Sempre manifestei minha alegria pela política de imigraçao do presidente Zapatero. Nao sou a única, evidentemente. Mas, em contrapartida, uma boa parte da sociedade espanhola renega estas criaturas. Tem muito espanhol que nao tolera imigrantes e que atribui a eles todas as desgraças sociais da atualidade. E, claro, isso nao é bom para ninguém.
A Alemanha e a França criticaram e continuam criticando duramente a política imigratória da Espanha. Agora, eles apoiam suas críticas na crescente onda de violência e de assaltos que este país vem sofrendo. Neste sentido, a naçao espanhola desconhecia a fúria e a beligerância das máfias do leste - principalmente - que causaram pânico e alvoroço nas últimas semanas. Em dois ou três meses, a situaçao alcançou níveis de brutalidade nunca vistos/vividos.
Neste momento, a Espanha está cheia de romenos, búlgaros, albanos-kosovares e outros imigrantes do Leste. Muitos deles viveram a guerra balcânica. As atrocidades desta guerra ficaram marcadas em todos que praticaram e sofreram crimes tao absurdos. Muitos dos imigrantes - muitos! - sao militares fugitivos, especializados em bombas e em outras maravilhas destas. É a dura realidade. Nos últimos meses, a situaçao tornou-se caótica. Começaram a acontecer assaltos de uma violência impressionante, com bombas e armas de exército, usadas para derrubar muros e portas. Um assalto atrás do outro. O alarme social é impressionante. O pânico se espalhou pelo país.
As notícias estampadas nos jornais atribuem a violência extrema às máfias do leste; e os assaltos com menos violência - como os de ruas e os seqüestros - às quadrilhas organizadas da América do Sul. Com isso, é normal que os imigrantes sejam vistos com olhos atravessados. O medo provoca a rejeiçao e a generalizaçao dos fatos. Este é o lado obscuro da imigraçao. É evidente que, no meio destes imigrantes, existe muita gente boa, que nao tem nada a ver com a insensatez dos assaltos praticados. Mas a sociedade espanhola enfrenta um momento de medos e incertezas, onde a política de Zapatero está sendo bastante criticada.
Um jornal de Madrid publicou uma conversa telefônica entre um albano-kosovar que estava na Espanha e outro que estava em sua terra. O primeiro dizia ao outro que viesse logo para a Espanha, porque aqui a polícia nao fazia nada e eles eram completamente livres para fazer o que quisessem. A verdade é que a polícia daqui nao estava preparada para o desmantelo que eles produziram recentemente e para a organizaçao militar destes imigrantes.
Tomara que o governo encontre uma saída eficaz para a situaçao atual e, principalmente, tomara que a xenofobia da Alemanha e da França nao endureça o coraçao dos espanhóis que se mostram sensíveis ao drama dos imigrantes! Nao se pode generalizar e pensar que todos os imigrantes sao criminosos e de má índole. A generalizaçao é um perigo.
A Espanha atravessa um mau momento em relaçao à imigraçao, mas vamos torcer para que tudo volte à normalidade e que a abertura e a disponibilidade em relaçao aos menos favorecidos continuem sendo possível.
terça-feira, junho 06, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Here are some links that I believe will be interested
Great site lots of usefull infomation here.
»
Enviar um comentário