Para os brasileiros, ganhar a Copa do Mundo representa a afirmaçao da identidade nacional. O orgulho nacional é o futebol e seus craques. Perder a Copa representa um duro golpe na auto-estima do povo. Assim, os ídolos devem ser crucificados. Só depois da crucificaçao a vida poderá voltar à normalidade.
Após ver milhares de rostos banhados em lágrimas, em todos os jornais, revistas e televisoes do mundo, me pergunto: por que os brasileiro nao transformam seu orgulho nacional? Por que o orgulho nacional nao é a educaçao? Por que o Brasil perde de goleada neste aspecto super relevante, e ninguém chora?
As mesmas pessoas que nao aceitam perder a Copa, aceitam a má qualidade da educaçao do Brasil. Nao existem gritos, lágrimas e estados de estupefaçao quando se trata da mola propulsora do desenvolvimento. Por que????? Se as famílias tivessem a mesma indignaçao com a educaçao que têm com as derrotas do futebol, nosso país já teria um sistema educativo exitoso.
Li um informe interessante de Milu Villela, da Unesco, onde ela sugeria que o Brasil tentasse rivalizar com a França, Itália, Alemanha e, inclusive, com a Argentina e a Costa Rica, no que se refere à educaçao. Segundo ela, na educaçao básica, os brasileiros têm 4,9 anos de estudos; os argentinos têm 8,8; os costariquenhos têm 6,1; e os norte-americanos têm 12, 1. Os números impressionam!
Outro dado relevante que esta autora fornece é que a Coréia do Sul, um país inexpressivo no futebol, deu um salto importante no que tange à educaçao - 82% de sua populaçao estudantil alcança a universidade e entre os coreanos já nao existe o analfabetismo. Isso em 40 anos de investimento em educaçao. É a correlaçao existente entre educaçao e desenvolvimento. Sao as 4 décadas que eu reivindico sem parar para o nosso país. Quatro décadas de investimento real em educaçao nos colocará, inevitavelmente, em outro patamar de desenvolvimento. Sem dúvidas! É matemático.
Tristemente, os resultados do Brasil no aspecto escolar nao têm a mesma exuberância dos que apresenta ou apresentou no futebol. E é terrível perceber que as vozes que se levantam para gritar esta injustiça social nao sao ouvidas. Os protestos pela má qualidade do ensino-aprendizagem nao alcançam seus objetivos. Para os brasileiros, o mais importante é ter os filhos matriculados nas escolas - sejam públicas ou privadas. A qualidade é um fator secundário e pouco relevante. Mas a qualidade do futebol é uma questao nacional. As famílias se levantam em uníssono para o grito de gol... ou para a crucificaçao dos jogadores pela falta de gols.
A louca euforia futebolística contrasta gravemente com a postura pouca atenta ou pouco exigente com os rumos da educaçao. Esta percepçao do que é orgulho nacional nos afasta do desenvolvimento que merecemos - porque nós merecemos um país em desenvolvimento real!
Está na hora de ver que os resultados da Copa nao mudam nada no cenário do Brasil, mas os resultados de um investimento na educaçao podem nos levar por melhores caminhos - para todos! Está na hora de deixar a postura cômoda/fatalista de que só os governos podem mudar os rumos do país. A participaçao de todos num projeto nacional de educaçao é o que pode fazer deste país um campeao.
segunda-feira, julho 10, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Parabéns pelo teu texto tão maravilhosamente escrito. Ele merece estar nas páginas dos grandes jornais de circulação desse nosso país. Assim, talvez as pessoas notassem que todo o investimento no futebol é revertido somente para os craques e os "cartolas", enquanto que no conhecimento é para a sociedade. Pura lógica!!!
Um abraço
magrinha, to com vontade de te lançar candidata ... Thelma para presidente...
I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»
Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it clomid c imprint conceive girl clomid Clomid and cycle day 1 Acne natural treatments uk http://www.dance-team-0.info/Edmonton-alberta-hockey-equipment-sale.html
Enviar um comentário