sábado, julho 22, 2006

O Caminho de Santiago



Desde que estou aqui, escuto as pessoas dizerem que os meses de julho e agosto sao os melhores para percorrer o Caminho de Santiago - isso porque sao meses de ferias e porque é verao nesta banda da terra. Mas o que eu tenho visto na TV nos últimos dias contraria esta teoria. O calor esta muito intenso e alguns peregrinos passam mal, além de que muitas pousadas e albergues lotam nas primeiras horas da tarde. Acaba sendo um desconforto para todos.

Tenho muito(a)s amigo(a)s que me perguntam sobre o tema. A verdade é que a indefiniçao das estaçoes do ano impedem/dificultam um prognóstico sobre a época mais apropriada. Neguinho tem que arriscar e aceitar o que vier. Mas, depois das leituras que fiz sobre o Caminho, penso que os melhores meses sao os de maio-junho (primavera), e setembro-outubro (outono).

As pessoas que fizeram o Caminho de Santiago - as que eu conheço, naturalmente - falam muito em transformaçao. Adoro encontrá-las depois da caminhada. Elas chegam cheias de cor, de coragem e de vitalidade. O contato profundo com o eu, com a natureza e com as distintas etnias e costumes parece que provoca realmente uma transformaçao.

Eu ainda nao pratiquei este exercício mental/emocional. Nao, a pé. Eu fui de carro, abanando e buzinando para todos os peregrinos que encontrava. Mas desejo realizar esta caminhada, logo. Loguinho!

Estes tres se chamam Jaime - filho, pai e avô. Eles fizeram o Caminho juntos. A foto é da chegada em Santiago de Compostela.

Os peregrinos que conheço normalmente falam das surpresas do Caminho - as estradinhas, os riachos, as montanhas, os pássaros, as flores, as estátuas, os pueblitos que vao ficando para trás....os olhos e o coraçao devem estar bem abertos e focados para ver/sentir tais surpresas.



Uma amiga do Recife me contava que percorreu o Caminho por três vezes. Na primeira vez, ela estava preocupada em nao se perder... e só se perdia! Ela queria ver as sinalizaçoes, e nao via nada. Foi uma viagem difícil, porque ela nao estava relaxada. Na segunda vez, foi bem melhor, mas houve um contratempo corporal. Ela torceu o pé - o que demonstra que ainda nao estava suficientemente relaxada. Na terceira, foi o auge da alegria. Ela viu tudo e curtiu tudo o que tinha pela frente. Segundo suas palavras, ela conseguiu apreciar a cara boa dos animais, as flores, o ar, os sinais...Seu processo foi longo e ela necessitou percorrer mais de 2400 Km para sentir a alegria e a leveza buscada. Minha amiga diz que quer continuar a experiência. Dou todo o apoio! Acho que é uma experiência boa em todos os sentidos, para qualquer pessoa.

Tenho outras amigas, Lupi e Lidia, espanholas, que fazem uma média de 100 km do Caminho cada ano. Na primeira vez, elas saíram de Roncesvalle e caminharam uma semana. Passados estes dias, voltaram para casa. No ano seguinte, partiram de onde tinham parado no ano anterior, caminharam outra semana, e voltaram para casa. E assim, sucessivamente. Elas reservam uma semana de cada férias para fazer uma parte do trajeto. Possivelmente, em 8 anos, ou pouco mais, elas terao completado o percurso.

O meu irmao, Jayme, fez uns 80, 90 km no ano passado. Acho que ele voltará este ano para fazer um pouco mais. Lembro que eu me oferecia para levar a casa para ele - queria que ele alugasse um trailer. Eu afirmava que estaria em cada parada de descanso, com sua casa. Mas ele nao aceitou a proposta. Insisti dizendo que estaria levando a cama, roupa limpa, o banheiro limpo, comida preparada. Nao houve maneira de convencê-lo. Ele queria se misturar com o povo do mundo. E fez bem!

Enfim, cada um tem a sua maneira de curtir o Caminho. Tem gente que vai sozinho, tem gente que vai em grupo, tem gente que vai a pé, tem gente que vai de bicicleta, tem gente que vai a cavalo...o caminho é livre! O mais importante é o contato com o eu, com a natureza, com o processo gradual de abertura do olhos e do coraçao... isso é mais importante que a chegada!

sexta-feira, julho 21, 2006

Dois Panerai

Meu tio, Lydio Panerai, único sobrevivente de sua geraçao, com seu neto Cassiano Panerai, no dia do casamento deste. Posso imaginar a alegria dos dois, que se adoram! Felicidades, Cassiano! Felicidades, Raquel!

(as fotos sao de Jorge Scherer)

Turminha


Nesta foto, aparece uma parte da minha turminha recifense. Saudade de todo(a)s! Tô indo!

Parece, mas nao é.


Parece uma reuniao de palestinos, mas nao é. É o meu irmao, Jayme, com dois de nossos amigos-irmaos recifenses, Ned e Eduardo.

quinta-feira, julho 20, 2006

E continua o calor...


