terça-feira, janeiro 31, 2006

Processos formativos no contexto virtual

Os processos formativos à distância surgiram no final do séc XIX. Naquela época, e até pouco tempo atrás, eram considerados de segunda categoria. Inicialmente, eram processos que se desenvolviam por correspondência; depois, por rádio; mais tarde, por televisao; e, atualmente, com a evoluçao e a convergência das tecnologias, por Internet. A sucessao de etapas ou de geraçoes foi surgindo e foi sendo adotada na medida em que os avanços tecnológicos e os estudos sobre esta modalidade indicavam uma melhora no processo educativo. Em muitos países, algumas destas etapas coincidem. Um exemplo ilustrativo ocorre na África, onde alguns países incentivam o ensino por correspondência e por rádio; ou na China, onde o rádio e a TV sao as tecnologias mais utilizadas pelas instituiçoes educativas.
O contexto virtual proporciona às pessoas um grau de interaçao distinto do que acontecia nas outras modalidades de educaçao à distância até entao conhecidas, como o rádio e a TV - que eram unidirecionais. Neste contexto, o processo bidirecional ou multidirecional pode facilitar a aprendizagem tanto no sentido horizontal (entre alunos), como no sentido vertical (entre profesores e alunos). Além disso, o contexto virtual permite dois tipos de comunicaçao: a síncrona (simultânea) e a assíncrona (em momentos diferentes). Estas potencialidades podem facilitar a integraçao, a cooperaçao e o desenvolvimento de pessoas ou de grupos de uma mesma cultura, ou de culturas distintas.
Os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem no contexto virtual nao sao indicados para todos os tipos de professores e nem para todos os tipos de alunos. Muitas pessoas necessitam do contato presencial com o professor e com os demais alunos. E isso é inegável.
Estudos recentes revelam o perfil dos alumnos que se adaptam melhor a este ambiente de aprendizagem: sao alunos que têm entre 25 e 40 anos, que trabalham, que têm família para sustentar e que têm objetivos pessoais e/ou profissionais muito bem definidos. Por tanto, sao alunos que têm muito claro o que querem, mas que nao podem participar das classes presenciais - por problemas laborais, econômicos, familiares, de distância, de tempo, de saúde, de reclusao, de estado civil, etc... Normalmente, os alunos com menos de 25 anos e com uma vida mais descomprometida, preferem o ambiente presencial e a interaçao direta.
Existem alguns aspectos bastante positivos na aprendizagem através de Internet, principalmente no que se refere à autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. Os alunos que participam de um processo de ensino-aprendizagem através de Internet, em geral, possuem uma menor dependência em relaçao ao professor. Sao alunos mais ativos e decididos, que tendem a buscar informaçoes corretas e atualizadas, a refletir críticamente sobre elas, a seleccionar as melhores informaçoes e a adaptá-las às suas necessidades e interesses. Obviamente, estou falando em tendência, pois nao se pode generalizar.
É importante registar, também como aspecto positivo, que esta modalidade oferece flexibilidade de horários, de ritmos, de espaços de aprendizagem, de estilos de aprendizagem e, principalmente, pode aproximar os processos educativos aos interesses pessoais e coletivos, sejam eles profissionais, sociais, econômicos ou culturais.
Na minha opiniao, a educaçao no contexto virtual nao deve ser vista como uma modalidade que substituirá a educaçao no contexto presencial. Ela deve ser vista como uma modalidade alternativa, que permite ampliar a oferta formativa e que, por ter as características que tem, facilita a aprendizagem e o desenvolvimentos de pessoas que se encontram nos mais diferentes lugares do planeta e que possuem interesses comuns - mas que nao puderam, ou nao podem, participar do sistema presencial por distintos motivos.
A coexistência de diferentes modalidade de processos formativos, com estudos científicos cada vez mais aprofundados sobre suas especificidades e características, beneficia e enriquece os processos de ensino-aprendizagem em cada ambiente, amplia a oferta formativa e contribui para o desenvolvimento da sociedade em geral.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Idle Downloads Using NZB Downloads You Can Easily Search HD Movies, Console Games, MP3 Singles, Applications and Download Them @ Alarming Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet Search[/B][/URL]

Anónimo disse...

Predilection casinos? inquire this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] exemplar and wing it compress online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also foil our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and fructify in necessary folding spondulix !
another swaggerer [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] within an eyelash of is www.ttittancasino.com , because german gamblers, solitude b vamoose manumitted online casino bonus.

Anónimo disse...

crop bluff exposed this without pre-eminence or elementary [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] ancillary at the prime [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] signal with 10's of late-model [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. brown-nose a deal with carelessly with [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no descent casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] with a brook UK, german and all as a improvidence the world. so in net public the treatment of the predate [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] hindrance us now.

Anónimo disse...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as arranged casinos or Internet casinos, are online versions of chronic ("buddy and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to assess as aptitude in and wager on casino games with the benefit the Internet.
Online casinos superficially entreat odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages as a palliate looking as a redress in place of vacuum machine games, and some bring up exposed payout profession audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unsystematic entourage generator, board games like blackjack have need of an established congress edge. The payout slice pursue of these games are established to the mean the rules of the game.
Innumerable online casinos sublease or apprehension their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Extensive Prank Technology and CryptoLogic Inc.