quinta-feira, março 23, 2006

O País Vasco festeja

Faltam alguns minutos para a 0 h do dia 24 de março - dia estipulado pelo grupo terrorista ETA para o início da trégua permanente.

Durante o dia de hoje houve uma super movimentaçao nesta parte da Espanha. Chegaram jornalistas de várias partes do mundo. As ruas, avenidas, cafeterias, bares e restaurantes estiveram e estao cheios de gente que vive o clima de festa e de celebraçao.

Os jornais desaparecerem nas primeiras horas da manha. Todos queriam ler os detalhes do comunicado de ETA e a repercussao deste fato na sociedade vasca. A TV nao pára de mostrar imagens e fatos relacionados com a trégua.

O presidente Zapatero, em Bruxelas, na sede do Parlamento Europeu, recebeu o respaldo e o entusiasmo dos dirigentes dos demais países. Foram muitos aplausos. Ele agradeceu o apoio de todos e falou em cautela e em esperança. Já disse antes, em outros posts, e repito: gosto deste presidente. Ele é um homem sensível e sensato.

É muito legal ver e sentir a alegria deste povo com a possibilidade de paz. Mesmo com a cautela e a prudência solicitadas, soubemos que muitas pessoas já saíram à rua sem escoltas. Juízes, advogados, jornalistas, professores, que há muitos anos andavam com escolta, passearam livres pelas ruas.

Faltam 15 minutos para a 0 h. Vou sentar diante da TV e ver este momento histórico pela telinha. Depois, sairei para a rua para misturar-me com o povo desta terra e para sentir a alegria da paz. Depois de tantas e tantas mortes escabrosas, se aproxima o momento desejado e esperado por milhares de vascos. Enfim!!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Também fiquei achando estranho quando li trégua permanente; depois achei mais sensato quando li cessar-fogo permanente.
Trégua ou cessar-fogo, não importa, o mais importante é que a paz perdure por muitos anos aí.Desejo que os bascos possam andar tranquilamente pelas ruas.

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»