quinta-feira, novembro 09, 2006

La Virgen de la Almudena


Hoje é feriado em Madrid. Dia da Virgem de Almudena, santa protetora da cidade.
Depois de vários dias de chuvas, a cidade amanheceu com um sol fantástico e parece que todos tiveram o mesmo impulso: sair para as ruas. Madrid estava repleta de gente por todos os cantos.
Eu fui ver a procissao da Virgem - desconhecida para mim. Eu e milhares de pessoas. Nao sou religiosa, mas tenho enorme curiosidade pelos ritos e cerimônias.
Depois de alguns minutos de espera, ela chegou. Linda! Uma imagem de cor morena, com expressao jovem e aberta, sem a amargura, tristeza ou sofrimento das outras imagens de santas/virgens.
Nao sei explicar bem, mas, normalmente, as santas têm cara dor ou sofrimento. Esta imagem, nao. Claro que nao era uma imagem sorridente e de gandaia, mas era mais leve e serena que as outras. Eu, na calçada, caminhava devagarinho, acompanhando a imagem, fotografando e observando o fervor das pessoas. Interessante. Simpatizei com a Almudena.

3 comentários:

Luiz Felipe Botelho disse...

Também não gosto das imagens sofredoras, com rostos contraídos ou com os corpos lacerados.
Bela, a Virgem de Almudena.
Beijo

Anónimo disse...

Minha querida, cada vez que leio teus escritos mais me convenço da nossa identidade. Adoro ver manifestações culturais/religiosas como a que descreves.
Também não tenho religião alguma mas mesmo assim não canso de ver e me emocionar com Círio de Nazaré. Esta é uma das maiores procissões católicas do mundo. Um milhão de pessoas literalmente se arrastam pelas ruas de Belém do Pará por mais de seis horas no segundo domingo de outubro, a mais de duzentos anos. Esta é uma homenagem a Virgem de Nazaré, a rainha da Amazônia. Se um dia pensares em visitar esta parte do Brasil, te sugiro vir nesta época.
Um abraço.

Anónimo disse...

Oi thelma, só hoje li com calma teu blog e vi o convite para revelar minhas manias... hum, sei nao, vou pensar, mas de qualquer forma obrigada pelo convite. Te ligo qualquer hora destas pra ver se conseguimos marcar o tal café dificil! besito.