sexta-feira, março 24, 2006

Sueli Costa

Sueli Costa é uma compositora fantástica! Suas parcerias com Abel Silva, Fausto Nilo, Ferreira Gullar, Paulo César Pinheiro, Cacaso...sao brilhantes! Vário(a)s cantore(a)s brasileiro(a)s gravaram suas músicas, como Elis Regina, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Beth Carvalho, Ângela Rorô, Simone, Gal Costa, Fagner...

A seguir, um bom exemplo:

Alma

(Sueli Costa e Abel Silva)

há almas que têm
as dores secretas
as portas abertas
sempre pra dor

há almas que têm
juízo e vontades
alguma bondade
e algum amor

há almas que têm
espaços vazios
amores vadios
restos de emoção

há almas que têm
a mais louca alegria
que é quase agonia
quase profissão

a minha alma tem
um corpo moreno
nem sempre sereno
nem sempre explosão

feliz esta alma
que vive comigo
que vai onde eu sigo
o meu coração

Saint Mary




Nasci em Santa Maria, uma cidade de 250 mil habitantes, situada no centro do Rio Grande do Sul. Há alguns anos nao volto à terrinha. Neste final de semana, dois irmaos meus estarao reunidos lá. Meu coraçao me diz que gostaria de estar junto com eles. Também gostaria de rever alguns amigo(a)s que perdi de vista há muitos anos.

Às vezes, sinto saudade. Nao é um desejo de voltar no tempo ou de voltar para lá. É saudade dos pais que nao estao mais, da vida em família, dos irmaos, das tias, das amigas e dos amigos. É saudade do grandíssimo primeiro amor. É saudade de uma época. Mas esta saudade nao dói. Nao é um sentimento negativo. Ao contrário. Gosto das lembranças santamarienses. Eu sou santamariense. Mas também sou porto-alegrense, e recifense, e bilbaína...

As touradas

Foto de Domenech Castelló/EFE

Nao consigo gostar das touradas. Os espanhóis consideram uma arte, onde se vê a supremacia da inteligência do homem sobre a força do touro. Já entendi a sequência dos passos, já entendi como funciona uma tourada, mas nao consigo apreciar esta arte. As pessoas brigam por um ingresso numa praça de touros. Morro de pena dos touros e nao agüento o narcisismo dos toureiros. Dou por visto, como dizem os nordestinos.

quinta-feira, março 23, 2006

O País Vasco festeja

Faltam alguns minutos para a 0 h do dia 24 de março - dia estipulado pelo grupo terrorista ETA para o início da trégua permanente.

Durante o dia de hoje houve uma super movimentaçao nesta parte da Espanha. Chegaram jornalistas de várias partes do mundo. As ruas, avenidas, cafeterias, bares e restaurantes estiveram e estao cheios de gente que vive o clima de festa e de celebraçao.

Os jornais desaparecerem nas primeiras horas da manha. Todos queriam ler os detalhes do comunicado de ETA e a repercussao deste fato na sociedade vasca. A TV nao pára de mostrar imagens e fatos relacionados com a trégua.

O presidente Zapatero, em Bruxelas, na sede do Parlamento Europeu, recebeu o respaldo e o entusiasmo dos dirigentes dos demais países. Foram muitos aplausos. Ele agradeceu o apoio de todos e falou em cautela e em esperança. Já disse antes, em outros posts, e repito: gosto deste presidente. Ele é um homem sensível e sensato.

É muito legal ver e sentir a alegria deste povo com a possibilidade de paz. Mesmo com a cautela e a prudência solicitadas, soubemos que muitas pessoas já saíram à rua sem escoltas. Juízes, advogados, jornalistas, professores, que há muitos anos andavam com escolta, passearam livres pelas ruas.

Faltam 15 minutos para a 0 h. Vou sentar diante da TV e ver este momento histórico pela telinha. Depois, sairei para a rua para misturar-me com o povo desta terra e para sentir a alegria da paz. Depois de tantas e tantas mortes escabrosas, se aproxima o momento desejado e esperado por milhares de vascos. Enfim!!!!

Para Cidinha

Sou uma pessoa privilegiada, principalmente porque tenho um patrimônio especial: amigo(a)s. Sobre estes seres que nos acompanham nos bons e maus momentos da vida, só tenho boas palavras. Nada como ter amigo(a)s de fundamento!

Junto comigo, permanentemente, sinto vibrar o bom coraçao de uma grande amiga: Cidinha. Esta super pessoa está sempre ao meu lado, apesar da distância geográfica. Ela vibra com a minha alegria e sofre com as minhas dores. Ela enfrenta meus desafetos e abraça meus afetos. Seus emails atravessam o charco e me trazem carinho, incentivo e força, quase diariamente. Muitas vezes, quando eu desanimo - em meus caminhos e movimentos -, ela me dá a necessária sacudida e me coloca no eixo novamente. Tudo na medida certa - a medida de uma amizade verdadeira.

