O Pensador
Li no BBC que reuniram em Londres mais de 200 obras de Rodin. Os ingleses, que apreciam muito este tipo de arte, devem estar maravilhados com as obras deste artista admirável.
Eu nao sou artista e nem sou especialista em arte. Sou uma pessoa comum, do povo, do mundo. Gosto de pintura, de música, de teatro, de cinema...mas nao sou grande conhecedora de nada. O que eu gosto é de sentir /viver o que mexe com meus sentidos. Às vezes, nem sei explicar porque gosto de determinada obra de arte ou porque nao gosto. Acho que funciono na intuiçao.
Sendo esta pessoa que descrevo, nunca tinha me ligado muito em escultura...até ficar com os olhos arregalados na frente das peças de Rodin! Conhecer suas obras foi uma aventura que ficou marcada em mim. Passei muitas horas olhando os detalhes impressionantes de seus trabalhos. Ver a beleza dos músculo, dos membros do corpo, das expressoes faciais, provocaram um impacto psicológico em mim. Senti que realmente fazia um passeio pelos sentidos. A verdade é que senti emoçao com a delicadeza das formas criadas por este artista!
Muitos dizem que as obras nao eram feitas só por Rodin, e que contavam com a colaboraçao de seus alunos - entre eles, Camille Claudel. Nao sei. O que sei é que reuniram peças indescritíveis no museu.
Mas nao só as esculturas ali reunidas valem a pena ser vistas. Vale a pena conhecer a beleza arquitetônica do museu, com seus dois edifícios e o maravilhoso jardim de 3 hectares, onde também encontramos suas obras. A beleza do jardim atrai alguns diretores de cinema, pois já foram rodados vários filmes neste espaço natural.
Para os viajantes, apreciadores de arte, e especialmente de escultura, o Museu Rodin é um passeio imperdível!
sábado, abril 08, 2006
Semana Santa
A Semana Santa espanhola é vivida com uma intensidade que impressiona. Eu, pelo menos, desconhecia a força e a dimensao dos ritos católicos neste período.
Em algumas cidades espanholas, as procissoes nao páram. Saem durante o dia e a noite. Sevilha é a cidade mais famosa pela exuberante mostra de religiosidade popular. Nesta época, a cidade recebe milhares de visitantes. Sua festa religiosa é conhecida desde o século XV.
Grande parte das confrarias da atualidade foram criadas nos séculos XV e XVI, mas elas começaram a surgir nos séculos XIII e XIV. Destas irmandades, as mais famosas sao as de Vera Cruz e a da Quinta Angústia da Virgem. Atualmente, em Sevilha, desfilam 57 irmandades diferentes.
As procissoes caracterizam-se por cortejos diferentes. As imágens e as figuras que os confrades carregam nos ombros; e as cores das vestimentas, sao diferentes para cada confraria. O que é comum sao os passos lentos e longos e os tambores, que enchem de emoçao, de beleza e de surpresa aos que assistem.
O ambiente de espiritualidade e de devoçao sao únicos. Nunca vi nada igual. Percebe-se o fervor das pessoas. A intensidade nao deixa ninguém indiferente. Uns, aplaudem; outros, choram; outros, ajoelham-se e rezam; outros, atiram pétalas de flores. É realmente uma experiência estranha, onde se vê o êxtase do misticismo coletivo.
A primeira vez que assisti a uma procissao, em Bilbao, fiquei muito tocada. Reconheço que senti inquietude com o que vi. Soube depois que, normalmente, as crianças nao participam das procissoes da noite, pelo medo que sentem. Perfeitamente compreensível. Aqueles homens de cara tapada, os que vao se torturando e batendo com espinhos nas costas até sangrar, os sons dos tambores...realmente impressiona!
E tem uma coisa que me choca um pouco nestas solenidades religiosas: o léxico. Existem umas palavras que soam fortes aos meus ouvidos, como: penitência, constriçao, purgatório, ritos penitenciarios. Também percebo que as imágens e figuras transportadas têm cara de muito sofrimento e dor.
Enfim, as diferenças culturais também ficam evidentes na Semana Santa. Escrevendo este texto me entrou a curiosidade de saber como este momento religioso é vivido em outros países.
Em algumas cidades espanholas, as procissoes nao páram. Saem durante o dia e a noite. Sevilha é a cidade mais famosa pela exuberante mostra de religiosidade popular. Nesta época, a cidade recebe milhares de visitantes. Sua festa religiosa é conhecida desde o século XV.
Grande parte das confrarias da atualidade foram criadas nos séculos XV e XVI, mas elas começaram a surgir nos séculos XIII e XIV. Destas irmandades, as mais famosas sao as de Vera Cruz e a da Quinta Angústia da Virgem. Atualmente, em Sevilha, desfilam 57 irmandades diferentes.
As procissoes caracterizam-se por cortejos diferentes. As imágens e as figuras que os confrades carregam nos ombros; e as cores das vestimentas, sao diferentes para cada confraria. O que é comum sao os passos lentos e longos e os tambores, que enchem de emoçao, de beleza e de surpresa aos que assistem.
