estes sao dias de muita brincadeira e alegria.
Enquanto o Galo da Madrugada concentra recordes de pessoas no Recife, na manha do sábado; em Olinda, sai o bloco Eu acho é pouquinho, das crianças. É um espetáculo de muita beleza! Algumas vezes, evitei a multidao no Recife e fui ver os pequenos, fantasiados, pintados e donos das ladeiras de Olinda. Realmente, incrível! E tudo com muita música, cores e brilhos.
Conto, naturalmente, o início oficial do carnaval, porque o resto hay que vivir. Nao se pode descrever. É indescritível! Inenarrável! Impublicável!

O carnaval de Bilbao, para minha surpresa, também é bom, embora completamente diferente. No Recife, a maioria se fantasia - colocando brilhos e pinturas. Em Bilbao, a maioria se disfarça - de animais (tigrinhos, leoes, gatos, coelhos, jacarés, macacos, girafas, ursos, lagartos...e outros animais irreconhecíveis) e passeiam pela cidade. Dos 0 aos 80 anos. Quase sem música. É um perambular intenso e alegre. A fauna sai toda para a rua. É bastante curioso, porque encontramos famílias inteiras disfarçadas de vacas, ou de macacos ou de girafas...incluindo os avós! Também é bastante colorido. Pelo frio, normalmente os disfarces sao de lâ. Nao deixa de ser interessante, porque este perambular acontece durante a noite toda - até amanhecer o dia. É um dia de encontro das diferentes espécies. Nao tem nada a ver com o carnaval de Recife, mas é bonito também.

O carnaval de Veneza não tem um programa oficial. A festa é feita pelas pessoas e para as pessoas. Estas, usam máscaras para viver um personagem ou uma identidade completamente diferente daquela que vivem durante o resto do ano.
Deste modo, por toda a cidade, multiplicam-se lojas e artesãos de máscaras para todos os gostos e possibilidades financeiras.
O que é verdadeiramente apreciado neste carnaval é o anonimato. É difícil saber se as pessoas que andam pelas ruas sao homens, mulheres, conhecidos, desconhecidos, famosos, pobres, ricos, coloridos....embora se possa perceber quem é criativo e quem nao é. É diferente do carnaval de Recife e de Bilbao, onde, normalmente, se reconhece as pessoas.
O carnaval de Veneza é um carnaval que vive o luxo dos nobres e da realeza do século XVIII. Outra realidade. Para os europeus, uma grande brincadeira e um grande momento; para uma brasileira como eu, admiradora e incentivadora da alegria e da espontaneidade desta festa, o carnaval veneziano é a festa que menos me atrai - sem querer comparar, porque prefiro olhar com olhos que somam, que com olhos que separam e destacam. Talvez nao me atraia, porque nao a sinto tao democrática como o nosso carnaval brasileiro.

Também gostaria de viver o Mardi Gras, de New Orleans; o carnaval de Nothing Hills; o carnaval das Ilhas Canárias, que parece muito com o carnaval do Sambódromo; e muitos outros que devem existir por aí e que eu desconheço.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito desse post... parabéns!
fiquei curiosa sobre o carnaval de Bilbao e fiquei imaginando qual o sentido do carnaval para eles...
Eu gosto dessa coisa de disfarces e máscaras...
Tenho muita vontade de conhecer o carnaval de Veneza, deve se muito interessante.
Beijos

Anónimo disse...

Thelma,quanta lonjura! Desde que li teus carnavais tenho pensado nessa distância."Nos conhecemos de outros carnavais ?" Nunca uma frase feita teve tanta densidade semântica para mim. Meus carnavais não diferem muito daquele no Esportivo,hoje,também, tão longe.
Em fins de novembro também escrevi algo sobre carnaval no Tamanduá . Assim:...vi ,ou pensei ter visto,uma flor feia furando o asfalto em frente `a Prefeitura...uma flor aida desbotada rompe o asfalto...seu nome não está nos livros mas é uma flor furou o asfalto,o tédio o nojo e o ódio...No outro dia já não estava lá. O Alcaide mandou capiná-la para seu CARNAVAL passar.Não tem importância.Sua vida pequena serviu para remeter-nos ao poema de Drummond (a Flor e a Náusea). Meu carnaval de Formigueiro,assim como a flor foi só uma introdução para Drummond Que lonjura abissal!
Beijo ,Paulo

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Keep up the good work » » »