Estas sao algumas das opçoes que os europeus encontram para enfrentar as altas temperaturas. Eu, brasileiríssima, tenho mais sofisticaçao no patiozinho da minha casa: uma mangueira de 15 metros. Uma dilícia!

Outro blog recomendável

Um novo blog na blogosfera, vindo diretamente da minha terra nordestina (sou a gaúcha mais nordestina da face da terra). Chama-se TRANÇA. É o blog de Flávia Suassuna, uma professora de Literatura que tem uma aceitaçao incondicional naquela terra. Ela é ótima!!!
Fui aluna de sua irma, Lívia Suassuna, que é ótima também! Lívia deu classes num curso de Especializaçao que fiz na Fafire (Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa), em 1999 - antes de vir para esta banda da terra. Sei que ela têm uma terceira irma, Débora, que também é super bamba no Português. As três irmas sao maravilhosas! O talento inquestionável como professoras está no sangue: elas sao sobrinhas do amado Ariano Suassuna.

quarta-feira, julho 19, 2006

Ravi Shankar

Lembram dele? Atualmente, Ravi Shankar é super (re)conhecido no mundo da música clássica da India. Antigamente, ele era o talento surgido nos festivais de Monterrey, de Bangladesh e no famosíssimo Festival de Woodstock. Ele foi o homem que ensinou a George Harrison a música e a filosofia hindú.

Lembro dele com sua barba enorme, participando destes festivais. Hoje, ele tem mais de 80 anos e já se apresentou no mundo todo. Ele levou a música da Índia para os ouvidos do mundo.

Este músico é o pai da reconhecida Norah Jones e da emergente Anoushka Shankar. Esta, esteve aqui, em Madrid, há duas semanas, e fez o maior sucesso!

Norah Jones

Anoushka

As filhas de Ravi Shankar têm estilos completamente diferentes. Norah Jones, criada nos Estados Unidos, carrega uma bagagem cultural diferente de sua irma, que foi criada na Índia. Uma, tem a voz das negras americanas; a outra, a suavidade e o mistério da cultura hindu. O talento familiar é inegável!

Vida dura

Desde que vim morar em Madrid, nao tenho linha de telefone e nem ADSL. Pura verdade. Coisas da Telefônica. Ja cansei de reclamar, de argumentar e de me irritar. Decidi deixar que o universo resolva.

Como tinha muitas buscas e pesquisas para fazer na Internet, vim para a casa de Diego - o irmao menor do Pablo. Eles foram para a Inglaterra visitar a irma e eu aproveitei para trabalhar bastante, sem estar contando os minutos nas lojas de Internet. Mas a minha intençao durou muito pouco. Ao chegar na casa de Diego, liguei o computador e fui abrir a casa para ventilar. Neste momento, eu a vi! Ela estava ali...azul...cheia...fresca...uma baita piscina! Eu, que nao gosto de piscinas, nao resisti. Fui com tudo! Fiquei um tempao só com os olhos de fora, até murchar e sentir frio. Consegui!!! Consegui sentir frio depois de tantos dias sufocantes.
O trabalho ficará para quando nao houver piscina.
Obrigada, Diego!

terça-feira, julho 18, 2006

Contagem regressiva


Já entrei na contagem regressiva para chegar no Brasil. Uma pena que nao poderei ir ao Sul. Lá, no pampa, onde canta o sabiá, tenho meu irmao Felipe, minha cunhada Ana e muitos amigos que gostaria de rever. Ficará para outra vez.
Viajarei no dia 8 de agosto. Vai ser super corrido, especialmente porque ficarei apenas duas semanas e terei inúmeras coisas burocráticas para resolver. Mas, mesmo assim, vai ser uma delícia estar na minha terra nordestina, que eu gosto tanto e que sinto tanta falta!

domingo, julho 16, 2006

Os gêmeos da Polônia

Sinceramente, tenho uma impressao rara quando vejo os gêmeos da Polônia na TV ou nos jornais.
Historicamente, a existência de um presidente e de um primeiro ministro, gêmeos, é um fato inusitado. Eles sao pequenos, re-gordinhos, reacionários, antisemitas e homófobos. Alguém tem dúvidas do que os poloneses encontrarao pela frente?

O Oriente Medio

Nao existe forma de se alcançar a paz naquele lado do mundo. Agora, Israel golpeia o Líbano de alto a baixo. As mortes dos civis nao parece importar a ninguém, já que Israel e Estados Unidos decidiram que é assim que tem que ser.

As críticas ocidentais sobre a violaçao dos direitos humanos e sobre a impunidade dos dois países poderosos nao têm força suficiente para cessar as açoes de guerra. Quando se trata de Israel e Estados Unidos, o melhor é calar. Que vergonha! É a submissao diante dos argumentos armamentistas, de poder e de força destes países. O mundo se cala e assiste impassível à destruiçao dos outros. Já que sao os outros, melhor ficar calados - para que os senhores do mundo nao se voltem contra nós. É assim que funciona. Que tristeza!