domingo, março 18, 2007

Fim

Este blog termina aqui. Se alguém quiser continuar me acompanhando, estou em Simplificando
Fecho uma etapa e inicio outra.
Um abraço sinceramente agradecido a todos que estiveram comigo nestes meses.

sábado, março 17, 2007

Lembranças alegres

Uma foto do dia 17 de junho de 1995 (antiguinha), quando dançávamos a nossa alegria - Lucinha, meu irmão, Jayme, e eu. Nas fotos abaixo, Lulu em sua casa de Itamaracá. Lá, ela ficava zen: regava as plantas e o jardim durante um bom tempo e gostava de cozinhar em completo silêncio. Eu até podia ficar junto, tagarelando e ajudando, mas ela não respondia nunca. Ficava um monólogo. Ela permanecia em silêncio, entregue ao ato de preparar a alimentação. Era um ritual. Lucinha era dessas pessoas que passava seu amor através da comida. Ela cozinhava divinamente...e sem sujar as mãos!

Bons tempos

Num carnaval da década passada, o relógio sob a mesinha de cabeceira marcava 13:15 h. Lucinha e eu nos preparávamos para a saída do Siri na Lata, que tinha sido marcada para às 12 h. Sabíamos que, como bloco anárquico, o Siri jamais sairia na hora e que o melhor eram os momentos da concentração de todos, no lugar determinado. Para onde o bloco iria, ou a que horas sairia, pouco importava. O bom era ir encontrando o povo conhecido, com suas fantasias criativas e bonitas.
Lucinha não bebia, mas bastava chupar uma bala de rum para ficar bêbada. Neste dia, depois de meio copo de cerveja, ela estava pronta. Alegre e feliz, levantou as mãos para o céu e carnavalizou de verdade. Momentos e imagens inesquecíveis.


sexta-feira, março 16, 2007

Lucina-Luz

Ontem foi a missa de sétimo dia de Lucina. Estes primeiros dias, sem ela, foram muito tristes. Os meninos continuam perplexos e aturdidos. É difícil acreditar que esta mulher tão cheia de força e de energia tenha partido cedo assim. Mas é a dinâmica da vida/morte.
Na saída da missa, distribuimos um marcador de livros com sua foto, para ficar de lembrança a todos que a queriam. Escolhemos esta foto, porque aparece o brilho de seus olhos e sua maravilhosa risada. Queremos recordá-la feliz.
Lulu, vai em paz! Continuaremos rezando por ti e te levaremos para sempre em nossos corações. Talvez algum dia nos (re)encontremos. E será um prazer compartilhar contigo, novamente, momentos de beleza, sintonia e companheirismo. Sentimos e sentiremos muita saudade de ti, mas queremos liberar tua alma/espírito para os outros vôos da tua existência/essência. A tua impressionante luz estará sempre iluminando nossos caminhos e movimentos.
Obrigada por tudo!!!!!

sábado, março 10, 2007

Despedida

Lucinha, a luz com que tu iluminaste o caminho de tantas pessoas retornará para ti com mais intensidade e brilhará em teus novos rumos. Vai em paz! Saudade de todos.

sexta-feira, março 02, 2007

Pausa

Uma pequena pausa. Volto já!

quinta-feira, março 01, 2007

Outra lei aprovada

Depois da lei de matrimônios do mesmo sexo, da lei dos estrangeiros e da lei de igualdade de gênero, a Espanha aprova a lei que permite que os transsexuais mudem de nome e de sexo, sem serem submetidos à cirurgia - sempre que um médico ou um psicólogo clínico confirme a procedência da mudança.
Os parlamentares que aprovaram a lei se cumprimentavam por contribuir para a igualdade e dignidade dos transsexuais. Bonito! A nova lei merece celebraçao.
Sempre tive um sentimento de compaixao por este coletivo, que sofre discriminaçao permanente e violência generalizada. Imagino a dureza de ter nascido com um sexo e possuir corpo, mente e coraçao de outro sexo. E, além disso, sofrer invasoes e desrespeitos constantes. Aos transsexuais que se beneficiarao com esta lei, parabéns pela conquista!

Tão bonito!

Recebi este presente lindo da Clélia e repasso PARATODOS.

Paratodos (Chico Buarque/1993)

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas
Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto
Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

As viagens dos outros

Só recebo notícias de gente que vai para o Brasil. Que coisa!!! Dentro de mim, a brasilidade começa a fazer ruído e dar saltos acrobáticos. Uma saudade agitada.
Tupi or not tupi? Tupiiiiiiii.

Êxito na dissertação

Para o amigo Felipe-Liperama, que viveu um importante rito de passagem ontem. Uma flor, um abraço e a minha admiraçao!