O ambiente de espiritualidade e de devoçao sao únicos. Nunca vi nada igual. Percebe-se o fervor das pessoas. A intensidade nao deixa ninguém indiferente. Uns, aplaudem; outros, choram; outros, ajoelham-se e rezam; outros, atiram pétalas de flores. É realmente uma experiência estranha, onde se vê o êxtase do misticismo coletivo.
A primeira vez que assisti a uma procissao, em Bilbao, fiquei muito tocada. Reconheço que senti inquietude com o que vi. Soube depois que, normalmente, as crianças nao participam das procissoes da noite, pelo medo que sentem. Perfeitamente compreensível. Aqueles homens de cara tapada, os que vao se torturando e batendo com espinhos nas costas até sangrar, os sons dos tambores...realmente impressiona!
E tem uma coisa que me choca um pouco nestas solenidades religiosas: o léxico. Existem umas palavras que soam fortes aos meus ouvidos, como: penitência, constriçao, purgatório, ritos penitenciarios. Também percebo que as imágens e figuras transportadas têm cara de muito sofrimento e dor.
Enfim, as diferenças culturais também ficam evidentes na Semana Santa. Escrevendo este texto me entrou a curiosidade de saber como este momento religioso é vivido em outros países.
sexta-feira, abril 07, 2006
Alpinista por amor
Nao sei se dá para perceber bem, mas esta foto é curiosa. Duas mulheres passeavam por um dos montes do País Vasco, quando avistaram uma velhinha sentada no alto de uma pedra, usando seu celular. Elas estranharam o fato de uma senhora de idade ter conseguido subir naquela pedra. Entao, desceram de onde estavam e se dirigiram a ela. Ficaram sabendo que ela escalava a pedra uma vez por dia, porque era o único lugar onde encontrava cobertura para seu celular. O motivo: conversar com seu filho, que mora no sul da Espanha.
Volver, de Almodóvar
Para quem ainda nao viu o último filme de Almodóvar, Volver, recomendo que passem pelo blog de Nora Borges, uma recifense que vive na Espanha e que escreve divinamente. Seu texto é tao bonito como o filme.
quarta-feira, abril 05, 2006
Wiki x educaçao
Wiki é um novo instrumento ou uma nova tecnologia que permite que uma página web seja modificada de maneira coletiva quantas vezes queiramos. Qualquer pessoa pode aceder a um texto com tecnologia wiki e modificá-lo.
Da mesma forma que o blog, este é um instrumento de natureza social - interativo, participativo, colaborativo, democrático -, onde ocorre uma construçao conjunta de textos, de idéias e de conhecimentos.
A diferença existente entre blog e wiki é que o blog é formado por idéias, conceitos, pensamentos, elocubraçoes, conclusoes... de uma única pessoa - ou de pessoas autorizadas por esta, para entrar e publicar no espaço criado. Embora conte com uma área para comentários, o acesso ao blog é restrito. Os leitores nao podem modificar o texto.
Já o wiki permite o aceso de qualquer pessoa. Podemos desenvolver uma idéia, explicar um conceito, contar uma história e, depois, qualquer pessoa pode entrar e modificar o nosso texto - assim como outros podem modificar o texto modificado. O bom é que o wiki sempre armazena a versao original e as modificaçoes. Evidentemente, este texto pode ter diferentes seçoes, formatos, enfoques....com responsabilidades divididas ou compartidas. Tudo depende do tipo de texto que se pretende construir - pode ser um jornal, um relatório, um diário...
Segundo o professor Lorenzo García Aretio, quando se usa o wiki na educaçao, deve-se chamá-lo de eduwiki.
Este novo instrumento passa a ter um papel importante na área educativa. Por exemplo: um professor dá uma bibliografia aos alunos em relaçao a qualquer tema da disciplina ou do interesse particular dos alunos, e orienta os mesmos sobre os objetivos, as características e o nível desejado do trabalho colaborativo. A criaçao/elaboraçao do texto coletivo, passando pelas fontes principais relacionadas com o tema, vai promover a reflexao intra e interpessoal, facilitando a aprendizagem individual e coletiva. Esta construçao multidigital - resultado de distintas reflexoes - facilita, também, a avaliaçao. Fica fácil para o(a) professor (a) acompanhar o processo e fazer uma boa avaliaçao da aprendizagem individual e do progresso de todos.
Outro aspecto positivo do wiki é que este instrumento nao possui fronteiras geográficas e institucionais, da mesma forma que o blog, o chat, o forum...e isso facilita seu uso por qualquer pessoa da comunidade educativa. Além dos alunos, também os professores e os gestores podem participar ativamente de trabalhos relacionados com investigaçao, docência, gestao, elaboraçao de materiais, etc..., que ultrapassem as fronteiras da instituiçao.
Finalizando, ainda nao sei se devemos chamar o wiki de ferramenta, de instrumento ou de tecnologia, mas o que sei é que esta criaçao facilita o uso democrático da rede e contribui para a socializaçao e para o avanço nos níveis de conhecimento dos participantes.
