sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Meu superego









Este é o Marcos, meu amigo uruguaio. Ele chegou na Espanha três meses antes de mim - com sua esposa, Cecilia - para fazer o mesmo curso de doutorado que eu. Ele é físico, mas optou pela área pedagógica, dirigindo uma escola em Montevidéu. Como ele é o rei dos CDFs, em pouco tempo estava doutor. E um doutor brihante! Quando eu estava na metade da minha investigaçao, ele já tinha terminado a sua. O guri é daqueles tipos que nunca chega atrasado na aula, copia tudo bem bonitinho, fica até o final, está sempre atento ao professor, nunca atrasa seus trabalhos e vive suas horas pensando em como realizar hiper bem seus compromissos. Na teoria de Lowen, um rígido.
Como aluno é aluno - em todos os lugares do mundo -, eu atirava papéizinhos nele, na sala de aula, mas ele nao se distraía. Ele estava acima destas perturbaçoes terrenas. O máximo que ele fazia era lançar um olhar de censura na minha direçao.
Digo sempre que ele é meu superego, porque cuida de que eu cumpra minhas coisas e meus compromissos da mesma forma que ele o faria. Passei 4 anos ouvindo ele dizer: "Thelma, a tese...", cada vez que eu planejava um passeio ou uma viagem.
Na verdade, segundo a descriçao que fiz nos parágrafos acima, ele pode parecer um chato. Mas nao é! Ele é um encanto! Gosto muito dele. Nossa relaçao é de irmaos: estamos sempre nos cutucando e rindo.
Acontece que este querido amigo tem um problema sério, que me dá muita pena: aqui, pouca gente sabe que existe o Peñarol, seu time de futebol no Uruguai. Ele nao agüenta isso. É demais para ele! Eu, de maldade, digo que as pessoas nem sabem que existe o Uruguai, quanto mais o Peñarol. Deste modo, para compensar sua frustraçao, está sempre enfatizando, ironicamente, o tamanho e a importância do Brasil, no cenário mundial. Quando eu falo alguma coisa do Brasil, ele repete: "o Brasil é o país mais grande do mundo!" Quando me refiro a alguma praia, ele diz: "o Brasil tem as praias maiores e mais bonitas do mundo!" O mesmo acontece quando me refiro ao carnaval, ao futebol, à músicas, ao cinema... Sua ironia é inesgotável em relaçao ao Brasil, mas eu a aceito...e entendo! Como nao entender? É tudo tao claro...
Marquito, nao perde as esperanças, tá? Um dia, o Peñarol vai ser conhecido no mundo todo. Nada como um dia depois do outro. Fica frio e tem paciência. Um grande abraço!

3 comentários:

Anónimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»