quinta-feira, setembro 07, 2006

O encontro de tres blogueiras em Madri

Hoje recebi o telefonema de Anlene, do blog DMadrid, uma brasileira-carioca que vive aqui há 4 anos. Como acontece com freqüência na blogosfera, mesmo sem conhecer as pessoas simpatizamos com elas. A forma de expressar sentimentos parece que bate com a nossa maneira de ser. Às vezes, ocorre o contrário. Neste caso, simpatizo/sintonizo com Anlene desde que a encontrei. E tive certeza desta simpatia quando ouvi sua gargalhada maravilhosa ao celular. Fiquei sua amiga para sempre. Vamos nos encontrar para um café. Também estará Nora Borges, do Língua de Mariposa. Com esta, acontece a mesma coisa. Seus textos permitem que sintamos sua delicadeza e simpatia. Vai ser um grande encontro!

Verde e amarelo

Ontem, dia 06, foi o aniversário de Virginia. Fizemos um pequeno jantar lá em casa. Preparei caipirinha para a tribo espanhola e cenamos arroz, farofa, creme de milho, carne/picanha, chutney, pêssego e kiwi. A sobremesa foi um mousse de maracujá. A decoraçao veio do Brasil. Comprei algumas coisas no Mercado Sao José - a Cidinha me ajudou!

Na foto abaixo, os espanhóis metidos na preparaçao brasileira. Viki e Pablo - que tinha o nariz dentro da caipirinha.
Pablo e Joooossssseeee Luis. Nao sei como a sombrinha da caipirinha foi parar na cabeça de Pablo. Viki e Diego. Este, nem falava. Só fazia huuummmm, provando os sabores.
Viki, vestida de verde e amarelo.

Um pouco da decoraçao da casa/ovo.

7 de setembro

Hoje, o Brasil tem seu feriado festivo. É o dia da Independência. Fico pensando que seria tao bom que este fato fosse uma verdade/realidade para todos os brasileiros. Apesar do rompimento com o reino de Portugal, em 7 de setembro de 1822, a independência só aconteceu para as elites do país, pois os pobres continuaram pobres - e cada vez mais pobres. Foram as elites do país que lucraram com a independência, tanto que a escravidao continuou até 1888.

O endividamente do país começou logo depois de seu descobrimento, quando os navios portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, ingleses...partiam da Terra Brasilis levando muitos dos nossos tesouros. Desde 1500 roubam e saqueiam nossas riquezas. E isso, infelizmente, continua super atual. Além dos impressionantes carregamentos dos navios que partiam, a camada privilegiada que vivia no novo continente fazia e desfazia, sem ter que prestar conta de seus atos. Isso também continua em voga. Estas modas bestas nao nos largaram mais! Os roubos de hoje em dia sao cada vez mais sofisticados e os desvios do dinheiro do povo - dos cofres públicos - sao a vergonha nacional! Instalou-se a lei do "quem pode, leva." E todos querem levar.

Passados 500 anos, está na hora deste país viver realmente sua independência econômica e social. É hora de despertar a consciência da cidadania e de fechar as portas para os ladroes, corruptos e saqueadores. É preciso banir os sanguessugas do poder! As eleiçoes estao aí e podem ser decisivas. Estamos vivendo um momento importante e significativo. Que cada um faça a sua parte... e muito mais que isso! É preciso esclarecer, refletir conjuntamente e abrir os olhos de quem vota sem saber o que está fazendo.

Ouvi dizer que um coronel do nordeste afirmou que se reelegerá porque tem dinheiro para isso. Pagando um "X" a cada eleitor seu, conseguirá voltar ao Congresso. Isso nao é mais possível! É necessário romper estas certezas e estes costumes. Está tá na hora de viver a nossa independência, com honra, com orgulho e com consciência!

terça-feira, setembro 05, 2006

A marca Daspu

Adorei a reportagem do El País de hoje, que fala na marca Daspu. Esta é uma marca brasileira que fez sua estréia na Feira de Prêt-à-Porter de Paris. A Daspu é responsável pela criaçao de roupas para prostitutas. As manequins sao prostitutas. Daspu é a abreviatura de das putas. A intençao é alcançar o mercado específico deste ofício. As criadoras enfatizam que sao "roupas insinuantes, sensuais, mas sem vulgaridade". Nada de transparencias ousadas.

Os desfiles sao um sucesso! Há alguns meses, a Daspu teve sua participaçao vetada no Rio Fashion Week. Deste modo, promoveu um desfile paralelo. Toda a produçao terminou em dois dias. Tinha mais gente vendo o desfile da Daspu que assitindo ao desfile de Giselle Bündchen.

A Daspu foi criada pela ONG DAVIDA, que presta assistência às prostitutas através de campanhas de prevençao de enfermidades de transmissao sexual e que defende ativamente os direitos das mulheres que exercem a prostituiçao. Sao 22 prostitutas que trabalham na confecçao de roupas e os resultados das vendas vao para a ONG - que financiou a idéia. Foi complicado encontrar recursos porque as empresas nao querem ter sua imagem associada à prostituiçao.

A responsável pela ONG e pela Daspu é Gabriela Silva Leite, uma ex-estudante de Sociologia, de família católica e conservadora, que, em seus tempos de faculdade, dedicou-se à prostituiçao. "Para mim, esta opçao, além de conveniente, porque em duas noites ganhava o salário de um mês, era uma forma de sair do discurso e entrar na prática da revoluçao dos costumes", ela explica. Hoje, com 55 anos, ela luta para que a prostituiçao seja reconhecida como profissao, com os mesmos direitos de outra profissao qualquer. E nada mais justo!

DAVIDA e DASPU sao iniciativas sérias, inteligentes e criativas que tentam organizar este coletivo tao desprezado pela hipocrisia da sociedade.

(a foto foi tirada do El País de hoje, dia 05.09.2006)

segunda-feira, setembro 04, 2006

Volver II

O último filme de Almodóvar, Volver, ainda nao entrou em cartaz no Brasil? Por quê?!? Nao entendo o motivo. Todos os filmes dele entram imediatamente no circuito brasileiro. Será um problema de distribuidora?

Li hoje que este filme pode ganhar o prêmio de melhor filme espanhol. Almodóvar nao pára de recolher prêmios nos distintos festivais de cinema. Ele e seu irmao, Agustín Almodóvar, responsável pela produçao de seus filmes, fizeram uma dobradinha que realmente funciona.

Volver é um filme interessante - uma comédia dramática - que fala sobre o universo feminino, que trata a morte com naturalidade e serenidade, que homenageia os vizinhos e que enfatiza a solidariedade entre as mulheres. Vale a pena!

domingo, setembro 03, 2006

Recomeça a agitaçao

Depois de 2 meses completamente desacelerada, esta cidade voltará a funcionar em seu ritmo normal, amanha. Os meses de julho e agosto sao meses de férias, de calor, de viagens, de sestas e de relativa paz e silêncio. Acabou.

Domingo de calor

Um domingo de muito calor e muita preguiça...dá para escrever, nao!!!