Da mesma forma que o blog, este é um instrumento de natureza social - interativo, participativo, colaborativo, democrático -, onde ocorre uma construçao conjunta de textos, de idéias e de conhecimentos.
A diferença existente entre blog e wiki é que o blog é formado por idéias, conceitos, pensamentos, elocubraçoes, conclusoes... de uma única pessoa - ou de pessoas autorizadas por esta, para entrar e publicar no espaço criado. Embora conte com uma área para comentários, o acesso ao blog é restrito. Os leitores nao podem modificar o texto.
Já o wiki permite o aceso de qualquer pessoa. Podemos desenvolver uma idéia, explicar um conceito, contar uma história e, depois, qualquer pessoa pode entrar e modificar o nosso texto - assim como outros podem modificar o texto modificado. O bom é que o wiki sempre armazena a versao original e as modificaçoes. Evidentemente, este texto pode ter diferentes seçoes, formatos, enfoques....com responsabilidades divididas ou compartidas. Tudo depende do tipo de texto que se pretende construir - pode ser um jornal, um relatório, um diário...
Segundo o professor Lorenzo García Aretio, quando se usa o wiki na educaçao, deve-se chamá-lo de eduwiki.
Este novo instrumento passa a ter um papel importante na área educativa. Por exemplo: um professor dá uma bibliografia aos alunos em relaçao a qualquer tema da disciplina ou do interesse particular dos alunos, e orienta os mesmos sobre os objetivos, as características e o nível desejado do trabalho colaborativo. A criaçao/elaboraçao do texto coletivo, passando pelas fontes principais relacionadas com o tema, vai promover a reflexao intra e interpessoal, facilitando a aprendizagem individual e coletiva. Esta construçao multidigital - resultado de distintas reflexoes - facilita, também, a avaliaçao. Fica fácil para o(a) professor (a) acompanhar o processo e fazer uma boa avaliaçao da aprendizagem individual e do progresso de todos.
Outro aspecto positivo do wiki é que este instrumento nao possui fronteiras geográficas e institucionais, da mesma forma que o blog, o chat, o forum...e isso facilita seu uso por qualquer pessoa da comunidade educativa. Além dos alunos, também os professores e os gestores podem participar ativamente de trabalhos relacionados com investigaçao, docência, gestao, elaboraçao de materiais, etc..., que ultrapassem as fronteiras da instituiçao.
Finalizando, ainda nao sei se devemos chamar o wiki de ferramenta, de instrumento ou de tecnologia, mas o que sei é que esta criaçao facilita o uso democrático da rede e contribui para a socializaçao e para o avanço nos níveis de conhecimento dos participantes.
Ander Torre Orbezua
Ontem, nasceu o mais novo membro da minha tribo espanhola, Ander, filho de Gabriel e Naia. Um menino precioso! Saudável e bem nutrido. Todos vibramos por seu nascimento.
Já perdi a conta de quantos sobrinhos vi nascer. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimentos das crianças sempre me causou muito prazer. Aprecio muitíssimo ver como elas vao coordenando os pensamentos e os movimentos. Depois, como vao se transformando, pouco a pouco, com a aquisiçao de novos valores/comportamentos - onde as idiossincracias ficam evidentes. Enfim, entender estas criaturinhas é muito interessante e prazeiroso!
Para os que nascem agora, como Ander, estou estreando uma nova categoria: a de tia-avó. Bem-vindo, Ander! Desejo que cresças feliz!
terça-feira, abril 04, 2006
Nossa mestra
Bahhhh...agora fiquei com medo e cheia de pudor literário. Soube que Sineide, uma amiga do Recife, irma da Grace (minha cunhada), lê o meu blog. Sineide é a pessoa - das que eu conheço - que mais domina a nossa língua. E ela nao é professora de português! É auditora. Mas sabe português como ninguém. Dá show! Qualquer dúvida, ligamos para ela, que, sem pestanejar, dá a resposta correta no ato. Ela é a mestra de muita gente do Recife! Além das letras e dos números, ela também é mestra na culinária. Enfim, uma artista de múltiplos talentos.
Sineide, por favor, perdoa os equívocos ortográficos e de concordância, tá? Vou tentar melhorar. Beijos.
Sineide, por favor, perdoa os equívocos ortográficos e de concordância, tá? Vou tentar melhorar. Beijos.
domingo, abril 02, 2006
Modernidades japonesas
Encontrei esta foto no blog de Kirai, que vive no Japao, e trouxe para cá porque achei curioso. É um estacionamento para cachorros. Nao sei se os japoneses sao mais obsessivos ou mais civilizados.
Outra vez, a primavera
A primavera está brotando neste continente. O clima ameno - de luz e de flores - parece que abre um pouco mais este povo um tanto fechado. As calles estao cheias de gente. As pessoas saem para passear e curtir o bom tempo. Há poucos dias, as árvores nao tinham folhas e nem flores. Agora, as folhas estao verdinhas (verde novo) e as flores estao brotando. Vixiiiiii, que bonito!
As fotos nao sao minhas. Sao de 20minutos, que faz um monográfico sobre esta estaçao do ano.
Passeata pela paz
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