quinta-feira, maio 11, 2006

National Geographic

A revista National Geographic, publicada nos 5 continentes e lida por mais de 300 milhoes de pessoas, ganhou o prêmio Príncipe de Asturias deste ano. O jurado ressaltou sua contribuiçao na exploraçao e na investigaçao de distintos aspectos da Terra, destacando sua sensibilidade cultural e a consciência ecológica.

Esta é uma revista que difunde os avanços científicos sobre o legado histórico, geográfico e artístico da humanidade e, desde a sua fundaçao, já financiou mais de 8 mil projetos. Adelante!

Indignaçao masculina

Os homens da Espanha estao em pé de guerra com a vicepresidenta. Isso porque ontem ela realizou um jantar para recepcionar a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, e só convidou mulheres - políticas, empresárias, artistas e donas de casa.

Nao se trata de um vingativo clube da Luluzinha - elas explicaram -, mas de uma celebraçao autêntica entre mulheres que conseguiram ultrapassar as barreiras impostas pelo mundo masculino.

Hoje, eles nao páram de chiar. Todos os jornais publicam seus protestos. Elas, serenamente, fazem pouco caso do alarde masculino. Como tem que ser. Eles nunca deixaram de se reunir e de excluir as mulheres, achando que isso é um direito adquirido. Agora, querem ganhar no grito. História antiga!

Uma das coisas que me chamou à atençao em uma reportagem publicada no EL PAÍS de hoje é que as participantes do jantar perguntaram a Michelle Bachelet se ela tomava decisoes com o coraçao ou com a cabeça. Ela respondeu: "quando minha cabeça nao faz caso do meu coraçao, me equivoco. Nao tenho vergonha de unir o afeto à razao." Sábia e inteligente!

Leis sociais

Já disse aqui, muitas vezes, que aprecio a política social do presidente Zapatero e de sua vice, Maria Teresa Fernández de la Vega. Eles fizeram várias leis que realmente promovem a integraçao de distintos coletivos da sociedade, como os estrangeiros, os homossexuais, as mulheres no trabalho...

A última deles é a lei que regulará o processo de mudança de nome e de sexo dos transexuais nos documentos oficiais, mesmo que estes nao tenham feito uma operaçao de mudança de sexo. Bastará uma prova de vida: que se mostre um diagnóstico de transexualidade y que se viva de acordo com o sexo escolhido.

Este coletivo terá seus direitos reconhecidos por todos. Maravilhoso! Fim de humilhaçoes e de desemprego para muitos que nao estao em paz com o corpo que nasceram.

A sensibilidade e a velocidade deste governo com questoes tao sérias e reais me surpreende e me faz acreditar que ainda existem políticas eficazes e voltadas realmente para os interesses do povo.

Maltratos da Telefônica

Sou uma participante digital ativa e a Telefônica me maltrata duramente nos últimos dias. Quero a minha linha de telefone e quero ter acesso à Internet! Simples. Prático. Necessário. Me dizem para ter paciência, mas já perdi esta senhora de vista. Estou numa loja, escrevendo e sentindo falta de meu teclado e de meu computador. Tá bem! Sem reclamar...