sábado, fevereiro 17, 2007

Ano novo chinês

Esta noite milhoes de chineses estarao recebendo o ano novo. Será o ano do porco. As lanternas vermelhas se acenderao no mundo todo. É a maior festa da cultura chinesa.

O porco é um dos animais mais queridos da cultura oriental, mas o mesmo nao ocorre com os muçulmanos, que proibem o consumo deste animal. Por este motivo, as celebraçoes chinesas acontecerao dentro de um clima de respeito à cultura muçulmana - que pediu que os porcos nao aparecessem na TV. Deste modo, a empresa Nestlé retirou anuncios onde apareciam porquinhos cor-de-rosa.

Os chineses afirmam que o ano do porco tem como símbolo o fogo sobre a água. Isso pode significar conflitos e um ano menos pacífico, com conflitos internacionais, revoltas, alteraçoes governamentais e guerras religiosas. Nao é um bom prognóstico.

Raymond Lo, um especialista em horóscopo chinês, está de acordo com as previsões, destacando ainda que o porco simboliza a gênesis e o renascimento. "O Ano do Porco pode trazer um renascimento nas relações internacionais e na ordem social. Isso pode significar novos regimes com novos governos". Esta visao é menos pessimista. Prefiro acreditar nela, porque já ando bastante cansada do pessimismo catastrófico.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Que bonita!!!!

Eu nao conheço esta senhora. Sei que ela é tia de Julia, uma amiga minha, e que está veraneando em Torres com sua sobrinha. Ela aparece numa das fotos que publiquei no post abaixo. O que me chamou à atençao foram seus cabelos brancos. Liiiiindos!!!! Ampliei a foto e vi que, além de seus cabelos de neve, ela tem uma expressao tranquila, serena, elegante e bonita.
Seus cabelos me trouxeram a lembrança de minha mae, que tinha os cabelos exatamente desta cor. Além de minha mae, também suas 4 irmas tinham os cabelos brancos. Era o bloco dos cabelos brancos. Todas sao falecidas e, por isso, cada vez que vejo alguém assim, lembro delas. Obviamente, faço uma transferência positiva de meus sentimentos. Nao conheço esta senhora, mas já a amo.

O Branco de Neve

Eu tenho um irmao, Felipe, que é bem branquinho e é conhecido familiarmente como o Branco de Neve. Pois o branquinho foi para Torres, no RS, depois de muitos anos sem pisar numa praia. Daqui, eu recomendava que ele comprasse um protetor solar 80 e outras chatices mais. Ele, com paciência, ouvia minhas recomendaçoes. Um quase-santo. Sempre digo que ele é branquinho de pecados também, enquanto eu sou como os dálmatas.
Ontem, recebi fotos dele e de sua mulher, Ana. Nao estavam na orla. Estavam subindo e descendo o Morro dos Macacos, em Santa Catarina, com minhas amigas que vivem na praia. Que inveeeeja branca!

(Ana, minha cunhada, de blusa branca; Marcia, nossa grandíssima amiga; e Felipe, meu irmao)

(nesta foto, os excursionistas ouvindo as explicaçoes do dono da terra).

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Mãeeeeeeee...

Se a minha mãe estivesse viva, hoje ela estaria completando 80 anos. Beijos, mãeeeeeee! Beijos e abraços dos teus anjinhos.

San Valentín

Na Espanha, hoje é o dia dos namorados. Dia de San Valentín.
Como nao celebramos o San Valentin no Brasil, nao sabia nada deste santo. Busquei informaçoes e encontrei a história do mesmo.
No ano 270 d.C, Roma está em plena decadência. O imperador Claudio III insiste que os homens casados rendem menos nos campos de batalha, porque estao emocionalmente ligados as suas famílias...e proíbe os casamentos! Afirma que os solteiros sao melhores soldados e lutam com mais garra. Evidentemente, a notícia desta proibiçao provoca tumulto. Valentin, um bispo cristao, diante da injusta decisao do imperador, resolve casar os apaixonados em segredo. Quando o imperador descobre, manda prender Valentin e tenta convencê-lo a renunciar ao cristianismo. Como nao consegue nada, ordena que o matem. Valentin morre no dia 14 de fevereiro.
Depois de séculos, a Igreja Católica ressuscita este fato. O objetivo da Igreja é acabar com os ritos de adoraçao ao deus do amor e, deste modo, institui o dia 14 de fevereiro como dia dos namorados. Sempre a Igreja...

