domingo, agosto 20, 2006

Francisco Brennand

Umas das visitas indispensáveis para quem vem conhecer o Recife é a Oficina do Brennand. É realmente imperdível! Eu aconselho e re-aconselho.

Francisco Brennand é um artista único. Ele construiu um mundo próprio nas ruínas de uma cerâmica semi-abandonada, de propriedade de sua família. A Cerâmica São João, que produzia telhas e tijolos, tinha sido desativada em 1945 e, numa visita sua a este espaço, que possui muitas árvores e enormes galpões, Brennand visualizou a possibilidade de instalar seu atelier ali.

Agora, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu. Cerca de 2000 peças estão em exposição permanente nos enormes jardins do lugar. Ali, encontramos esculturas, murais, painéis, objetos decorativos, ladrilhos... É lindo demais!!! Parece que estamos em outro tempo/espaço.

Comentam que a obra de Brennand é bastante erótica, mas Olivio Tavares a define assim: “A rigor, é incorreto dizer que a obra de Brennand seja erótica: erótico é o que induz à excitação e ao prazer. Aqui há uma sexualidade sem pudores, que tem ao mesmo tempo algo de primitivo, de cruel e de inevitável”.

Enfim, este espaço de arte toca o coração! E o melhor de tudo é que o artista está sempre por lá, andando no meio de suas obras, com sua barba branca, sua bengala e seus óculos charmosos. Ele, Francisco Brennand, é uma pessoa especial e seu talento é de louvar!

Quem puder visitar a oficina de Brennand não vai se arrepender, porque é realmente emocionante. E tem muito recifense/brasileiro que nem sabe que este lugar existe. A visitação é mais de estrangeiros que de brasileiros. É uma pena que não prestigiemos um artista assim.

9 comentários:

Anónimo disse...

Esse é um lugar imperdível, assim como o Instituto Ricardo Brennand.Essa família bota pra quebrar na qualidade!
Sempre levo minhas visitas pra esses dois belos lugares, além das nossas praias e do Alto da Sé, que tem uma vista belíssima do mar e do Recife ao fundo. Isso só pra citar alguns atrativos da nossa terra boa.
Os gaúchos e gaúchas estão convidadíssimos pra esses belos passeios.

Telejornalismo Fabico disse...

*


esse gaúcho aqui aceita o convite de bom grado.


*

Zeca La-Rocca disse...

Até hj não acredtio q estive no Recife e não fui visitar Brennand!
A turma com quem eu estava viajando não tinha interesse e eu perdi na votação do passeio...
lástima...

Marcia disse...

eu só consegui ver os jardins, estava fechado.
fiquei realmente impressionada.

ora, Thelma, "dizem" que é erótico.
éééééééé erótico. ponto.
ele só pensa naquilo, e faz aquelas coisas gigantescas pensando naquilo.

:P

Tania Velázquez disse...

Ano passado tive oportunidade de ver uma exposição de Brennand. Maravilhosa!
Foi no Museu Oscar Nyemeyer.

Anónimo disse...

Consegui ver quase tudo e amei sias escuturas.
só nao consegui lhe ver no dia em que fui,seria um orgulho e prazer.
Bjus!

Edvane disse...

Foi maravilhoso ter conhecido o Instituto Ricardo Brennand. O lugar é maravilhoso, parece um paraíso e melhor ainda foi ter tirado foto com ele.

Edvane disse...

Foi maravilhoso ter conhecido o Instituto Ricardo Brennand. O lugar é maravilhoso, parece um paraíso e melhor ainda foi ter tirado foto com ele Ricardo Brennad.

Edvane disse...

Foi maravilhoso ter conhecido o Instituto Ricardo Brennand. O lugar é maravilhoso, parece um paraíso e melhor ainda foi ter tirado foto com ele Ricardo Brennand.