sábado, março 11, 2006

Sudoku

Eu tinha uma dúvida até hoje: nao sabia se o sudoku era um fenômeno mundial ou somente espanhol. Há algum tempo eu vejo as pessoas por todos os lugares com o tal sudoku: nos bares, cafeterias, metrôs, ônibus, praças e dentro de casa mesmo.

O sudoku é um jogo de lógica e reflexao, que consiste em alinhar sequências de números - do 1 ao 9. Atualmente, todos os jornais daqui trazem este jogo. E existem revistinhas também - fáceis, médias e difíceis, como as palavras cruzadas.

Hoje, li no El País que haverá um campeonato mundial de sudoku, com um total de 22 países. Observei que o Brasil nao participará - acho que a moda nao vingou por lá. O campeonato vai acontecer na cidade italiana de Lucca, na Toscana. Os sudokeiros sabem escolher!

Marisa Monte

Vi o post de Ana sobre os dois CDs lançados por Marisa Monte. Bahhh....fico feliz com esta novidade musical!!! Eu adoooooro esta cantora/compositora. Ela sempre foi surpreendentemente boa, e consegue ir melhorando muito com o passar dos anos.

O encontro de Marisa Monte com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown foi um dos grandes encontros da MPB. Perdi a conta do número de vezes que vi o DVD deles - Tribalistas - aqui neste lado do charco. Realmente, adoro! Vou atrás dos novos CDs.

sexta-feira, março 10, 2006

Nova energia

Um dos gênios do nordeste, Silvio Meira, escrevendo sobre a inclusao digital no Brasil, aborda o resultado da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD’04, disponível no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/), a primeira a levar em conta o acesso à Internet nos lares e que mostra o tamanho da divisão digital no nosso país.

Meira fala da nossa situaçao, através dos dados obtidos na pesquisa: "16% das casas têm PC e só 12% têm acesso à internet. No Nordeste, os números são 7 e 5%, respectivamente. Não é uma tragédia completa. Há números piores... nos Camarões, há um usuário de internet para cada 100 habitantes (no Brasil são 12/100). Mas no Uruguai são 21, em Portugal 28, na Noruega 39 e na Coréia 65."

A sugestao deste pensador é que o Brasil deve mudar o modelo de acesso à Internet e que deve sair urgentemente de sua imobilidade, porque a informação é a nova energia (adorei esta expressao!) e deve ter a mesma prioridade da eletricidade.

É verdade, Meira! Tomara que o governo brasileiro reconheça a relevância da informaçao e que a trate como uma energia fundamental para o desenvolvimento tecnológico e sociocultural do nosso país. Sem informaçao nao há conhecimento. E sem conhecimento nao há progresso.

Manias minhas

Lá vai a revelaçao das minhas manias, a pedido de minha amiga Ana:

Mania 1. Nao misturo as comidas no prato. Gosto de sentir os sabores de cada alimento.

Mania 2. Nao gosto de ver sapatos cruzados ou virados ou um para cada lado.

Mania 3. Tenho uma ordem para navegar: primeiro, os emails; depois, os jornais e as últimas notícias; na sequência, os blogs e as buscas que eu queira fazer.

Mania 4. Só consigo dormir quando viro para o lado direito.

Mania 5. Guardo as roupas - no cabide - sempre viradas para o mesmo lado.

Antes de concluir este post, queria explicar uma coisa: as manias podem ter a ver com o contexto em que se vive. Descobri isso quando cheguei na Espanha e fui viver em um quarto alugado, no apartamento de uma senhora. Tendo dois banheiros na casa, fiquei com o banheiro menor. Tenho a mania de despertar embaixo da água - tomo banho pela manha, logo que saio da cama. Sempre digo que realmente acordo quando a água começa a rolar sobre meu corpo. Entao, todos os dias despertava às 8 h e ia diretamente para o banho. A dona da casa, um dia, perguntou: Por que tu tomas banho todos os dias? E por que lavas o cabelo cada vez que tomas banho? Fiquei dura e perplexa. Ela continuou: Nao é preciso fazer isso! É exagero! O corpo se rebela! Tomar banho duas vezes por semana já é suficiente. Tive que rir da forma clara e veemente com que ela colocou sua opiniao. Para ela, o banho diário parecia totalmente desnecessário e, inclusive, absurdo. Expliquei que eu vinha de um lugar que fazia muito calor e que estávamos acostumados a tomar banho várias vezes ao dia. Ela disse que era loucura. E eu fiquei de louca mesmo.

