sábado, fevereiro 17, 2007

Ano novo chinês

Esta noite milhoes de chineses estarao recebendo o ano novo. Será o ano do porco. As lanternas vermelhas se acenderao no mundo todo. É a maior festa da cultura chinesa.

O porco é um dos animais mais queridos da cultura oriental, mas o mesmo nao ocorre com os muçulmanos, que proibem o consumo deste animal. Por este motivo, as celebraçoes chinesas acontecerao dentro de um clima de respeito à cultura muçulmana - que pediu que os porcos nao aparecessem na TV. Deste modo, a empresa Nestlé retirou anuncios onde apareciam porquinhos cor-de-rosa.

Os chineses afirmam que o ano do porco tem como símbolo o fogo sobre a água. Isso pode significar conflitos e um ano menos pacífico, com conflitos internacionais, revoltas, alteraçoes governamentais e guerras religiosas. Nao é um bom prognóstico.

Raymond Lo, um especialista em horóscopo chinês, está de acordo com as previsões, destacando ainda que o porco simboliza a gênesis e o renascimento. "O Ano do Porco pode trazer um renascimento nas relações internacionais e na ordem social. Isso pode significar novos regimes com novos governos". Esta visao é menos pessimista. Prefiro acreditar nela, porque já ando bastante cansada do pessimismo catastrófico.

4 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*


eu sou cabra, no horóscopo chinês.
mas tenho espírito de porco no chinês e no ocidental.



*

Thelma disse...

....rssss....tu és um encanto, bunitinhuuuuu!

Anónimo disse...

Eu sou Tigre no horóscopo chinês e se bobear como o porquinho, que aliás é bem saboroso...

Thelma disse...

hehehehe...isso mesmo, Nana!!!! Come o porquinho!