domingo, março 05, 2006

Pensamento histórico equivocado?

No dia 24 de fevereiro, neste blog, escrevi sobre a Semana da Arte Moderna (1922). Afirmei que, dentro da história do Brasil, este era um dos momentos que eu mais gostava, por representar o final de uma arte presa ao rígido academicismo português e pela liberdade cultural conquistada - que permitia o surgimento da arte genuinamente brasileira.

Uma amiga minha, Clarice La-Rocca, que é uma criatura super inteligente e atualizada, escreveu para mim dizendo que eu podia estar equivocada no meu pensamento histórico. Segundo ela, Jorge Amado coloca que este movimento cultural foi encomendado pelo governo da época, como aconteceu no governo de Médici (ame-o ou deixe-o). Ela me aconselha a ler 'Cavaleiro da Esperança", biografia do Luis Carlos Prestes, onde a semana da Arte Moderna e a visao da consciência nacionalista sao desmascaradas.

Obrigada, Clarice! Vou seguir teu conselho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Thelma,
Elogio vindo de vc é uma honra!
Obrigada e bjs

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

This is very interesting site... Mitsubishi mirage fenders Porsche design sunglass Texas self divorce Relief pain below breast Science distance learning Adderall psychosis Graphics card seems to