Manias

A Ana tá me convidando/pressionando para escrever sobre minhas manias. Tô aqui com um papel na mao há duas horas pensando nelas. Fico pensando em quem, na blogosfera, se interessaria por minhas manias. Acho que ninguém.

quinta-feira, março 09, 2006

A cara do IMA

O IMA - Instituto Machado de Assis - já tem cara. E a Comissao de Língua Portuguesa (COLIP) que está definindo a política de promoçao da Língua Portuguesa em países nao-lusófonos é constituída por estudiosos da nossa língua que sao considerados autoridades nesta área, como:
- Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi
- Ingedore Grunfeld Villaça Koch
- Luiz Antônio Marcuschi
- Ataliba Teixeira de Castilho
- Carlos Alberto Faraco
- Dinah Maria Isensee Callou
- Evanildo Cavalcante Bechara
- Gilvan Müller de Oliveira
- Godofredo de Oliveira Neto
- José Carlos Santos de Azeredo
- José Luiz Fiorin
- Maria Helena Weber
- Paulo Coimbra Guedes
- Renata Gérard Bondim
- Ronaldo Teixeira da Silva
- Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo
- Suzana Alice Marcelino Cardoso
- Jorge Geraldo Kadri
- Alfredo Manevy

Transamérica

Vi ontem, e gostei! Felicity Huffman está óóóóótima (com sotaque nordestino)! O drama de Bree toca o coraçao. Transamérica é considerada uma comédia inteligente onde se pode rir e chorar. Um filme simples, possívelmente barato, e com uma boa história.

quarta-feira, março 08, 2006

O cântico da terra

Foto extraída da página de Xenia Antunes

A valente Cora Coralina, mulher de todas as idades, escreveu "Entre pedras que me esmagavam, levantei a pedra rude dos meus versos."

A seguir, sua poesia sobre a terra (a grande mulher, que está sempre pronta a alimentar e dar aconchego!)

O cântico da terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.

Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho, do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Cora Coralina

Forma e conteúdo

Esta foto foi tirada da página de Ziraldo, onde ele comenta: Eva Tudor, Tônia, Eva Wilma, Leila, Odete e Norma, mulheres do meu tempo, liderando uma passeata contra a censura, em 1968.
A beleza e o fundamento de nossas mulheres permanece! Sao mulheres de todos os tempos.

Mulheres do mundo

Viki, Eli, Chus, Marisa, Maria Rosa, Maria, Elena, Naia, Meritxel, Rosa, Elena, Iza, Cidinha, Silvia, Regina, Tatinha, Itziar, Marisol, Inés, Irene, Patricia, Conchi, Lourdes, Ana, Lupi, Lidia, Isabel, Ainhoa, Rocío, Beatriz, Begoña, Cecilia, Andrea, Suzana, Graziela, Lucinha, Grace, Gedalva, Déinha, Nadjane, Gerusa, Celia, Sineide, Viviane, Luciana, Margareth, Iara, Liney, Isadora, Marilú, Livia, Flavia, Maria Luiza, Marina, Maria José, Ana Lucia, Rosamaria, Clarice, Marcia, Salete, Rosana, Waleska, Nina, Martha, Badika, Cida, Gringa, Ruth, Talita, Priscila, Graça, Beth, Adriana, Miti, Denise, Linda, Meleka, Miriam, Ivone, Mariana, Débora, Julia, Luiza, Carmen, Alcione, Rosse, Heloisa, Patricia, Luana, Beta, Marylia, Rosangela, Katia, Helô, Carla, Nisia, Mercês, Maite, Serena, Fernanda, Edna, Arminda, Wanilda, Cristina, Daniela, Lucea, Neide, Sandra, Ana Maria, Fiorina, Teresa, Vita, Bela, Salomé, Nora, Irandé, Juliana, Janaína, Isabela, Amanda, Raquel, Carminha, Lucia, Antonia, Estela, Maritêre, Sonsoles, Clara, Taís, Leticia, Norma, Nuria, Nélida, Magali, Vivian, Deise, Ieda, Iole, Clô, Larissa, Telma, Tania, Arlete, Leta, Claudia, Nadia, Ceres, Emilia, Fátima, Francisca, Flor, Gilda, Cintia, Ilka, Vilma, Violeta, Eneida, Angela, Socorro, Simone, Josefa, Marly, Maura, Mônica, Malu, Bega, Béinha, Adelaide, Tarsila, Charo, Ligia, Gisele, Janice, Kika, Carlinha, Elisa, Alice, Paula, Vania, Maribel, Katiúscia, Raissa.....

Felicidades neste e em todos os outros dias!!!

