sábado, janeiro 13, 2007

A cidadania se manifestou


As ruas estavam impressionantemente cheias. Milhares e milhares de pessoas exigiam o fim da violência e do terrorismo. O sentimento comum era de repulsa pela loucura, irresponsabilidade e fanatismo do ETA, que rompeu a trégua com o governo sem avisar, e somou duas mortes mais em seu vasto currículo criminal. Atitude de covardes!
Os gritos de PAZ ressoaram forte, muito forte, da Castellana até a Porta de Alcalá. Foi uma manifestaçao bem veemente e que contou com pessoas de todas as idades, que gritavam em uníssono seu desejo de paz e do fim do terrorismo. A uniao de forças individuais foi emocionante. O resultado foi uma energia de arrepiar, que realmente contagiou a todos.
E onde estavam os políticos da direita? Provavelmente em casa, na frente da TV, arrependidos de nao terem participado de um movimento tao expressivo da cidadania. E onde estava a Igreja, esta instituiçao que se diz de todos e para todos, e que cobra tanto protagonismo no cenário social, cultural e político deste país? Provavelmente a Igreja contava o dízimo e preparava sua retórica sofista, que já nao convence ninguém.
Está claro que ETA nao tem mais sentido há muitíssimos anos - desde o momento em que se afastou de objetivos políticos mais aceitáveis para começar a matar por matar - incluindo crianças em seus alvos. Isso nunca foi política e os fins nao justificam os meios.
Hoje, ETA é composto por jovens que parecem nao ter ultrapassado a fase do egocentrismo infantil e que insistem em acreditar numa fábula pessoal de heroismo, revoluçao e independencia, com direito a detonar quem atravesse seus caminhos - como a birra das crianças. Podipará! O mundo necessita de visoes/açoes convergentes, cooperativas e solidárias, e nao de movimentos bélico-separatistas desta natureza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Thelma, lindo teu artigo. Tuas palavras têm a força capaz de me levar a estar com vcs nesta manifestação. Solto também minha voz de PAZ. Aí, aqui e em todos os cantos de nosso planeta e em todas as células do ser de todos os humanos.

Luiz Felipe Botelho disse...

Fiquei muito tocado com essas imagens, Thelma.
Admiro esse nível de consciência cidadã que leva tantas pessoas à rua em nome do bem estar de todos.
Às vezes nos acho um tanto apáticos - ou, senão, silenciosos - diante de algumas coisas que acontecem por aqui, como a própria violência urbana, por exemplo.
Bj.

Telejornalismo Fabico disse...

*


a diretia e a igreja, a igreja e a direita tem mais é que ficar longfe disso tudo.
deixar claro que têm interesses que não são da maior parte dos cidadãos.
que o povo sempre se manifeste e exija o que tem de direito.
essa espontandeidade é um dos espetáculos mais lindo de se ver.


- por alguma razão, já há bastante tempo, sempre que abro teu blog meu navegador diz que houve erro e fecha todas as páginas. já passei o antivírus mas não adiantou. estranho.
tenho que fazer mil peripéicas pra ler e postar.
as fotos eu não consigo ver.
pena.



*