domingo, abril 16, 2006

O integrismo católico


Domingo de Páscoa e o Papa na TV. Fico olhando atentamente a figura deste senhor. Penso em seus atos recentes. Ele, devagarinho, vai empurrando o pêndulo histórico-religioso para a extrema direita.

Os jornais noticiam uma discreta perseguiçao aos seguidores da Teologia da Libertaçao. Para o Papa, estes chegaram longe demais em sua aproximaçao marxista. Religiosos franciscanos, dominicanos e jesuítas - ala que foi considerada mais progressista ou vanguardista da Igreja - que trabalham e tentam organizar as comunidades mais pobres, em países subdesenvolvidos, estao sendo substituídos pelos fiéis seguidores da política de Ratzinger. Época dura para os progressitas! Os pobres já nao interessam à Igreja Católica. Eles nao têm poder. Agora, a Igreja Católica se volta para as elites da sociedade, através de movimentos como o Opus Dei e Legionários de Cristo, que representam o integrismo católico e que ganham terreno rapidamente no ocidente religioso. Esta aproximaçao começou no reinado de Joao Paulo II e vai-se acentuando nitidamente no reinado de Ratzinger. Os novos exércitos do Papa circulam nas esferas mais altas da sociedade e é justamente aí que está o perigo. Os ricos, sim, têm o poder.

Infelizmente, a Espanha é um dos países que melhor acolhe estes dois movimentos, depois da Itália. Através de bons colégios e de faculdades, os adeptos do Opus Dei e dos Legionários de Cristo penetram e atuam na sociedade de forma inequívoca. Cada dia se tem mais notícias destes movimentos e das personalidades que participam ativamente neles. Aqui, eles ocupam cargos importantíssimos na direita conservadora e pensam em recristianizar o mundo, dentro de sua visao totalitária. Como dizem os espanhóis, ¡Joder! Até onde eles conseguirao avançar? Até onde irá o integrismo católico?

Vale a pena ler o blog do meu amigo Sean, que escreveu hoje sobre a nova provocaçao do acidente à civilizaçao muçulmana. E a provocaçao partiu de uma revista chamada Studi Cattolici (do movimento Opus Dei). É triiiiiiiste! Nao querem deixar os muçulmanos em paz. Cutucam de todos os lados, para, depois, pousarem de pobres vítimas dos barbudos. Os fanáticos sao eles.

Um alemao famoso já provocou milhoes de mortes de judeus inocentes. É mais que desejável que o pontíficie alemao se esforce por promover a paz e a serenidade entre os povos e culturas. Isso é o desejável, mas nao sabemos o que vai acontecer - ou sabemos.

Penso que personalidades como Ratzinger, Bush, Sharon...nao conseguem ter uma visao holística das situaçoes que se apresentam. Eles defendem cegamente um lado, apenas. A minha esperança repousa no fato lógico de que eles passarao, um dia. E, como o mundo é dinâmico, o pêndulo histórico voltará a mover-se em sentido inverso.

8 comentários:

Anónimo disse...

eles passarão, eu passarinho.
quintanando.

e passando pra ver as horas. piu.

Telejornalismo Fabico disse...

*


vem cá, não era pra ser tudo diferente nessa era de Aquário?

pô, me enganaram.

e eu que achei que ainda ia acabar como no final do Hair, do Milos Forman: cercado de amigos num mundo mais igual e humano.

acho que vou comprar rapidinho uma tapera no meio do mato.



*

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » » »

Anónimo disse...

va a um pais muçulmano e critique a qualquer das duas correntes do islamismo e permaneça com a cabeça
ligada ao tronco.