Heroínas do cotidiano

Na Ásia, 90%das atividades relacionadas com o cultivo de arroz sao realizadas pelas mulheres. Em todo o mundo, a mulher produz mais da metade do que se cultiva e é a principal responsável por preparar, armazenar e elaborar os alimentos. Porém, a mulher é o último membro da família que se alimenta. Suas necessidades de nutiçao sao satisfeitas só depois que o homem e os filhos tenham comido o suficiente.

As mulheres do mundo têm uma característica comum: o cuidado com seus entes queridos, através da incrível capacidade de amá-los e alimentá-los, independente da força de trabalho empregada na subsistência. Sao as heroínas do cotidiano!

Embora a tendência da sociedade seja exaltar as qualidades laborais do homem, nao há dúvidas de que sao as mulheres que favorecem e possibilitam o êxito dos guerreiros (em itálico, porque nao há nada mais bobo e infantil que a guerra - este brinquedo/jogo de extrema crueldade que alguns homens apreciam tanto.)

Feliz 8 de março a todas!

terça-feira, março 07, 2006

De onde vens

Ah, quanta dor vejo em teus olhos
Tanto pranto em teu sorriso
Tão vazias as tuas mãos
De onde vens assim cansada
De que dor, de qual distância
De que terras, de que mar
Só quem partiu pode voltar
E eu voltei prá te contar
Dos caminhos onde andei
Fiz do riso amargo pranto
No olhar sempre teus olhos
No peito aberto uma canção
Se eu pudesse de repente te mostrar meu coração
Saberias num momento quanta dor há dentro dele
Dor de amor quando não passa
É porque o amor valeu.

Dorival Caymmi

Laços sociais

Diz uma investigaçao que eu estava lendo (A força dos laços de Internet ) que, diferente do que afirmam muitos estudos sobre o isolamento das pessoas, Internet pode fomentar o apoio e a solidariedade entre as pessoas de diferentes países ou contextos. Pensei comigo: "todos os que participamos ativamente desta rede de comunicaçao, podemos ver/sentir isso diariamente através de nosso contatos reais no ambiente virtual. Sem nenhuma dúvida!".

O estudo realizado por Pew Internet e alguns sociólogos canadenses descobriu que esta rede de comunicaçao pode fomentar as relaçoes sociais e potencializar a integraçao das pessoas nos contextos de seu interesse. Para quem vive a dinâmica das diferentes comunidades virtuais, isso já é antigo. Fiquei surpresa com a novidade e com a receptividade dos resultados deste estudo no meio acadêmico. Eu pensava que era de domínio público que as novas formas de relaçoes sociais vao acontecendo de acordo com o progresso das tecnologias e a facilitaçao da comunicaçao - correios eletrônicos, celulares, Skype, orkut, blogs, iPods... - e que o famoso isolamento é só para quem já tem esta tendência - independente do meio ou do contexto.

O estudo referido confirma que Internet desempenha um papel social benéfico em uma rede construída ao redor de cada pessoa (networked individualism). Os antigos vizinhos de bairro se deslocaram para Internet e estao situados em comunidades de interesses e objetivos comuns. É um novo tipo de comunidade social. Neste sentido, a limitaçao geográfica desaparece.

O mais importante deste estudo é que eles conseguiram ver que pessoas estao buscando informaçoes e recursos da Internet na hora de tomar decisoes - simples ou relevantes - na vida. As informaçoes e as opinioes obtidas nas redes sociais do contexto virtual passam a ser decisivas na vida de muitos de seus participantes que, deste modo, perdem a imagem de alheios à realidade e ganham uma imagem de pessoas inteligentes que buscam a grande rede para viver melhor a vida real.

domingo, março 05, 2006

Revolução social espanhola

A Espanha, lentamente, está promovendo uma revolução social. Agora, o governo apresentou o anteprojeto da Lei de Igualdade. Nos últimos meses, já tinha mudado a Lei de Estrangeiros (legalizando milhares deles), criado a Lei de União Homossexual (legalizando o casamento entre casais do mesmo sexo), ampliado a Lei da Paternidade (o pai tem direito a 10 dias livres quando nasce um filho) e endurecido a lei de Violência de Gênero (que estabelece penas severas para as agressões de gênero, que são demasiadas neste país).

A Lei de Igualdade refere-se à igualdade entre homens e mulheres em seus trabalhos - igualdade de salários, de oportunidades de ascenção e de promoção, de conciliação do trabalho da mulher com a vida familiar e de flexibilidade de horários. Com isso, o governo pretende que a Espanha passe da igualdade formal - que só existe nos papéis - à igualdade real.

Na atualidade, e na quase totalidade das empresas, os homens são melhor remunerados e ocupam postos de maior responsabilidade. Isso será corregido. Esta lei favorecerá o acesso das mulheres a postos de responsabilidade e evitará que elas tenham que abandonar o trabalho por conta da maternidade.