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Quero ir também

A minha amiga Sandra, de Bilbao, vai passar um mês no Brasil. Que maravilha! Ela está vivendo intensamente a agonia da finalizaçao de sua tese e vai tomar um fôlego junto a sua família. Decisao inteligente! Também queeeeeeeero ir!!!!! Boa viagem, Sandra. Traz uma tapioca para mim, tá?

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Recuperação

Fátima Irene, desejo que tenhas uma boa recuperaçao! Estou torcendo por ti. Um grande abraço.

domingo, fevereiro 25, 2007

Passeios por livrarias

Há muito tempo simpatizo com a filosofia budista. Nao vivo lendo sobre esta filosofia, mas, às vezes, quando entro em alguma livraria, os ensinamentos budistas caem sobre mim. Sao eles que me escolhem. É verdade!

Acho que aprecio estas leituras porque nao existe imposiçao e porque sempre saio pensando na vida (minha e dos outros). Talvez existam imposiçoes para os monges, mas nao para os curiosos como eu. E aí está a diferença com os dogmas/imposiçoes da igreja católica, que proibem, culpabilizam, amedrontam, impoem, controlam...

Recentemente, num desses livros, encontrei a seguinte frase: Abra mão de todas as suas posses ao menos uma ou duas vezes na vida. Saí pensando em que situaçoes da vida as pessoas deixariam tudo. Concluí que em várias e distintas situaçoes, mas nao tenho dúvidas de que outras muitíssimas pessoas gostariam de internar os que pregam este ensinamento.

Alguns ensinamentos/reflexoes budistas:
- Seja sempre sensato, pois a sensatez é imparcial e igual para com todos.
- Faça tudo com boa intenção, verdade, sinceridade e beleza.

- Renuncie a apegos insensatos e aceite a verdade com mente humilde.
- Não bata de frente com as coisas e aprenda a arte de ser sutil.

Viiiiiixi Maria! Gosto muito mais desta forma de colocar as coisas do que os famosos nao roubarás, nao matarás, nao comerás a mulher do próximo...

Surpresa ou narcisismo?

Esta foto foi tirada no Alabama, EEUU. O motorista do carro ficou surpreso com a repetida proximidade do passarinho que queria ver sua imagem refletida no espelho retrovisor.

Foto: Dothan Eagle, Jay Hare / AP

Concurso de beleza

Em Verden, na Alemanha, existe um concurso que avalia a forma correta do ubre das vacas. O boom das tetas também alcança o reino animal.
Foto: Jochen Luebke / EFE

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Visão do conflito

Este é o Ministro de Defesa de Israel, Amir Peretz. Ele está olhando uns exercícios militares, em Golam. Será que esta é a visao dos israelitas sobre o conflito com os palestinos?

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O nível dos alunos

Todos os anos, depois do vestibular, sao divulgadas algumas frases, idéias e/ou conclusoes escritas pelos futuros universitários. Acabo de ler o texto de Fernando Gonçalves, na página do Libertas, onde ele apresenta algumas "apreciaçoes" elaboradas pelos alunos no exame deste ano. Trouxe umas para cá:

Conhecimentos Gerais:
– O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades;
- A insônia consiste em dormir ao contrário;
- A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.

História:
– Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor;
- O Hino Nacional Francês se chama La Mayonèse;
- Na Grécia, a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam;

Geografia:
– O Chile é um país muito alto e magro;
- A Terra é um dos planetas mais conhecidos no mundo;
- As constelações servem para esclarecer a noite;
- O clima de São Paulo é assim: quando faz frio é inverno, quando faz calor é verão, quando tem flores é primavera, quando tem frutas é outono e quando chove é inundação.

Ciências, Física, Química e Biologia:
- O sol nos dá luz, calor e turistas;
- A principal função da raiz é se enterrar;
- O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro;
- Ecologia é o estudo dos ecos, isto é, da ida e vinda dos sons;
- Antibióticos são esses remédios que os médicos receitam para liquidar com a febre dos doentes, mas muitas vezes liquidam é com o doente;
- Princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado na água, sai completamente molhado.

Impressionante! Com este quadro, nao tenho dúvidas de que a saída para o nosso país é priorizar e investir completamente na educaçao.

