Os desfiles sao um sucesso! Há alguns meses, a Daspu teve sua participaçao vetada no Rio Fashion Week. Deste modo, promoveu um desfile paralelo. Toda a produçao terminou em dois dias. Tinha mais gente vendo o desfile da Daspu que assitindo ao desfile de Giselle Bündchen.
A Daspu foi criada pela ONG DAVIDA, que presta assistência às prostitutas através de campanhas de prevençao de enfermidades de transmissao sexual e que defende ativamente os direitos das mulheres que exercem a prostituiçao. Sao 22 prostitutas que trabalham na confecçao de roupas e os resultados das vendas vao para a ONG - que financiou a idéia. Foi complicado encontrar recursos porque as empresas nao querem ter sua imagem associada à prostituiçao.
A responsável pela ONG e pela Daspu é Gabriela Silva Leite, uma ex-estudante de Sociologia, de família católica e conservadora, que, em seus tempos de faculdade, dedicou-se à prostituiçao. "Para mim, esta opçao, além de conveniente, porque em duas noites ganhava o salário de um mês, era uma forma de sair do discurso e entrar na prática da revoluçao dos costumes", ela explica. Hoje, com 55 anos, ela luta para que a prostituiçao seja reconhecida como profissao, com os mesmos direitos de outra profissao qualquer. E nada mais justo!
DAVIDA e DASPU sao iniciativas sérias, inteligentes e criativas que tentam organizar este coletivo tao desprezado pela hipocrisia da sociedade.
(a foto foi tirada do El País de hoje, dia 05.09.2006)
3 comentários:
A "DASPU" em Paris!? que chic!
to loco por uma camiseta...
Tu não tens idéia qndo foi lançada aqui: a DASLU tentou de tudo p vetar a marca...
Thelma.... deixa q eu tento aqui conseguir umas camisetas p nós! sei q tem fila... desde q foi lançada a marca q fui atrás...mas nada. continuarei tentando.
bjos
Amiable brief and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.
Enviar um comentário