É ela quem me manda os CDs de música brasileira - às vezes, parece que eles vêm de jegue, porque demoram muito. Ou será a minha ansiedade? É ela quem me conta dos shows e festas da terrinha; é ela quem me dá os detalhes do cotidiano do Recife; é ela quem me diz o que eu tenho que fazer de papéis e de documentos; e é ela quem está sempre zelando pela minha alegria e tranquilidade. Quando estamos juntas, nao paramos nunca de conversar. Sempre temos mil coisas para falar. E rimos muito. Isso é o melhor: a sintonia. A solidariedade e a disponibilidade também matizam este elo que nos une.

O aniversário desta grande amiga é hoje, dia 24 de março. Este post é para agradecer e homenagear esta criatura tao especial! Queria estar no Brasil agora para poder dar um super abraço nela e dizer o quanto me sinto feliz e privilegiada por tê-la como amiga.

Cidinha, muitíssimas felicidades!!!! Esta orquídea é para ti. Com ela, vai o meu carinho, a minha admiraçao e a minha gratidao.

Beijos.

Livros baseados em blogs

No dia 3 de abril, entregar-se-á (que estranho usar esta forma verbal!) o Lulu Blooker Price, o primeiro prêmio literário para livros que se basearam em blogs. O nome Blooker é uma mistura de blog com book.

A entrega do prêmio será em Londres e o criador do mesmo é Bob Young, o fundador da companhia editorial independente Lulu.com, e presidente da empresa de Linux Red Hat.

O prêmio tem três categorias: ficçao, nao-ficçao e comédia. Os ganhadores receberao 4 mil euros.

quarta-feira, março 22, 2006

Trégua permanente?

O grupo terrorista ETA, do País Vasco, declarou trégua permanente. Para mim, trégua é algo provisório. Trégua permanente? Querem dizer, definitiva?

Zapatero, o presidente espanhol, recebeu a notícia com a devida prudência. Os familiares das vítimas do terrorismo de ETA estao alucinados. Em nenhum momento, este grupo pediu perdao pela quantidade de assassinatos cometidos e nem prometeu entregar armas e bombas. O que sabemos que o grupo pediu foi que o presidente do país desative as medidas repressivas e que solte os presos do ETA. Isso soa estranho - para mim, que sou estrangeira, e para muitos espanhóis.

Realmente é um momento delicado, que exige prudência e negociaçao. Hoje, uma boa parte dos espanhóis passou horas na frente da TV, pois esta é uma grande notícia neste lado do mundo. Desfilaram políticos, empresários, artistas e todos os segmentos da sociedade, na telinha da TV, dando sua opiniao sobre este momento histórico. Uns acreditam nas boas intençoes de ETA; outros, nao. Uns dizem que foi assim com o IRA; outros, dizem que é pura balela deste grupo. Os que dizem que é balela alegam que, em 1998, ETA declarou trégua indefinida e, logo depois, começou a soltar bombas e a matar novamente. Vamos ver o que acontece na sequência dos fatos e torcer para que o termo permanente queira dizer definitivo.

Cineastas espanhóis

Ontem, escrevi sobre a nova safra de diretores de cinema da Espanha. Faltou citar a Alex de la Iglesia e a Chus Gutierrez.

De repente, me dei conta que as mulheres têm um papel importante no mundo do cinema, neste país. ¡Chuli guay!

Li hoje no blog de Nora um comentário ótimo sobre o filme de Isabel Coixet, La vida secreta de las palabras. Também me senti impactada e tocada por este filme.

domingo, março 19, 2006

Iciar Bollaín

Iciar Bollaín, uma madrileña de 38 anos, dirigiu três filmes e conseguiu o respeito unânime da crítica. O reconhecimento por sua excelente direçao veio em 2004, quando ela recebeu o prêmio Goya de melhor diretora e melhor guionista, com o filme Te doy mis ojos - que fala sobre a violência doméstica. Agora, ela acaba de iniciar a rodagem de seu quarto filme: Mataharis. Seus outros dois filmes sao: Flores de otro mundo e Hola ¿estás sola?

**********************************************

O novo filme de Almodóvar, Volver, tem mantido cheias as salas de cinema. Ainda nao o vi, mas tô com o pé que é um leque...os comentários sao bem favoráveis.

Tenho visto muitos filmes espanhóis de qualidade, ultimamente. Dá para perceber que o cine espanhol está forte e robusto. Diretores como Alejandro Amenábar, Pedro Almodóvar, Montxo Armendariz, Isabel Coixet, Iciar Bollaín, Fernando Trueba, David Trueba, entre outros...imprimem uma vigorosa e típica tonalidade espanhola à sétima arte. Também é importante registrar que existem numerosas coproduçoes espanholas e argentinas que sao verdadeiras pérolas.