Perdas importantes

Ultimamente tenho recebido notícias de mortes: mortes de pessoas queridas minhas e mortes de pessoas queridas de amigos meus. Sao perdas que realmente mexem com a nossa existência.
No dia 16 de janeiro, vivi o falecimento de outra de "minhas" velhinhas. Em vários posts eu falei das duas velhinhas, irmas, que eu cuidei desde que cheguei aqui. Uma delas morreu no ano passado; a outra, no mês passado. Estive junto dela, em Bilbao, e fiquei bastante abalada com suas horas finais. Quando saí do funeral, levava dentro de mim uma sensaçao de vazio e de tristeza profunda. Já tinha sentido isso em outros momentos, especialmente quando morreu o meu pai, há 3 anos, depois de 20 anos do falecimento de minha mae. É uma sensaçao estranha esta de perder os vínculos verticais. É difícil explicar este sentimento. Pode que nao seja um sentimento comum, que seja próprio.
Penso que, agora, com quase 50 anos, posso representar um vínculo assim para os inúmeros "sobrinhos" que tenho pelo mundo. Talvez algum deles sinta o mesmo que eu, quando chegue a minha vez de partir. E pode ser que nao... que seja só a minha expectativa de ser especial para eles. Sei lá...só sei que as vivências de morte me fazem querer viver o que me resta de vida da forma mais coerente possível com a minha essência. E a minha essência está pedindo a gritos que eu realize algumas mudanças urgentes, que iniciarei já.

Freira friki

A irma Judith Zoebelein é a responsável pelo departamento de Internet do Vaticano. As páginas que ela prepara recebem entre 11 e 15 milhoes de visitas por dia. Numa entrevista, ela afirmou: "Nao sabemos que sistema operativo usa Deus, mas nós usamos Linux." Moderna e humorada.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Transporte coletivo

Quando vi esta foto do ônibus lotadinho - dentro e fora -, pensei que podia ser em algum país da África. Depois, pensei que podia ser no interior do Brasil. Nem uma e nem outra: a foto foi tirada na Índia, perto de Calcutá. Um ônibus pau-de-arara.
Vendo a foto, lembrei de uma ocasiao em que andei de pau-de-arara, e que adorei!!! Foi numa noite de lua cheíssima, onde as dunas de areia pareciam focos prateados. A visao daquelas dunas à noite era de uma beleza indescritível. Eu me sentia no deserto do Saara.
Naquela época, a única maneira de chegar a Jericoacoara, no Ceará, era através de veículos com traçao nas 4 rodas. Emocionante!
Chegando lá, parecia que estávamos no estrangeiro, porque haviam suiços, franceses, alemaes, italianos, suecos... As pousadas, restaurantes e bares eram de estrangeiros.
As luzes de Jericoacoara apagavam às 22 horas, e nao existia gerador. Só lampiao. Quando apagava a luz, o movimento começava. O povo todo saía para a rua. A luz da lua se encarregava de promover os encontros. Ziguezagueávamos e conversávamos até alta madrugada ou até amanhecer o dia. Bem bonzinho!
Foto: www.20minutos.es

As viúvas da guerra

Tenho verdadeiro horror às guerras. Nao entendo a opçao de alguns países na resoluçao de seus conflitos, e nao entendo que os demais países da humanidade assistam ao exercício de poder dos mais fortes sobre os mais débeis sem tentar efetivamente impedir a situaçao bélica.
A foto acima mostra um grupo de mulheres do Afeganistao, viúvas, esperando suas raçoes semanais de comidas, num centro de distribuiçao de trigo, azeite e lentilhas. Este centro alimenta a umas dez mil viúvas e umas cinquenta mil crianças. Nao é uma foto explicitamente trágica, mas é uma foto que toca o coraçao e que tem um significado evidente: a destruiçao dos núcleos familiares, com tudo o que isso implica.
Foto: www.2ominutos.com

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Chuva e tranquilidade

Outra foto linda da Bica! Ela fica o ano todo na praia, fotografando até a respiraçao de quem passa diante de sua casa. Seu olho artístico nao perde nada.
Esta foto ilustra os dias que ela, Márcia e tio Maneco estao vivendo no sul do país: com chuva e muita tranquilidade. Saudade de vcs!

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Os povoados brancos da Andaluzia




Estava buscando umas rotas espanholas para enviar ao meu irmao, Jayme, que virá no dia 01 de maio para um congresso em Sevilha. Depois do congresso, e antes de vir para Madrid, ele quer dar uma volta de carro pela Andaluzia. Encontrei a rota dos pueblos blancos e fiquei fascinada. Há muito tempo que ouço falar destes lugares, mas ainda nao cheguei lá. Há dois dias, publiquei aqui no blog umas fotos de flores na janela. Pois os pueblos blancos sao todos assim. Sao núcleos urbanos entre montanhas, completamente brancos (...rsss...juro!) e com flores na sacadas/varandas.
Cada ano, depois do invernos e das chuvas, os moradores passam cal nas casas para manter este aspecto claro, limpo e de esplendor. A cor branca das casas é quebrada pelo colorido exuberante das flores. As ruas estreitas cheiram a flores. Deve ser uma delícia!
Dizem que o ato de branquear as casas tem um sentido pagao de anunciar a chegada da nova temporada e o tempo de fertilidade.
Um dos sites que visitei explicava que estes pueblos foram fundados pelos bereberes, que se estabeleceram na Península em 711 e que aqui permaneceram por 8 séculos. Este povo nômade escolheu uma terra similar a que tinha deixado no norte da África. Os bereberes escolheram as montanhas, temendo invasoes. Nao escolheram mal, porque as vistas sao esplêndidas! Dizem...

