quarta-feira, novembro 01, 2006

A Anazen e o seu SER

A Ana tornou-se uma das pessoas imprescindíveis na minha vida e na vida de inúmeras pessoas que circulam por este planeta. Sorte de quem encontra uma pessoa como ela! Somos tocados no coraçao pelo seu jeito zen de ser, sua alegria, espontaneidade, inteligência, criatividade, disponibilidade e respeito, entre outras coisas. Ela está sempre apoiando, dando força, incentivando, vendo os aspectos positivos de cada situaçao e fazendo com que nos sintamos mais inteiros em nossos caminhos e movimentos. Ela é integradora! Super integradora. Um dom maravilhoso entre tantos outros que ela tem.
Hoje vi que ela pegou um sonho meu - e de milhoes de pessoas - e transformou numa arte sua. Uma super arte! Ficou liiiiindo! O meu sonho apareceu graças ao projeto Sonho Possível, do Leonardo - que mexeu com a história pessoal de muita gente tb.
Anazen, me sinto uma privilegiada por ser tua amiga! E tenho certeza que nao sou a única!

segunda-feira, outubro 30, 2006

Educaçao para a cidadania

Aqui, neste país, a disciplina Religiao será substituída pela disciplina Educaçao para a Cidadania. Nao precisa explicar a cólera e a revolta da Igreja, especialmente porque, nestas classes, serao abordados e discutidos temas contra a homofobia, a xenofobia, as atitudes sexistas...além disso, serao tratados os tipos de famílias reguladas por leis - onde se incluirao as famílias gays e monoparentais. Um passo importante para que os jovens deste país aprendam a conviver numa sociedade plural.

Oléééé, Zapatero!

O muro

Nunca imaginei que um governo pudesse gastar tanto dinheiro para demonstrar sua ignorância, intolerância, prepotência, incapacidade de dialogar e de promover a integraçao. O muro estadunidense é uma vergonha! É um monumento que enaltece o fracasso.

Lula, novamente!

Tomara que Lula consiga, neste segundo mandato, realizar suas promessas e conduzir o gigante por caminhos efetivos que levem ao crescimento e ao desenvolvimento real - nao só para os ricos. Vamos acreditar!

domingo, outubro 29, 2006

O sonho de D. Hélder

Depois de escrever sobre os sonhos possíveis, lembrei de um fato. No Recife, falava-se sobre o sonho (im)possível de D. Hélder Câmara. Diziam que ele queria ser eterno. Eu nao entendia o motivo até que perguntei. Me responderam: "ele quer ser eterno porque diz que só quer morrer depois de ver a Reforma Agrária acontecer". Ele morreu e nao viu seu sonho realizado. Mas está mais perto, parece.

Sonhos possíveis

Recebi um convite da Rosamaria - que recebeu o mesmo da AnaZen, que, por sua vez, recebeu do Leonardo Indizível, que foi quem teve a idéia - para falar sobre sonhos possíveis. Colocarei alguns dos meus sonhos dizíveis.

1. Sonho que o meu trabalho e as minhas intençoes possam alcançar e ajudar muita gente. Mas nao num plano superficial ou apenas social. Desejo que meu trabalho contribua efetivamente para que as pessoas progridam, avancem, se abram mais, pensem, (re)vejam, soltem as amarras, sejam mais independentes, descubram, ousem, criem...enfim, sonho ser uma boa professora, que ensine a aprender e que, ao mesmo tempo, ensine a SER!

2. Sonho que nao haja mais fome, miséria e indiferença aos temas sociais.

3. Sonho com relaçoes humanas - pelo menos as que estao ao meu redor - cada vez mais respeitosas, equilibradas, dialogadas, de doaçao e de sintonia.

4. Sonho aprender um instrumento musical. Quero expressar minhas emoçoes através da música. Quero ler música. Quero entender o que os compositores dizem com aqueles sinais gráficos. Adoro música!!!

5. Sonho soltar o meu corpo e dançar todos os ritmos - do Brasil, de Cuba, do Taiti, do Havaí...

6. Sonho passar meses visitando cada uma das ilhas gregas.

7. Sonho passar meses em Istambul e arredores.

8. Sonho passar meses viajando de carro pelo interior da Itália.

9. Sonho passar meses na Tunísia (cujo pôr do sol, no deserto, é absolutamente inenarrável) e no Marrocos.

10. Sonho passar meses em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macao.

11. Sonho viver meses no Tibet e nas montanhas da China (no interiorzao da China).

12. Sonho viver a minha brasilidade no Brasil e no resto do mundo, em perfeita harmonia com as demais culturas. Os exercícios interculturais e interpessoais me trazem prazer e alegria.

Depois de ler estes sonhos, acredito que deveria ter feito Sociologia. Nunca é tarde.
Acho que exagerei nos sonhos. Mas todos - mais infantis e sonhadores ou mais idealistas - sao sonhos possíveis.