O Ministro do Trabalho, Jesús Caldera, afirma que a maternidade é um bem social e é o futuro do país, por isso a lei está orientada para as mulheres poderem compatibilizar a maternidade com o trabalho. Enfim!!! Nada mais de demissões por gravidez! A maternidade é um bem social! Bonito!

Outra coisa que gostei é que o ministro indaga: por que sendo as mulheres a metade da população não existe a mesma representação nas empresas e na política? Eu sempre me faço esta pergunta também.

Para ele, a Lei de Igualdade é um imperativo moral e não gera elementos negativos para as empresas. Esta não é a opinião dos empresários, que reagem contra o argumento do governo. Ignorando a reação, o ministro afirma que as empresas que executem políticas de igualdade terão preferência nos contratos com a Administração - copiando o modelo existente na Noruega.

Outro aspecto interessante desta lei é a determinação de que os acusados de acosso ou de discriminação terão que demonstrar sua inocência. Isto é, a pessoa acusada de acosso tem que justificar perante a lei que sua conduta correponde a critérios objetivos, justificados e proporcionais. Deste modo, é bem possível que diminuam ou a desapareçam as condutas exageradas e de exercícios de poder.

O governo espanhol parece empenhado em melhorar os direitos da mulher, exigindo uma representação equilibrada entre os dois sexos - nas empresas e nos lares - porque trechos destas últimas leis falam que o homem não tem que ajudar a mulher, mas compartilhar com ela as tarefas e responsabilidades do lar. Esta simples troca de verbo tem um grande significado cultural. Quando se afirma que o homem ajuda a mulher, a mensagem extraída é de que a responsabilidade é dela e que ele, por bonzinho, ajuda. Que compreensivo! Mas as leis mudam esta mensagem de forma bem clara: as responsabilidades são compartilhadas.

O ministro enfatiza que esta é uma lei que reconhece legalmente que sempre houve desigualdade e que a mulher, historicamente, sempre sofreu discriminação.

Por estas coisas, e por outras tantas, o governo de Zapatero vai ganhando mais apoio. Ele já começou diferente, quando chamou para vice-presidente uma mulher de fundamento - Maria Teresa Fernández de la Vega, que carinhosamente chamamos de Maritêre!

Desde a minha perspectiva de mulher, estrangeira, brasileira, acho que este governo está se esforçando para promover uma mudança cultural profunda e significativa na sociedade espanhola. E, neste sentido, os espanhóis deveriam acreditar e apostar mais no seu governo. Vejo críticas nos jornais e fico sem entender a ala conservadora deste país. Está claríssimo que o momento é de evolução social! Isso certamente vai repercutir e ter consequências em outros países e, assim, pouco a pouco, vamos todos evoluindo. O progresso nao está só nas tecnologias. O progresso está no avanço das idéias e das crenças da sociedade. Portanto, adelante España!

Pensamento histórico equivocado?

No dia 24 de fevereiro, neste blog, escrevi sobre a Semana da Arte Moderna (1922). Afirmei que, dentro da história do Brasil, este era um dos momentos que eu mais gostava, por representar o final de uma arte presa ao rígido academicismo português e pela liberdade cultural conquistada - que permitia o surgimento da arte genuinamente brasileira.

Uma amiga minha, Clarice La-Rocca, que é uma criatura super inteligente e atualizada, escreveu para mim dizendo que eu podia estar equivocada no meu pensamento histórico. Segundo ela, Jorge Amado coloca que este movimento cultural foi encomendado pelo governo da época, como aconteceu no governo de Médici (ame-o ou deixe-o). Ela me aconselha a ler 'Cavaleiro da Esperança", biografia do Luis Carlos Prestes, onde a semana da Arte Moderna e a visao da consciência nacionalista sao desmascaradas.

Obrigada, Clarice! Vou seguir teu conselho.

Almodóvar

Na página oficial de Almodóvar, podemos ler a sinopsis do seu último filme, que estreará aqui na Espanha na próxima semana. O nome do filme é VOLVER. É um filme que conta com um elenco ótimo: Blanca Portillo (maravilhosa!), Carmen Maura, Penélope Cruz, Yohana Cobo (seu mais recente descobrimento) e Lola Dueñas.

É a história de três geraçoes de mulheres que sobrevivem ao vento, ao fogo, à loucura, à superstiçao e à morte, através da bondade, de mentiras e de uma grande vitalidade. Vivos e mortos convivem nesta história filmada em Castilla-La Mancha, terra de Almodóvar. Promete!