O porco é um dos animais mais queridos da cultura oriental, mas o mesmo nao ocorre com os muçulmanos, que proibem o consumo deste animal. Por este motivo, as celebraçoes chinesas acontecerao dentro de um clima de respeito à cultura muçulmana - que pediu que os porcos nao aparecessem na TV. Deste modo, a empresa Nestlé retirou anuncios onde apareciam porquinhos cor-de-rosa.
Os chineses afirmam que o ano do porco tem como símbolo o fogo sobre a água. Isso pode significar conflitos e um ano menos pacífico, com conflitos internacionais, revoltas, alteraçoes governamentais e guerras religiosas. Nao é um bom prognóstico.
Raymond Lo, um especialista em horóscopo chinês, está de acordo com as previsões, destacando ainda que o porco simboliza a gênesis e o renascimento. "O Ano do Porco pode trazer um renascimento nas relações internacionais e na ordem social. Isso pode significar novos regimes com novos governos". Esta visao é menos pessimista. Prefiro acreditar nela, porque já ando bastante cansada do pessimismo catastrófico.