sexta-feira, julho 14, 2006

O calor de Madrid

O defeito mais grave de Madrid é nao ter praia. A cidade é linda, boa de viver, cheia de arte...mas o verao pode detonar os miolos de qualquer um - os meus já estao idos. Todos os meus poros anseiam pela brisa fresca do mar. Sonho acordada com as praias do Brasil: do nordeste, do sul...até a do Verde, em Saint Mary, é melhor do que nada.

Vi estas imagens no jornal e fiquei babando, pensando na maravilha de entrar na água salgada do mar ou de simplesmente caminhar pela praia...um prazer dos deuses!

Madrid está infernal! E eu pareço aquelas velhas gordas que só falam nisso e que nao querem sair de casa. Sao os efeitos colaterais das altas temperaturas.




quinta-feira, julho 13, 2006

Eles andam por Madrid





1. Ivete Sangalo

2. Rosa Passos

3. Toquinho

4. Gilberto Gil

Puente Colgante


A Ponte Colgante é o primeiro bem cultural do País Vasco a receber a qualificaçao de Patrimônio da Humanidade - da Unesco -, na categoria de patrimonio industrial. Esta ponte foi construída pelo arquiteto Alberto de Palacio e inaugurada em 1893. Une as localidades de Portugalete e Getxo, na desembocadura do Rio Nervión. É um elemento estrutural puro, desprovido de revestimentos decorativos, com 61 metros de altura, que serve para transportar carros e pessoas de uma margem do rio à outra.

quarta-feira, julho 12, 2006

Concerto pela paz

Bob Dylan cantou en San Sebastián! O super Bob reuniu várias geraçoes de pessoas e cantou "Mr. Tambourine man", "I'll be your baby tonight", "Tweedle doe and tweedle dum", "Don't think twice, it's all rigth" y "Summer days". Bisou com "Like a rolling stone" y "All along the watchtower".

Diferente de outras épocas, ele nao permitiu que seu concerto tivesse conotaçoes políticas. Sua intençao foi pela paz. Um concerto para a cidadania.

O blog do Pablo


O meu companheiro de tribo espanhola, Pablo, está entrando na blogosfera hoje. Bienvenido, Pablo!!! Tomara que esta aventura te traga muitas alegrias e novas amizades!

segunda-feira, julho 10, 2006

O orgulho nacional

Para os brasileiros, ganhar a Copa do Mundo representa a afirmaçao da identidade nacional. O orgulho nacional é o futebol e seus craques. Perder a Copa representa um duro golpe na auto-estima do povo. Assim, os ídolos devem ser crucificados. Só depois da crucificaçao a vida poderá voltar à normalidade.

Após ver milhares de rostos banhados em lágrimas, em todos os jornais, revistas e televisoes do mundo, me pergunto: por que os brasileiro nao transformam seu orgulho nacional? Por que o orgulho nacional nao é a educaçao? Por que o Brasil perde de goleada neste aspecto super relevante, e ninguém chora?

As mesmas pessoas que nao aceitam perder a Copa, aceitam a má qualidade da educaçao do Brasil. Nao existem gritos, lágrimas e estados de estupefaçao quando se trata da mola propulsora do desenvolvimento. Por que????? Se as famílias tivessem a mesma indignaçao com a educaçao que têm com as derrotas do futebol, nosso país já teria um sistema educativo exitoso.

Li um informe interessante de Milu Villela, da Unesco, onde ela sugeria que o Brasil tentasse rivalizar com a França, Itália, Alemanha e, inclusive, com a Argentina e a Costa Rica, no que se refere à educaçao. Segundo ela, na educaçao básica, os brasileiros têm 4,9 anos de estudos; os argentinos têm 8,8; os costariquenhos têm 6,1; e os norte-americanos têm 12, 1. Os números impressionam!

