sábado, junho 17, 2006

Luz Casal


Ontem assisti ao show da minha musa española, Luz Casal - uma gallega de talento inquestionável. Imperdível! Impressionante! Mágico!
Ela cantou músicas como No me importa nada, Piensa en mi, Negra sombra, Plantado en mi cabeza, Dáme un beso, Ni tú ni yo, Mi confianza, Un nuevo dia brillará, Sencilla alegría, Ecos, Quisiera ser y no puedo...entre outras. Todos cantávamos e dançávamos, embalados por sua voz magnífica.
Almodóvar e Amenábar colocaram suas cançoes em filmes como Salto Alto e Mar Adentro. Ela toca o coraçao. Ela é óóóóóóótima!

sexta-feira, junho 16, 2006

Espanha contra Brasil nas relaçoes pessoais


Este é Pablo, um espanhol inteligente e criativo que faz parte da minha tribo espanhola. Um cinéfilo autêntico. Sua casa é repleta de DVDs, além de uma quantidade impressionante de CDs. Quando o visitei pela primeira vez, senti que aquele era um lar cheio de vida e de boas histórias.

Pablo faz ginástica, nataçao, dança, compras, passeios, viagens...trabalhando o dia todo! Nao sei como encontra tempo para tantas atividades. Lê muito também. Gosto quando ele me conta das tramas espanholas – a invasao dos romanos, dos visigodos, dos mouros...ele tem uma visao particular e interessante da história dos povos.

Enfim, ele é especial, mas nao é perfeito: no dia do jogo do Brasil, torceu para a Croacia!

Ele diz que quer conhecer o Brasil comigo. Vou deixá-lo passear bastante pela Restinga, pela Rocinha e pelo Ibura.

O amor mais recente


Adoro crianças! Este é o meu amor mais recente. Ele é liiiiiindo e encantador!!!!

quinta-feira, junho 15, 2006

Eleiçoes e educaçao

Soube que poderei votar este ano. Irei na Embaixada do Brasil, aqui em Madri, e colocarei o meu voto nas próximas eleiçoes. Isso me alegra muito e, ao mesmo tempo, me preocupa. Como estou afastada do Brasil há mais de 6 anos, vou perdendo as referências com relaçao aos políticos atuantes, comprometidos e éticos de nosso país. E, por favor, nao me digam que estas pessoas ou que estas qualidades nao existem mais! Claro que existem! Têm que existir!

O meu voto, daqui para a frente - seja para presidente ou para vereador -, só irá para quem realmente estiver comprometido com a educaçao. Sinto que se o Brasil nao investir arrojada e totalmente em educaçao - de forma que possamos reverter a nossa história em 20 anos, 30 anos - nao vivenciaremos as saídas honradas, sérias e éticas que merecemos.

Temos vários exemplos de países que investiram radicalmente na educaçao e que deram um giro impressionante. Sao histórias que custaram algumas décadas, mas cujos resultados sao inegáveis. Por que nao fazemos o mesmo? Por que as políticas educativas ainda nao alcançaram a necessária priorizaçao no cenário brasileiro? O que está faltando? Um país tao rico, diverso e bonito, com um povo inteligente, criativo e de bem com a vida, tem tudo para dar a volta por cima. Só falta um projeto educativo adequado!

Estamos todos cansados da falta de ética e da corrupçao que mantêm o nosso país neste mar de lama dos últimos meses/anos/séculos. Tá mais do que na hora de mudar esta história! O Brasil já nao é tao jovem, como dizem. Ou se ainda é tao jovem, vamos fazer com que seja um jovem mais responsável e honesto com seus caminhos. E só a educaçao pode promover esta mudança. Só a priorizaçao da educaçao pode promover, dentro de alguns anos, a reflexao crítica autêntica - de forma que visualizemos e caminhemos na direçao da ética, do compromisso, da seriedade e da transformaçao. É muito triste ver que o nosso país, de geraçao em geraçao, vai deixando como herança a Lei de Gerson - a de levar vantagem em tudo, sempre. Esta herança é realmente triste!

Desejo sinceramente que nas próximas eleiçoes, o eixo do novo governo gire em torno de um projeto nacional de educaçao verdadeiramente eficaz. Nao podemos perder mais tempo e dinheiro em projetinhos que mudam a cada nova eleiçao. Nao é mais possível tanto desperdício e tanta desorganizaçao. O Brasil merece um projeto educativo de verdade! O povo merece! Se os brasileiros receberem a educaçao adequada, atualizada, adaptada às necessidades e características de sua sociedade - de maneira a formar um povo preparado, que reflita seriamente sobre seus problemas e que atue de maneira eficaz nesta sociedade -, em duas ou tres décadas seremos uma naçao íntegra e autônoma. Quem nao quer isso? Todos queremos! Mas, para isso, temos que descobrir as pessoas certas, que tenham a educaçao como real prioridade - nao só como discurso eleitoral. Elas têm que existir!

segunda-feira, junho 12, 2006

Freirinhas sanguinárias

Ontem, a televisao mostrou três freiras numa arena, assistindo a uma tourada. Imagem inusitada. Para minha surpresa, elas nao estavam em silêncio, como meras espectadoras. Ao contrário. Levantavam e agitavam freneticamente os lenços brancos, pedindo que o presidente da arena autorizasse o corte de uma orelha do touro - para dar como troféu ao toureiro. Elas realmente vibravam com os meneios do touro e do toureiro. Talvez minha surpresa resida no fato de que eu nao posso suportar a agonia do touro e nem o cheiro de sangue que se espalha pelo ambiente todo. Acho que fiquei perplexa quando notei que elas nem ligavam para a absurda falta de ar e de força do touro, que morria lentamente, com dois metros de língua para fora.
Concluo que perdi um pouco da história da evoluçao das freiras. Nao tinha percebido que elas tinham abandonados os colégios, hospitais, paróquias...
Conservo uma imagem equivocada delas. Uma imagem em que elas cuidam dos doentes, enfermos, desprotegidos, discriminados, desolados, desamparados...
Agora, elas se vestem de branco, (de domingo?) e vao para as praças de touros gritar e pedir mais sangue. Viche Maria!!!