quinta-feira, setembro 21, 2006

Dia Mundial de Alzheimer

Sofrer de Alzheimer eh viver sem identidade. O portador desta enfermidade deixa de se reconhecer, de reconhecer os que o rodeiam e de reconhecer os lugares que lhe sao significativos. Mas isso nao eh de uma hora para a outra. Existem momentos de lucidez. Estes momentos, quando o paciente se da conta do que esta acontecendo, sao acompanhados de enorme sofrimento. Eh uma doenca estranha...muito estranha. O deterioro global e progressivo das funcoes intelectuais e da personalidade provocam reacoes estranhas e diversas das habituais.

Esta enfermidade tem duplo alvo, pois ataca o doente e a sua familia. Normalmente, acontece uma desarrumacao familiar. Eh bastante dificil de manter a tranquilidade e a serenidade que o paciente necessita.

Eu vivi 4 anos em contato direto com portadores de Alzheimer. Na verdade, eu cuidei especialmente de duas pessoas e convivi com muitas outras, em um centro geriatrico especializado nesta enfermidade. Esta experiencia realmente me tocou e despertou minha curiosidade para este enigma cientifico. Hoje, leio tudo o que me cai nas maos sobre a doenca. E desejo intensamente que as investigacoes neste campo sejam cada vez mais incentivadas e aprofundadas, para produzir logo resultados eficazes e suavizar a dor de tanta gente.

Yann Tiersen

No dia 11 de outubro, Yann Tiersen estara em Madrid. Este musico criativo e especial, toca instrumentos como acordeon, violino e teclados. Ficou conhecido pela trilha sonora dos filmes Amelie e Good Bye, Lenin. Seu estilo eh folk, mas eh um folk cheio de experimentacoes e de surpresas. Uma alegria para o coracao.

Morri de inveja dela

Li nos comentarios do blog da Denise e de outras pessoas palavras bastante fortes sobre a "postura" da Cicarelli. Eu, particularmente, nao vi nada de absurdo. Ao contrario! Achei super bonito e saudavel! Quem nunca transou numa praia, nao sabe o que perde(u)! Alem disso, eles nem imaginavam que o paparazzi estava ali, com sua potente camera que captava imagens a longas distancias. O indiscreto foi ele.
O pecado da Cicarelli eh ser famosa. Nada mais. Sem falsos moralismos! Plis!

Festival de San Sebastian

Hoje inicia o Festival de San Sebastian, que vai do dia 21 ao dia 30 de setembro e exibira 16 filmes que concorrem a Concha de Oro. A apresentacao sera de Marisa Paredes.
Os homenageados especiais sao Max Von Sydow y Matt Dillon. O jurado oficial sera presidido por Jeanne Moreau e esta composto por algumas personalidades ilustres como Jose Saramago, Isabel Coixet, Bruno Barreto, Manuel Gomez Pereira, Oliver Stone...
O festival sera aberto com o filme britanico Ghosts, que esta baseado em fatos reais e que trata da imigracao ilegal chinesa no Reino Unido.

Penso que o nosso Waguinho tambem estara por lah!
Boa sorte para ele e para seu filme!

Para Marcia

Lendo o bonito texto de Marcia sobre a memoria afetiva, me veio a musica de Joao Bosco na cabeca. Fiquei tentando lembrar de toda a letra, mas nao consegui. Fui busca-la.
Dedico a Marcia, que provocou muitos pensamentos/sentimentos em minha manha. Na impermanencia da vida, perdemos momentos e pessoas e, em determinadas situacoes, "só se sai escalando fortemente e com as mãos machucadas."

Memória da Pele

Eu já esqueci você
Tento crer
Nesses lábios que meus lábios sugam de prazer
Sugo sempre
Busco sempre
A sonhar em vão
Cor vermelha carne da sua boca, coração
Eu já esqueci você, tento crer
Seu nome, sua cara, seu jeito, seu odor
Sua casa, sua cama
Sua carne, seu suor
Eu pertenço a raça da pedra dura
Quando enfim juro que esqueci
Quem se lembra de você em mim
Em mim
Não sou eu sofro e sei
Não sou eu finjo que não sei, não sou eu
Sonho bocas que murmuram
Tranço em pernas que procuram enfim
Não sou eu sofro e sei
Quem se lembra de você em mim
Eu sei, eu sei
Bate é na memória da minha pele
Bate é no sangue que bombeia
Na minha veia
Bate é no champanhe que borbulhava
Na sua taça e que borbulha agora na taça da minha cabeça
Eu já esqueci você, tento crer
Nesses lábios que meus lábios sugam de prazer
Sugo sempre
Busco sempre a sonhar em vão
Cor vermelha, carne da sua boca, coração

quarta-feira, setembro 20, 2006

La Noche en Blanco

No próximo sábado, Madrid celebrará La Noche en Blanco. Depois, será a vez de Riga, Roma, Bruxelas e Paris. Este é um programa de ócio que, durante dez horas e com a colaboraçao de 284 entidades, oferecerá 240 atividades culturais - teatros, exposiçoes, música, dança, visitas noturnas a museus... É uma oferta cultural gratuita que acontecerá durante a noite-madrugada. Bem bom!

5 frutas por dia

A Prefeitura de Madrid e a Associaçao para a Promoçao do Consumo de Frutas e Hortaliças iniciam uma campanha para incentivar o consumo de frutas e verduras, principalmente entre os mais jóvens - para evitar a obesidade. É a guerra contra a publicidade, os hidratos de carbono e as bebidas engarrafadas. Frutas e verduras frescas para todos! É mais uma tentativa de educar a populaçao contra os perigos da má alimentaçao e da gordura.

O slogan da campanha é "5 al día". Me pareceu interessante a dúvida do pessoal do Es por Madrid. Eles nao sabem qual seria, entre as seguintes, a melhor imagem para o slogan.

segunda-feira, setembro 18, 2006

A Espanha de hoje

A Espanha, atualmente, faz parte do círculo dos dez países mais ricos do mundo. Da mesma forma que a riqueza aumentou muito nesta banda da terra - depois de vários anos de privaçoes, onde muitos espanhóis tiveram que emigrar para poder sobreviver -, a pobreza também aumentou. Parece contraditório, mas a verdade é que, nos dias de hoje, é possível ver um número expressivo, e cada vez mais expressivo, de sem-tetos andando pelas ruas.

Economicamente, o país cresceu e prosperou, mas as prestaçoes/atençoes sociais nao tiveram o mesmo crescimento e nem o mesmo progresso. Deste modo, algumas injustiças sociais vao ficando à mostra.

O governo do Sr. Zapatero faz um esforço real para minimizar a distância entre a economia e a sociedade, mas nao é um processo fácil, principalmente quando a direita deste país - que é tao poderosa, rica e conservadora - grita contra qualquer tentativa de melhorar o quadro ou a foto social do país. É a mesma história em todos os cantos do mundo.