terça-feira, fevereiro 13, 2007

O carnaval anda solto

Recebi um email de uma amiga querida do Recife. No final, ela colocou um P.S. que foi um golpe inesperado.
P.S: O carnaval aqui está a mil, as prévias pipocam em toda parte. O trânsito está um Deus-nos-acuda e vai ficar pior, porque quinta-feira a ponte que liga a Av.Guararapes à Conde da Boa Vista será interditada para a montagem do Galo Gigante. Resumo: Recife está “frevendo”.
Fiquei em dúvida entre agradecer a informaçao ou ignorar o comentário. Preferi ser elegante, e agradeci.
Sem dúvidas, esta é uma época que sempre desejo estar lá, onde canta o sabiá, no meio do povo, do calor, do colorido, dos ritmos dos maracatus e do frevo e da criatividade das pessoas...
Recife é um lugar inigualável nestes dias. Em realidade, os nativos da cidade já estao cansados de brincar o carnaval quando ele começa oficialmente. A brincadeira começa com os ensaios, onde todos se divertem, dançando e cantando pelas ruas. Simultaneamente, a decoraçao das ruas e das casas vai aparecendo. O colorido vai pintando as duas cidades - Recife e Olinda.
Quando começam a chegar os milhoes de turistas, muitas vezes os nativos já estao plenos de folia e fazem o movimento contrário: saem das cidades e vao para as praias.
A boa folia que descrevo neste texto nao existe aqui. Esta época nao tem a mesma significaçao para os espanhóis. Sei que também nao tem significaçao para muitos brasileiros, mas no Brasil, em geral, é uma grandíssima festa. Percebo que sinto especial desejo de estar no Brasil em duas épocas do ano: no Natal/Reveillón e no carnaval.
As fotos sao dos dias prévios ao carnaval, dos famosos ensaios.

1 comentário:

Anónimo disse...

thelminha, este ano é comemorado os 100 anos do frevo. imagina...
ah quero te dizer que o blog ficou muito elegante. uma beleza. bjs
ah 2: gosto quando escreves e postas.