sábado, março 04, 2006

A dor e a alegria de elaborar uma tese

A concretização de uma tese doutoral representa anos de leituras, reflexões, anotações, elocubrações, buscas, encontros e desencontros. Vivemos momentos de otimismo e de desânimo, de disposição e de depressão, de certezas e de dúvidas. É um longo e duro processo. Na medida em que avançamos, vão surgindo as dificuldades típicas de cada etapa. A resolução gradativa destas dificuldades exige capacidade de decisão, de determinação, de adaptação, de síntese e de claridade de objetivos, entre outras coisas. E isso não é nada fácil! Mas, devagarinho, vamos derrubando os obstáculos.

O caminho é bastante solitário. Mesmo que tenhamos muitos companheiros de aula, cada um tem o seu tema e cada um busca coisas diferentes. É verdade que as conversações sobre as teses são inesgotáveis, e que aprendemos muito com elas, mas chega um momento em que ninguém mais pode ajudar na nossa investigação. É o momento do grande diálogo: investigador e texto. Na hora de colocar tudo no papel, da forma em que acreditamos e desejamos, a interação acontece só entre o investigador e o texto. É o momento da máxima concentração, onde 12 ou 14 horas podem passar tranquilamente, sem que sintamos o correr das horas. É uma delícia!

Talvez o momento mais difícil deste período todo seja começar a escrever e a reunir todas as informações obtidas. Neste momento, nossa escrita ainda não tem uma identidade. É um amontoado de coisas que necessitamos para a nossa aprendizagem. Aos poucos, vamos delimitando as fronteiras do estudo, descobrindo as fontes principais sobre o tema, entendendo o diálogo criativo que se estabelece entre os autores que se relacionam diretamente com a nossa investigação, compreendendo a dinâmica e a metodologia de outros estudos...e vamos aumentando o nosso conhecimento sobre o tema elegido! Isso aparece claramente na nossa escrita. A forma como começamos a redatar a tese não tem nada a ver com a forma como terminamos de redatá-la. A evolução das idéias e o crescimento pessoal são perceptíveis e vão aparecendo nas constantes reelaborações do texto.

Quando me refiro ao crescimento ou ao desenvolvimento pessoal, não estou me referindo apenas ao desenvolvimento cognitivo. Esta caminhada significa desenvolvimento interpessoal e intrapessoal também. Vamos ouvindo uma coisa aqui, outra ali, vamos processando tudo dentro de nós, e vamos tomando decisões cada vez mais maduras e conseqüentes com os objetivos estabelecidos. É um crescimento acadêmico e pessoal. É um vai-junto.

No meu caso, por estranhas razões vim parar em Bilbao e aqui vivi estes momentos acadêmicos e pessoais. Nesta cidade vivi todo o processo de início, meio e finalização da tese. Nunca me arrependi de ter feito a travessia do charco, embora o início tenha sido bastante duro. Ter mudado de continente, de costumes, de língua e de referências cotidianas me fez descobrir uma outra cultura admirável, que toca a minha essência - como eu não imaginava que isso pudesse acontecer! Todos estes novos conhecimentos, ampliados, vividos nesta banda da terra, integraram-se a minha brasilidade de sempre – visceral e espiritual. Isso gera em mim um sentimento de que sou uma pessoa privilegiada. Sou privilegiada porque pude viver um longo e importante processo de aprendizagem, em todos os âmbitos, quando um número bastante significativo de brasileiros não tem acesso aos estudos – por conta de políticas educativas surrealistas (leiam o interessante artigo do senador Cristóvao Buarque) e da situação econômica e social do povo brasileiro.

Toda esta conversa é para animar e incentivar a Cidinha, a Andrea, o Sean, a Sandra, a Anlene e todos os que estão neste caminho, vivendo suas experiências próprias. Tenham a certeza de que aprender é dor, suor e alegria, mas chegar ao final é só alegria! Alegria pura! Final da tese ou da meta proposta, naturalmente, porque a aprendizagem continua.

11 comentários:

Anónimo disse...

Thelma,

Que bonito compartilhar sua vivência. Eu não poderia ter dito melhor o que sinto sobre a relação entre crescimento cognitivo, interpessoal e intrapessoal. Talvez por isto esteja pensado tanto em retornar ao meio acadêmico...

Ana disse...

"Toda esta conversa" me deixou encantada!
Tuas palavras fizeram tanto sentido... É como na vida... Vamos tateando, sentindo, aprendendo, experimentando... E isso se reflete nas nossas escolhas, nas nossas decisões, desde as mais cotidianas até as mais importantes... E, quando nossas conclusões fazem sentido, quando descobrimos o prazer do aprendizado, realmente é pura alegria!
Sou uma das pessoas que se sentiram incentivadas! "Obrigada"!

Anónimo disse...

*



[SEAN:] você acha, então, que tenho cura?
olha que é feio mentir pras pessoas...



*

Anónimo disse...

Obrigada por tuas palavras, querida. O teu incentivo é constante e me dás muita força,sempre. És um grande referencial na minha vida!!!!!

Anónimo disse...

Thelma, que bonito texto... sei que cada um experimenta este processo de forma distinta, mas acredito sinceramente que podemos aprender muito com aqueles que já passaram pelo caminho que ainda nos resta percorrer. Obrigada pela ajuda! Besito

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

Anónimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. acuvue contact lenses uk 1 buy bontril distance learning occupational health safety amateur & teen kingdom lingerie Make your own roulette wheel Hotel roulette 3 hurghada

Anónimo disse...

Very nice site! Panorama snow sports Wholesale bunn coffe maker Blackjack forum online com botox information testimonials video floor mats chevy emblem romantic toys http://www.wellbutrinxlsideeffects.info/dodge-van-floor-mats.html http://www.baccarat-games-6.info/Play-scrabble.html

Anónimo disse...

Your own write-up features verifieԁ helpful to myself.
Ιt’s very informatіѵe and yοu're clearly very well-informed in this field. You have got exposed my own eyes for you to different views on this specific subject matter along with intriguing and solid content material.
Also visit my web-site :: Xanax

Anónimo disse...

Your oωn write-up featuгes verifieԁ
helpful to myself. It’s very infοrmative anԁ you're clearly very well-informed in this field. You have got exposed my own eyes for you to different views on this specific subject matter along with intriguing and solid content material.
My web page: Xanax