Belleza sencilla


terça-feira, fevereiro 13, 2007

O carnaval anda solto

Recebi um email de uma amiga querida do Recife. No final, ela colocou um P.S. que foi um golpe inesperado.
P.S: O carnaval aqui está a mil, as prévias pipocam em toda parte. O trânsito está um Deus-nos-acuda e vai ficar pior, porque quinta-feira a ponte que liga a Av.Guararapes à Conde da Boa Vista será interditada para a montagem do Galo Gigante. Resumo: Recife está “frevendo”.
Fiquei em dúvida entre agradecer a informaçao ou ignorar o comentário. Preferi ser elegante, e agradeci.
Sem dúvidas, esta é uma época que sempre desejo estar lá, onde canta o sabiá, no meio do povo, do calor, do colorido, dos ritmos dos maracatus e do frevo e da criatividade das pessoas...
Recife é um lugar inigualável nestes dias. Em realidade, os nativos da cidade já estao cansados de brincar o carnaval quando ele começa oficialmente. A brincadeira começa com os ensaios, onde todos se divertem, dançando e cantando pelas ruas. Simultaneamente, a decoraçao das ruas e das casas vai aparecendo. O colorido vai pintando as duas cidades - Recife e Olinda.
Quando começam a chegar os milhoes de turistas, muitas vezes os nativos já estao plenos de folia e fazem o movimento contrário: saem das cidades e vao para as praias.
A boa folia que descrevo neste texto nao existe aqui. Esta época nao tem a mesma significaçao para os espanhóis. Sei que também nao tem significaçao para muitos brasileiros, mas no Brasil, em geral, é uma grandíssima festa. Percebo que sinto especial desejo de estar no Brasil em duas épocas do ano: no Natal/Reveillón e no carnaval.
As fotos sao dos dias prévios ao carnaval, dos famosos ensaios.

A dormidinha indispensável

Um estudo realizado por científicos gregos constatou que a sesta - aquela dormidinha que acontece depois do almoço - reduz o perigo de enfermidades cardíacas. No Brasil, nao todos temos o hábito de dormir neste momento do dia, mas os povos mediterrâneos consideram a sesta indispensável.
O estudo se baseou em 23.681 pessoas com idades entre 20 e 86 anos, de 1994 a 1999. Depois de considerar inúmeras variáveis secundárias, os investigadores chegaram à conclusao de que quem dorme a sesta reduz em 34% o risco de sofrer um ataque cardíaco.
Tchau...vou seguir a prescriçao médica!

O peregrino Rafael Isaia II

Resolvi escrever outro post sobre o Rafael e suas atividades, porque o primeiro ficou incompleto. Fiz referência somente a sua peregerinaçao no Caminho de Santiago, e ele nao é um caminhante só do Caminho Santo. Rafael é um caminhante da Quarta Colônia, de Agudo e de onde der... Durante o ano, quando ele nao está andando pelas rotas espanholas, está andando com um grupo de amigos e conhecidos pelas redondezas de Santa Maria. Eles formaram uma associaçao chamada Associação dos Amigos de Santiago de Compostela-Regional de Santa Maria. E nao páram de andar! Eu realmente admiro a quem descobre uma atividade assim e se dedica com gosto a ela. Caminhar, pensar, contemplar, sentir... é existir com cores e suores! Devagarinho, o cansaço vai fluindo da mente para as pernas - e o cansaço das pernas se resolve com uma boa noite de sono e com mais exercícios. Enquanto isso, a mente vai ficando clara e desimpedida. Caminhar é saudável, barato e bonito!
Quando eu fôr a Santa Maria, gostaria de caminhar com eles. Olhei atentamente as fotos dos passeios e pude perceber a maravilha que eles vivem nas trilhas gaúchas. Tô dentro! Lá e cá.



O peregrino Rafael Isaia

Rafael é um homem persistente, organizado, com objetivos claros e que realmente faz esforços por sua sanidade física e psicológica. Há muitos anos ele repete uma prática interessante: percorre todo o Caminho de Santiago. Anualmente! Quando chega a primavera européia, ele também chega por aqui. Abril e maio sao os meses escolhidos para seu contato com a natureza (interna e externa). Ele normalmente sai de Roncesvalles e chega em Santiago de Compostela mais de 30 dias depois da saída, com tudo muito bem planejado.

Este ano, Rafael vai mudar a sua rota inicial. Escolheu o caminho aragonês e sairá de Somport-Jaca, nos Pirineus. Este foi o primeiro caminho dos peregrinos. Até o século XII, os caminhantes atravessavam os Pirineus por este lugar, vindos da França. Encontrei algumas fotos da regiao. E mais outras. Depois de alguns dias, o caminho aragonês encontra o caminho francês - que é o mais famoso e transitado. Nesta busca de fotos do caminho aragonês, estive lendo uma página sobre os famosos que gostam ou gostavam de peregrinar com frequência, e encontrei que Shirley McLaine e Anthony Quinn preferiam sair de Somport também.

