sexta-feira, julho 28, 2006

Blog cheio

Parece que meu blog encheu de tantos textos, fotos e videos. Vou deletar. Aproveito para tirar férias. Abraços a todo(a)s.

segunda-feira, julho 24, 2006

Miriam Makeba, a Mama África

Impossível esquecer de Miriam Makeba e sua famosa Patapata. No Brasil, ela apareceu na época dos festivais da Record, por volta de 66/67, e mexeu com a alma africana dos brasileiros. Miriam Makeba é um dos grandes tesouros musicais da África.

Como ela foi uma participante ativa dos movimentos pela libertaçao e pelos direitos humanos, em 1963, depois de um acalorado discurso contra o apartheid, nas Naçoes Unidas, ela teve que sair de seu país natal, África do Sul. Mesmo no exílio, ela nunca parou de lutar e de cantar. Makeba só pôde regressar à África, em 1990. Enquanto isso, ela cantava com músicos como Harry Belafonte, Dizzy Gillespie, Dinah Washington, Duke Ellington, Miles Davis e, especialmente, com Paul Simon. Seu disco "Homeland" é muito legal, e recebeu o Grammy de Melhor Álbum de Música do Mundo.

Recentemente, Miriam Makeba veio à Espanha, mas sua apresentaçao foi em Cartagena - um pouco longe para mim. Com 75 anos, a legendária cantora - conhecida como Mamá África - mostrou que sua voz continua poderosa. Na noite de Cartagena, ela subiu ao cenário e arrasou!!!

domingo, julho 23, 2006

A formatura de Rodrigo


Um dos motivos da minha ida ao Brasil é a formatura de Rodrigo, que acontecerá no dia 14 de agosto. Ele termina o curso de Direito e eu quero estar ao seu lado neste momento.

O Rodrigo é um dos amores da minha vida. Eu o conheci quando ele tinha menos de 1 ano; agora, tem 24. Transformou-se em um bom homem em todos os sentidos. Um homem de bem e do bem! Um homem lindo!

Nestes 6 anos que estou fora do Brasil, ele fez todas as gestoes administrativas e burocráticas que eu necessitei. Deu mil voltas para mim, dentro do Recife. Um apoio fundamental! Nunca cansarei de agradecer sua boa vontade, disponibilidade e interesse.

Quando pequeno, Rodrigo nao queria estudar de jeito nenhum. Eu vivia atrás dele perguntando sobre os fatos históricos, sobre a geografia, a matemática, o português...e nao havia jeito dele querer estudar. Fora da escola, ele era o menino mais inteligente e brilhante que eu conhecia. Para ele, o contexto escolar significava um ambiente propício para brincar e fazer amigos. O resto era chateaçao. Ele era um menino bastante carismático, que fazia amizades com facilidade, mas nao se concentrava em nada que exigisse estudos. Por conta disso, fez terapias, acrobacias, pirotecnias....e todos os exames finais!!! Nao se sabe bem como e nem porquê, mas, nestes exames finais, ele sempre conseguia a nota que necessitava. Em uma ocasiao, ele necessitava tirar 9,5 em matemática para ser aprovado. Estudamos durante duas semana, ele e eu. Ele tirou 10! O guri era poderoso! Conseguia tudo o que realmente queria. Até hoje ele é assim. Possui determinaçao, persistência e objetividade - capacidades/talentos invejáveis.

Esta história de nao gostar de estudar se repetiu até ele entrar na faculdade. Primeiro, ele tentou Administraçao de Empresas. Nao gostou. Depois, entrou no curso de Direito. Neste momento de sua vida, o bloqueio educativo desapareceu. Houve uma transformaçao impressionante. Ele amadureceu, cresceu, desabrochou, e resolveu estudar tudo o que nao tinha estudado antes. E estudou pra valer! Rodrigo foi um dos meninos mais estudiosos e interessados de seu curso. Estudava à noite, em fins de semanas, em feriados...era inacreditável! Na metade do curso, ele já dava consultorias a todos nós. Perguntávamos qualquer coisa de leis e ele dava explicaçoes super bem fundamentadas sobre o tema em questao. Curti muito esta transformaçao. À distância, eu acompanhava seu progresso e me entusiasmava com sua alegria e disposiçao. Eu o sentia feliz com sua vida, com sua namorada e com seu curso.

Parabéns, Rodrigo!!! Faco questao de me juntar aos demais participantes/membros da tua vida, para celebrar este momento. Qualquer que sejam os teus caminhos futuros, desejo que tenhas muito sucesso e que consigas a realizacao de teus sonhos!!!

Tambem quero parabenizar Lucinha, a valente mae de Rodrigo. Ela foi mais obstinada que ele e nunca permitiu que seu filho parasse de estudar. Ela acreditou, insistiu e conseguiu que ele despertasse para os estudos, mesmo tendo que se enfrentar a centenas de brigas e de desentendimentos. Ela o fez, corajosamente, decidida a construir um futuro digno para seu filho. Este diploma tem muito de sua perseveranca, de seu suor e de suas lágrimas.

Rodrigo, com Lucinha e com seu irmao, Renato - que é outro amor da minha vida.

E que ninguém me peça para nao chorar no dia 14! Ao escrever este texto, as lágrimas vao rolando por minhas faces. A idade faz a gente ficar mais mole ou as emoçoes brotam com mais verdade.

O fim do Líbano

Que difícil assistir à TV e ver a dizimacao dos civis e, principalmente, das crianças libanesas! Nao suporto mais ver o sofrimento desta gente, e nao sei o que fazer.

Neste momento, ouvia um médico libanês, desesperado, que gritava diante das câmeras de TV. Ele dizia que os alvos israelenses sao os carros agora e, consequentemente, os civis. Hoje pela manha ingressaram mais de 40 pessoas na unidade que está a seus cuidados. Apareciam crianças despedaçadas. Escabroso! Ele afirmava, num tom de evidente indignaçao, que os morteiros tinham alguma coisa estranha e diferente, pois as pessoas chegavam com os ossos queimados, e com a pele intacta. Deve ser o jogo limpo de Israel.

Se os militares querem se matar, que se matem! Os civis nao têm nada a ver com a guerra provocada por homens-meninos caprichosos, com seus joguinhos bélicos cada vez mais perigosos. As Naçoes Unidas têm que impedir este massacre! Para que serve a ONU? Onde está a ONU? Quantas pessoas têm que morrer antes que se tomem medidas efetivas? Que barbaridade! Num momento em que só se fala em globalizaçao, na rapidez das comunicaçoes, na velocidade das transformaçoes, etc...este organismo está semi-parado, sem tomar as medidas necessárias para promover a segurança dos civis e de seus direitos humanos. Surpreendente!