segunda-feira, janeiro 30, 2006

O pontinho negro








Algumas músicas sao agradáveis ao ouvido e ficam para sempre, mesmo que a gente nao entenda toda a letra, ou que só as descubra anos mais tarde. Cada vez que ouço Cabaret, com Liza Minelli, penso em como gostaria de ter participado daquele musical. Adoro! Outra música que gosto muito é New York, New York, com Frank Sinatra. Esta, da mesma forma, me dá vontade de dançar e de cantar. Também sinto muito prazer ao ouvir a voz de Ray Charles em I can`t stop loving you e em Sweet memory. E nao poderia esquecer Louis Armstrong cantando What a wonderful world. Sao músicas que ficam, que transcendem o idioma e que a gente nem sabe bem o porquê delas permanecerem. Normalmente, vejo os musicais repetidas vezes. Muitas vezes. Lembro que assisti ao filme All That Jazz umas cinco ou seis vezes; Hair, outras tantas...e assim por diante. Depois do aparecimento dos vídeos - que vi nascer -, eu tinha vários musicais em casa para os momentos de lazer. Um deles era o de Bibi Ferreira, que era a minha relíquia. Eu me emocionava cada vez que o via/ouvia/sentia. Um dia, de tanto assisti-lo, a fita enrolou, cortou... e meu coraçao murchou um pouco.
Agora, com os DVDs, e também com a minha estada na Espanha, que contribui de certa maneira para ampliar meus sentidos e meus gostos, ando descobrindo e me deliciando com novos gêneros musicais, que passam a fazer sentido para meu coraçao e meu ouvido. Mas, evidentemente, nao abandono as raízes e a inigualável música brasileira, repleta de lirismo e de poesia.
Neste momento do texto, relendo o primeiro parágrafo, lembrei que, em 1980, num verao carioca da minha existência, quando passava férias na casa da minha grande amiga Ilka Pichin, o dono da voz - Frank Sinatra - fez um show no Maracana (a falta do til, às vezes, dificulta a minha escrita). Nós duas, entusiasmadas, fomos assistir ao grande mito da música norte-americana. Fomos cedo e esperamos horas para que começasse o show. Vimos, perplexas, a multidao que entrava e lotava o estádio - mais de 150 mil pessoas. E, quando o espetáculo teve início, percebemos apenas um pontinho negro no centro do estádio. Nada mais que isso. Um foco de luz iluminava o pontinho negro. O pontinho cantava com a voz do ídolo, o que nos fez supor que era ele. Foi bárbaro, disseram. Saímos tronchas de decepçao. Nao vimos, nao entendemos, nao gostamos e pagamos uma barbaridade!
De qualquer maneira, mesmo com a desilusao sofrida naquela noite de 80, continuo sentindo alegria quando ouço New York, New York.

3 comentários:

Anónimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anónimo disse...

I find some information here.

Anónimo disse...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»