sexta-feira, janeiro 27, 2006

O açoite do tempo e da política

Ando bastante impressionada com o frio exagerado que percorre a Europa neste momento. Minha preocupaçao reside num triste fato: o de que diariamente morre um número muito grande de pessoas. Morrem de frio! Isso realmente me impressiona! Fico me perguntando como isso pode ocorrer nesta época, no século XXI.
Li sobre os motivos da Russia ter cortado o abastecimento de gás natural da Ucrania, e fiquei sem entender. Nao entendo o conflito existente - e muito menos um conflito que mata as pessoas de frio.
O grande exportador de gás natural é a Russia, que envia este gás para toda a Europa. 80% do gás exportado pela Rússia passa dentro dos limites territoriais da Ucrania. Dizem os jornais que este país fez um gato - em nordestês, significa desviar o curso normal. O gato foi detectado, porque países como a Polonia, Hungria e Austria, que dependem energeticamente da Rússia, tiveram um decréscimo acentuado na quantidade de abastecimento.
Ucrania nega o fato e diz que a Rússia quer revanche pela sua participaçao na Revoluçao Laranja. A verdade é que eu nao sei quem tem razao ou deixa de ter. O que realmente me preocupa é a quantidade de mortos que ocorre diariamente nesta onda de frio siberiano.
Fico me perguntando como a Rússia, que é a grande exportadora de gás natural, corta o abastecimento de uma naçao sem pensar na tragédia desta gente, que está vivendo temperaturas inimagináveis? E também me pergunto como na própria Rússia existem regioes que nao sao abastecidas ou nao estao sendo abastecidas? Nao encontro uma explicaçao coerente. Meus neurônios se aceleram em busca de respostas, mas nao encontro nada. Está além de minha compreensao.
A populaçao destes países, além das dificuldades naturais que o inverno rigoroso traz - como rupturas no sistema de canalizaçao provocadas pelo frio intenso, problemas de transporte em geral (estradas, portos, aeroportos fechados...) -, sofre diretamente com os conflitos políticos da área. Os hospitais estao colapsados, refletindo um número assombroso de depressoes, de forte gripes ou pneumonias, e de lesoes causadas pelo frio, pelas quedas e pelas hipotermias. É realmente uma tragédia!
A falta de gás natural afeta diretamente os domicilios, restaurantes, padarias, escolas, lavanderias, hospitais - porque nao se pode cozinhar e porque nao existe serviço de água quente e de calefaçao, entre outras coisas. Ninguém merece ter gás e nao poder usá-lo - seja por divergências políticas ou seja pela precariedade das canalizaçoes.
Eu chorei diante da TV vendo os velhinhos dentro das casas completamente congeladas - tudo vira gelo! -, sem água quente, sem calefaçao e sem gás para cozinhar. Ontem, apareceu uma velhinha, tapando sua irma mais velha que estava na cama, com vários daqueles cobertores de couro que eles usam. Eram vários cobertores para uma mesma pessoa. Senti dor ao perceber a situaçao das senhoras. É muito provável que elas, e milhoes de outras pessoas como elas - indefesas, solitárias e com mais idade - sejam as próximas vítimas do fenômeno meteorológico e político que açoita aquela regiao.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que triste o que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. Como é que pode não se pensar no próximo?Pura maldade e egoísmo!!!

Anónimo disse...

Selma
Duas perguntinhas:
1- Afirmas que não sabe se foi culpa da Rússia e desenvolve o texto com se a culpada fosse ela.
2-Já paraste para pensar como era a vida nesses países gelados antes do gás ser utilisado para este fim?
Observação; Não te emociones tanto com o fato.Aqui no RS também se morre de frio.
Sarah

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Good job. Go on.
»

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... investment pension life assurance uk Dsl internet access reports win rolling backpacks Susan lucci perfume La mer skin care products Email marketing database malaysia Graphic card zenith Water bed canopy bed virus scanner &apos Computer virus scan micro Msdos virus scanner Paintball angel Waterbed frames plans 1st for beds Apache+hosting+server+web on line boating courses Barcode scanner and software for pc kit australia The payout roulette