Um dos gênios do nordeste, Silvio Meira, escrevendo sobre a inclusao digital no Brasil, aborda o resultado da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD’04, disponível no site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/), a primeira a levar em conta o acesso à Internet nos lares e que mostra o tamanho da divisão digital no nosso país.
Meira fala da nossa situaçao, através dos dados obtidos na pesquisa: "16% das casas têm PC e só 12% têm acesso à internet. No Nordeste, os números são 7 e 5%, respectivamente. Não é uma tragédia completa. Há números piores... nos Camarões, há um usuário de internet para cada 100 habitantes (no Brasil são 12/100). Mas no Uruguai são 21, em Portugal 28, na Noruega 39 e na Coréia 65."
A sugestao deste pensador é que o Brasil deve mudar o modelo de acesso à Internet e que deve sair urgentemente de sua imobilidade, porque a informação é a nova energia (adorei esta expressao!) e deve ter a mesma prioridade da eletricidade.
É verdade, Meira! Tomara que o governo brasileiro reconheça a relevância da informaçao e que a trate como uma energia fundamental para o desenvolvimento tecnológico e sociocultural do nosso país. Sem informaçao nao há conhecimento. E sem conhecimento nao há progresso.
sexta-feira, março 10, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Thelma, Thelma, o que é que há em seus posts que sempre me fazem concordar discordando??? ;)
Realmente, informação, quanto mais, melhor e em ultíssima instância é a educação que constrói uma nação, mas dignidade (saúde, alimentação, moradia) também ajuda. Agora o Brasil deveria ter outras prioridades para as regiões mais pobres, não?
Beijo,
Putz... depois de escrever aqui fui ver os comentários do seu outro post e vi que alguém também lhe chamou duas vezes como acabei de fazer acima!
Juro que não foi cópia barata cherochitenticada!! :)
Ei Thelma,
Sobre o post que você botou lá no Indizível...
A parte do "concordo" com você a qual havia me referido é exatamente esta: "a educaçao e o conhecimento sao os pilares que levam a naçao a construir sua dignidade" e "a educaçao é o ponto chave do desenvolvimento de qualquer país".
E a parte do "discordo" é quando penso, por exemplo, no professor mal formado em pleno sertão nordestino, recebendo R$50,00 ou menos por salário, dando aulas em cabanas para crianças que não conseguem prestar atenção porque estão subnutridas. Nesta hora, penso que uma comidinha no estômago (visando o curto prazo) ajuda o aprendizado e que se for prá investir em educação (visando o médio e longo prazo) para trazer o progresso e a dignidade à vida de todos os brasileiros, há outras prioridades antes de se pensar em capilaridade de acesso à Internet, como por exemplo, treinar e remunerar nossos professores de forma adequada e construir/equipar escolas.
Como dizem por aqui, just my 2 cents...
Beijo,
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»
Keep up the good work. thnx!
»
I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»
Best regards from NY! Symantec software fax http://www.pamela-anderson-picture-5.info Dysfunction erectile treat scholarships Lady babe
Enviar um comentário