Outro dado relevante que esta autora fornece é que a Coréia do Sul, um país inexpressivo no futebol, deu um salto importante no que tange à educaçao - 82% de sua populaçao estudantil alcança a universidade e entre os coreanos já nao existe o analfabetismo. Isso em 40 anos de investimento em educaçao. É a correlaçao existente entre educaçao e desenvolvimento. Sao as 4 décadas que eu reivindico sem parar para o nosso país. Quatro décadas de investimento real em educaçao nos colocará, inevitavelmente, em outro patamar de desenvolvimento. Sem dúvidas! É matemático.

Tristemente, os resultados do Brasil no aspecto escolar nao têm a mesma exuberância dos que apresenta ou apresentou no futebol. E é terrível perceber que as vozes que se levantam para gritar esta injustiça social nao sao ouvidas. Os protestos pela má qualidade do ensino-aprendizagem nao alcançam seus objetivos. Para os brasileiros, o mais importante é ter os filhos matriculados nas escolas - sejam públicas ou privadas. A qualidade é um fator secundário e pouco relevante. Mas a qualidade do futebol é uma questao nacional. As famílias se levantam em uníssono para o grito de gol... ou para a crucificaçao dos jogadores pela falta de gols.

A louca euforia futebolística contrasta gravemente com a postura pouca atenta ou pouco exigente com os rumos da educaçao. Esta percepçao do que é orgulho nacional nos afasta do desenvolvimento que merecemos - porque nós merecemos um país em desenvolvimento real!

Está na hora de ver que os resultados da Copa nao mudam nada no cenário do Brasil, mas os resultados de um investimento na educaçao podem nos levar por melhores caminhos - para todos! Está na hora de deixar a postura cômoda/fatalista de que só os governos podem mudar os rumos do país. A participaçao de todos num projeto nacional de educaçao é o que pode fazer deste país um campeao.

Cores e sentimentos

A Virginia é branquinha, e, depois do acidente, sua cor se acentuou bastante. Ficou um branco-susto! Mas, pouco a pouco, bem devagarinho mesmo, ela vai mudando de cor. Vai alcançando o vermelho-indignaçao. Indignaçao com os mecânicos, com os seguros e com a perda do carro. Ela, que sempre pagou um seguro total, por ter um carro com mais de 5 anos, vai receber apenas 80% do valor venal do mesmo. É como uma puniçao por ter carro antigo. Entendo perfeitamente seu sentimento, sua reaçao e sua cor. A distraçao de uma terceira pessoa a atingiu em cheio. Penso que sua cor voltará ao normal quando passar este momento de confusao e ela entender que sua vida vale mais do que tudo.

Velocidade

A velocidade é realmente determinante quando acontece um acidente. Se viéssemos correndo muito, naquela estrada, teríamos trocado de mundo. Com este pequeno golpe, o carro ficou inutilizado. Somos 4 renascidos ou revividos!

Maratona cultural

A Juliana, minha sobrinha, nasceu em Sao Lourenço (RS). Aqui, descobriu um pueblo chamado San Lourenzo. Na foto abaixo, ela caminhava encantada pelas ruas arborizadas deste lugar.

Na foto seguinte, ela descansa um pouco antes de sair para a maratona cultural a que se propôs. Ela foi capaz de ficar 7 horas seguidas no Museu Arqueológico de Madrid; 8 horas no Museu do Prado....enfim, os guardas dos museus têm que suplicar para que ela vá embora, quando querem fechar o boteco. A guria olha tudo, tim-tim por tim-tim.

Eu a acompanhei ao Museu Thyssen e ela me explicou tuuuuuuudinho - os traços e as características principais das pinturas, desde a idade medieval até a modernidade. A sorte é que escolhi um único roteiro dentro deste Museu. Depois, corri para o restaurante. Ela almoçou e voltou para os outros roteiros que este Museu abriga. Ela é incansável.

Quando ela chega, esgotada, exausta, pego a mangueira do meu patiozinho e dou um banho gelado nela, que faz um escândalo tao grande que metade da cidade se assusta. Quando ela vem para o meu lado, afirmo, categórica e séria: "eu sou tua tia...", mas ela nao liga, nao. A hierarquia familiar já nao surte efeitos neste mundo globalizado.