Ontem, Rafael me enviou por email a sua rota completa. A organizaçao é evidente. Desta vez, serao 883 km. Ele sairá de Somport no dia 10 de abril e chegará em Santiago de Compostela no dia 11 de maio. Seu plano contém a quantidade exata de quilômetros a percorrer diariamente entre pueblo e pueblo. Pude observar que ele caminhará uma média de uns 30 Km por dia. E em dois ou três destes dias, percorrerá uns 40 km - o que nao é fácil.

Desejo muita sorte ao meu conterrâneo!!! Que ele viva momentos maravilhosos em sua peregrinaçao, em seu silêncio e na inevitável contemplaçao interior-exterior!

Já falei para ele que aqui na minha casa-ovo tem um sofá-cama que abriga, dá calor e alimenta os bons amigos. Adoro ver a mudança de cor e de brilho dos que voltam do Caminho!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

A terra tremeu

Hoje, às 11:35 h, as terras portuguesas e espanholas sofreram um abalo sísmico de 6.3 na Escala Richter. Nao foi nada grave, felizmente, mas aqui em Madrid vários edifícios foram desalojados e os serviços de emergências receberam inúmeras chamadas telefônicas alertando para o fato.
Putz! Se eu pudesse escolher, nao gostaria de morrer acidentada, soterrada ou de qualquer maneira trágica. Se possível, prefiro que minha experiência de morte seja serena, tranquila e dentro da normalidade. Se nao fôr assim, penso que irei para o outro lado - ou para onde fôr - completamente contrariada e mal-humorada.

domingo, fevereiro 11, 2007

Flores para Ainhoa

Como comentei em outros posts, nesta banda da terra encontrei outra tribo incrível. Entre tantas pessoas significativas, conheci uma amiga maravilhosa chamada Ainhoa Bilbao. Ela foi minha companheira de doutorado e contribuiu diretamente para que a minha estada espanhola fosse a melhor possível. Sua presença, companheirismo, solidariedade e explicaçoes constantes sobre os detalhes da língua, dos costumes, da história, da geografia, da gastronomia, dos passeios culturais, etc...facilitaram muito a minha adaptaçao aqui. Além disso, sem a sua participaçao na finalizaçao de minha tese, certamente eu ainda estaria quebrando a cabeça entre tabelas e gráficos estatísticos.
Esta amiga fará aniversário amanha, dia 12, e casará no dia 17 de fevereiro. Para ela, flores, abraços e meu desejo sincero de muitíssimas felicidades!!!!! Desejo o melhor dos melhores!!!!!! Que o dia 12 seja especial e que o dia 17 seja o início de uma caminhada conjunta de muita compreensao e sintonia. Tududibom, Ainhoa!!!!

9 meses de crescimento




As crianças crescem rápido demais. Viiiiixi Maria! As transformaçoes sao diárias. Em 9 meses, Ander parece outro. Na primeira foto, ele está no hospital, recém-nascido, nos braços desta tia babona. Sua postura era a de quem rezava por dias tranquilos e uma boa existência. A segunda foto foi no final de abril, quando ele ainda nao tinha um mês. A última foto foi no Natal, já com 9 meses e com a energia de um leao infatigável. Super liiiindo e inteligente! Seus olhos azuis parecem querer comer o mundo. Nao perde detalhe de nada. Um amor!

Autoria equivocada

No dia 30 de março de 2006, publiquei o texto Solidao, com a seguinte mensagem:
"Recebi do A., um bom amigo do Recife, e resolvi postar aqui.....
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo..... isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... isto é saudade........"
Publiquei o texto da mesma forma como o recebi, com a autoria atribuída a Chico Buarque.
Vi que um dos comentários deste post afirmava que o texto nao era de Chico Buarque, e sim de Francisco Câmara Xavier.
Hoje, recebi um email de uma senhora chamada Fátima Irene, assinalando que o texto é seu. O email foi o seguinte:
"Prezada Sra.
O texto Solidão editado em seu site e atribuído ao Chico Buarque é de minha autoria.
É página de dois livros meus, está editado em coluna jornalística, além de constar em meu site. Solicito correção da autoria e da foto ou exclusão do texto.
Confira:
http://www.fatimairene.com/poesia/solidao.htm
Att
Fátima Irene Pinto
www.fatimairene.com.br "

Atendendo a sua solicitaçao legítima, excluo o texto e a foto de Chico Buarque e deixo registrado um pedido de desculpas pelo erro de autoria. Publico o conteúdo do email com a intençao de que nao hajam mais confusoes sobre o texto em questao.