quinta-feira, novembro 09, 2006

Estátuas humanas


As estátuas humanas me fascinam. Os artistas levam um tempao preparando sua performance e, depois, ficam muitas horas rígidos, na mesma posiçao. Alguns sao maravilhosos! O que encontrei hoje, no centro da cidade, me pareceu genial. Sua roupa, seu cabelo, sua gravata, seu guarda-chuva, sua postura...é de quem vai andando firme e decididamente contra o vento. Adorei! Quando fui fotografá-lo de frente, ele deu um sorriso e moveu a mao para acenar para mim. Mas nao mudou a posiçao dos pés. Com estes artistas, e com os músicos também, sinto prazer em dividir a minha pobreza. Sempre coloco umas moedas em suas caixinhas.

La Virgen de la Almudena


Hoje é feriado em Madrid. Dia da Virgem de Almudena, santa protetora da cidade.
Depois de vários dias de chuvas, a cidade amanheceu com um sol fantástico e parece que todos tiveram o mesmo impulso: sair para as ruas. Madrid estava repleta de gente por todos os cantos.
Eu fui ver a procissao da Virgem - desconhecida para mim. Eu e milhares de pessoas. Nao sou religiosa, mas tenho enorme curiosidade pelos ritos e cerimônias.
Depois de alguns minutos de espera, ela chegou. Linda! Uma imagem de cor morena, com expressao jovem e aberta, sem a amargura, tristeza ou sofrimento das outras imagens de santas/virgens.
Nao sei explicar bem, mas, normalmente, as santas têm cara dor ou sofrimento. Esta imagem, nao. Claro que nao era uma imagem sorridente e de gandaia, mas era mais leve e serena que as outras. Eu, na calçada, caminhava devagarinho, acompanhando a imagem, fotografando e observando o fervor das pessoas. Interessante. Simpatizei com a Almudena.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Visita a Bilbao


Estive em Bilbao rapidamente. Depois de almoçar, saímos para uma caminhada à beira do Rio Nervión - Josu, Ana, Marisol e eu. Maravilhoso! A companhia deles, o vento friozinho e a paisagem me deliciaram! Pude perceber em mim a saudade do tempo tranquilo e harmônico que vivi naquela cidade e com aquelas pessoas. Entendi que posso viver em qualquer parte do mundo, que eles permanecerao em minha vida e comigo. Tri-bom!!!!

Fraterno cuidado

Recebi o seguinte email do meu irmao, Jayme, hoje:
Magrinha, soube q tá chovendo muito na espanha. tu te abriga. não sai na chuva nem te molha. leva sombrinha e galochas p nao molhar os pés. sempre de carpin ok? bjs. j
Este irmao tem 54 anos e eu 49. Somamos 103 anos de muita vida e experiência, mas ele ainda me dá a mao para atravessar as ruas. Já briguei muito por seus exageros, mas desisti. Hoje, me rio e aprecio seus cuidados. Gracias, brother!

domingo, novembro 05, 2006

Minhas manias

Respondendo ao convite do Sean - que convite! -, revelo minhas super manias aqui:

1. nao durmo sem ver se as portas e janelas da casa estao fechadas.
2. coloco os sapatos e roupas virados para o mesmo lado.
3. quando conecto o computador, tenho uma ordem para percorrer meus caminhos no ciberespaço.
4. nao saio de dentro de casa sem tomar banho antes.
5. sempre que me distraio, aliso e puxo os fios de cabelo.

Neurose em estado puro!

Convido o Pablo e a Anlene para publicarem suas manias tb.