quarta-feira, agosto 23, 2006

Praças cercadas


Andei passeando pelo Recife e percebi algo novo: as praças estão cercadas por grades. O motivo é o vandalismo, reconhecidamente acentuado neste país ou neste momento. Sinto que o fechamento do espaço público me causa desconforto e desagrado. É lamentável ver o cerceamento de um espaço popular. O encanto das praças parece limitado pelas barras de ferro. As casas já têm esta proteção há muito tempo. Estamos acostumamos à decoração permanente das janelas e portas. Esta é a forma encontrada para proporcionar segurança aos cidadãos? O povo, que paga um número excessivo de impostos para usufruir - entre outras coisas - de segurança, continua sem segurança e ainda fica sem espaço de lazer/descanso. Por que as praças não são consideradas um direito do povo e não são vistas como áreas de segurança também? É mais barato e mais fácil cercá-las e deixar a responsabilidade dos assaltos para quem ousa sentar e curtir as praças. Está lógica está invertida e, o que é pior, está impregnada na vida do povo. Quem sofre um assalto numa praça é responsabilizado pelo descuido e pela distração, quando a responsabilidade é do governo - que cobra sem parar e que não proporciona a segurança que o povo necessita e que não recebe.

domingo, agosto 20, 2006

Francisco Brennand

Umas das visitas indispensáveis para quem vem conhecer o Recife é a Oficina do Brennand. É realmente imperdível! Eu aconselho e re-aconselho.

Francisco Brennand é um artista único. Ele construiu um mundo próprio nas ruínas de uma cerâmica semi-abandonada, de propriedade de sua família. A Cerâmica São João, que produzia telhas e tijolos, tinha sido desativada em 1945 e, numa visita sua a este espaço, que possui muitas árvores e enormes galpões, Brennand visualizou a possibilidade de instalar seu atelier ali.

Agora, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu. Cerca de 2000 peças estão em exposição permanente nos enormes jardins do lugar. Ali, encontramos esculturas, murais, painéis, objetos decorativos, ladrilhos... É lindo demais!!! Parece que estamos em outro tempo/espaço.

Comentam que a obra de Brennand é bastante erótica, mas Olivio Tavares a define assim: “A rigor, é incorreto dizer que a obra de Brennand seja erótica: erótico é o que induz à excitação e ao prazer. Aqui há uma sexualidade sem pudores, que tem ao mesmo tempo algo de primitivo, de cruel e de inevitável”.

Enfim, este espaço de arte toca o coração! E o melhor de tudo é que o artista está sempre por lá, andando no meio de suas obras, com sua barba branca, sua bengala e seus óculos charmosos. Ele, Francisco Brennand, é uma pessoa especial e seu talento é de louvar!

Quem puder visitar a oficina de Brennand não vai se arrepender, porque é realmente emocionante. E tem muito recifense/brasileiro que nem sabe que este lugar existe. A visitação é mais de estrangeiros que de brasileiros. É uma pena que não prestigiemos um artista assim.

Formatura hiper festejada

A formatura do Rodrigo foi mais do que festejada!!!! Foi uma maratona de acontecimentos sociais - recebimento do diploma, missa, baile e outros encontros que eu não participei.
Abaixo, ele com Lucinha, sua mãe, no baile que encerrava as solenidades. Nesta foto, eles se preparavam para dançar a primeira valsa.
Rodrigo com seus padrinhos, Grace e Jayme. Rodrigo com sua namorada, Mariana. Rodrigo e alguns de seus amigos que estavam no baile.E acabou!!!! Na próxima semana, voltarei para Madrid. Antes, farei umas fotos dos lugares que mais aprecio aqui em Recife. Pode ser que a gauchada resolva parar de me dar pancadas virtuais, e se decida a visitar este lugar mágico.