Soube que poderei votar este ano. Irei na Embaixada do Brasil, aqui em Madri, e colocarei o meu voto nas próximas eleiçoes. Isso me alegra muito e, ao mesmo tempo, me preocupa. Como estou afastada do Brasil há mais de 6 anos, vou perdendo as referências com relaçao aos políticos atuantes, comprometidos e éticos de nosso país. E, por favor, nao me digam que estas pessoas ou que estas qualidades nao existem mais! Claro que existem! Têm que existir!
O meu voto, daqui para a frente - seja para presidente ou para vereador -, só irá para quem realmente estiver comprometido com a educaçao. Sinto que se o Brasil nao investir arrojada e totalmente em educaçao - de forma que possamos reverter a nossa história em 20 anos, 30 anos - nao vivenciaremos as saídas honradas, sérias e éticas que merecemos.
Temos vários exemplos de países que investiram radicalmente na educaçao e que deram um giro impressionante. Sao histórias que custaram algumas décadas, mas cujos resultados sao inegáveis. Por que nao fazemos o mesmo? Por que as políticas educativas ainda nao alcançaram a necessária priorizaçao no cenário brasileiro? O que está faltando? Um país tao rico, diverso e bonito, com um povo inteligente, criativo e de bem com a vida, tem tudo para dar a volta por cima. Só falta um projeto educativo adequado!
Estamos todos cansados da falta de ética e da corrupçao que mantêm o nosso país neste mar de lama dos últimos meses/anos/séculos. Tá mais do que na hora de mudar esta história! O Brasil já nao é tao jovem, como dizem. Ou se ainda é tao jovem, vamos fazer com que seja um jovem mais responsável e honesto com seus caminhos. E só a educaçao pode promover esta mudança. Só a priorizaçao da educaçao pode promover, dentro de alguns anos, a reflexao crítica autêntica - de forma que visualizemos e caminhemos na direçao da ética, do compromisso, da seriedade e da transformaçao. É muito triste ver que o nosso país, de geraçao em geraçao, vai deixando como herança a Lei de Gerson - a de levar vantagem em tudo, sempre. Esta herança é realmente triste!
Desejo sinceramente que nas próximas eleiçoes, o eixo do novo governo gire em torno de um projeto nacional de educaçao verdadeiramente eficaz. Nao podemos perder mais tempo e dinheiro em projetinhos que mudam a cada nova eleiçao. Nao é mais possível tanto desperdício e tanta desorganizaçao. O Brasil merece um projeto educativo de verdade! O povo merece! Se os brasileiros receberem a educaçao adequada, atualizada, adaptada às necessidades e características de sua sociedade - de maneira a formar um povo preparado, que reflita seriamente sobre seus problemas e que atue de maneira eficaz nesta sociedade -, em duas ou tres décadas seremos uma naçao íntegra e autônoma. Quem nao quer isso? Todos queremos! Mas, para isso, temos que descobrir as pessoas certas, que tenham a educaçao como real prioridade - nao só como discurso eleitoral. Elas têm que existir!