terça-feira, fevereiro 13, 2007

O peregrino Rafael Isaia

Rafael é um homem persistente, organizado, com objetivos claros e que realmente faz esforços por sua sanidade física e psicológica. Há muitos anos ele repete uma prática interessante: percorre todo o Caminho de Santiago. Anualmente! Quando chega a primavera européia, ele também chega por aqui. Abril e maio sao os meses escolhidos para seu contato com a natureza (interna e externa). Ele normalmente sai de Roncesvalles e chega em Santiago de Compostela mais de 30 dias depois da saída, com tudo muito bem planejado.

Este ano, Rafael vai mudar a sua rota inicial. Escolheu o caminho aragonês e sairá de Somport-Jaca, nos Pirineus. Este foi o primeiro caminho dos peregrinos. Até o século XII, os caminhantes atravessavam os Pirineus por este lugar, vindos da França. Encontrei algumas fotos da regiao. E mais outras. Depois de alguns dias, o caminho aragonês encontra o caminho francês - que é o mais famoso e transitado. Nesta busca de fotos do caminho aragonês, estive lendo uma página sobre os famosos que gostam ou gostavam de peregrinar com frequência, e encontrei que Shirley McLaine e Anthony Quinn preferiam sair de Somport também.

Ontem, Rafael me enviou por email a sua rota completa. A organizaçao é evidente. Desta vez, serao 883 km. Ele sairá de Somport no dia 10 de abril e chegará em Santiago de Compostela no dia 11 de maio. Seu plano contém a quantidade exata de quilômetros a percorrer diariamente entre pueblo e pueblo. Pude observar que ele caminhará uma média de uns 30 Km por dia. E em dois ou três destes dias, percorrerá uns 40 km - o que nao é fácil.

Desejo muita sorte ao meu conterrâneo!!! Que ele viva momentos maravilhosos em sua peregrinaçao, em seu silêncio e na inevitável contemplaçao interior-exterior!

Já falei para ele que aqui na minha casa-ovo tem um sofá-cama que abriga, dá calor e alimenta os bons amigos. Adoro ver a mudança de cor e de brilho dos que voltam do Caminho!

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei seu texto, moro na França e estou de mudança para Espanha (BArcelona) em Junho, e a vontade de fazer o caminho so esta crescendo e esse seu texto colaborou para que ela fizesse um grande avanço!
Beijos e tudo de bom!

Thelma disse...

Simone, se necessitares ajuda na mudança ou na adaptaçao, conta comigo. Boa sorte!!!
Começa a preparar a caminhada. Bjs.

Anónimo disse...

Thelma, admiro o Rafael e sua persistência, organização e planejamento. E a ti pela divulgação do Caminho. Fiquei com vontade de caminhar na Quarta Colonia também.

cíntia disse...

thelma, que engraçado como as pessoas se cruzam... costumo dizer que o mundo é que nem uma teia, e a gente vai percorrendo os fiozinhos dela e encontrando pessoas que têm afinidades...
conheço o nome do seu rafael de longa data. meu pai trabalha com a adidas, e desde pequena ouço ele me contar do 'seu' rafael percorrer o caminho de santiago [que um dia gostaria de fazer, mas ainda não vejo perto esse dia...]. um dia eu o conheci, mas conheci mais o fernando, filho dele, um guri que a primeira vista já mostra, só no jeito de ser, que é um guri bem especial.
legal entrar aqui no teu blog e ver um cruzamento na teia! não sei como chegaste na minha janela, mas agradeço a visita e te convido pra espiar sempre que quiseres. eu espiarei por aqui também!!
um beijo!