Um outro carnaval

(foto: 20 minutos)

domingo, fevereiro 18, 2007

Novamente, as diferenças culturais

Na Índia, anualmente, ocorrem 2,5 milhoes de assassinatos de meninas. Este número aumentou com a ecografia, que revela o sexo da criança durante a gravidez. Os feticidios e os assassinatos ocorrem porque os pais preferem matar as suas filhas que pagar um dote à família do noivo, no momento de pactar o casamento.
Para diminuir esta cifra - cifra! -, o governo colocará berços em todos os distritos do país, para que os pais possam abandonar suas recém-nascidas meninas.
A Ministra da Mulher e do Desenvolvimento Infantil deste país declara que nao importa se a medida pode incentivar o abandono das crianças. Segundo suas palavras, o berço é melhor do que a morte. E tudo pelo valor cultural do dote!
Que triste!!!
Entendo que seja triste do ponto de vista da cultura em que vivemos, porque para eles nao tem nada de triste. É a realidade. É a sobrevivência. A vida tem outro valor: o valor de um dote. Duela a quem duela.

O meu carnaval

Já que este ano eu nao quis participar dos carnavais, selecionei alguns filmes para rever nestes dias de momo. E estou aqui, no sofá de casa, fazendo catarses. Rio e choro com a mesma intensidade.
Os filmes sao:
a) de Woody Allen - Zelig, Interiores, Hanahh e suas irmas, Manhatan e Annie Hall;
b) de Tornatore - Estamos todos bem;
c) de Bergman - Sonata de Outono e Gritos e Sussuros
d) de Saura - Ana e os Lobos, Cria Cuervos e Carmen
e) de Fellini - Amarcord e La Dolce Vita;
Me faltam os franceses...mas a maratona continua. Aceito dicas para esta (re)visitaçao cinematográfica. Também gostaria de solicitar dicas sobre os filmes brasileiros dos dois últimos anos.

sábado, fevereiro 17, 2007

Ano novo chinês

Esta noite milhoes de chineses estarao recebendo o ano novo. Será o ano do porco. As lanternas vermelhas se acenderao no mundo todo. É a maior festa da cultura chinesa.

O porco é um dos animais mais queridos da cultura oriental, mas o mesmo nao ocorre com os muçulmanos, que proibem o consumo deste animal. Por este motivo, as celebraçoes chinesas acontecerao dentro de um clima de respeito à cultura muçulmana - que pediu que os porcos nao aparecessem na TV. Deste modo, a empresa Nestlé retirou anuncios onde apareciam porquinhos cor-de-rosa.

Os chineses afirmam que o ano do porco tem como símbolo o fogo sobre a água. Isso pode significar conflitos e um ano menos pacífico, com conflitos internacionais, revoltas, alteraçoes governamentais e guerras religiosas. Nao é um bom prognóstico.

Raymond Lo, um especialista em horóscopo chinês, está de acordo com as previsões, destacando ainda que o porco simboliza a gênesis e o renascimento. "O Ano do Porco pode trazer um renascimento nas relações internacionais e na ordem social. Isso pode significar novos regimes com novos governos". Esta visao é menos pessimista. Prefiro acreditar nela, porque já ando bastante cansada do pessimismo catastrófico.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Que bonita!!!!

Eu nao conheço esta senhora. Sei que ela é tia de Julia, uma amiga minha, e que está veraneando em Torres com sua sobrinha. Ela aparece numa das fotos que publiquei no post abaixo. O que me chamou à atençao foram seus cabelos brancos. Liiiiindos!!!! Ampliei a foto e vi que, além de seus cabelos de neve, ela tem uma expressao tranquila, serena, elegante e bonita.
Seus cabelos me trouxeram a lembrança de minha mae, que tinha os cabelos exatamente desta cor. Além de minha mae, também suas 4 irmas tinham os cabelos brancos. Era o bloco dos cabelos brancos. Todas sao falecidas e, por isso, cada vez que vejo alguém assim, lembro delas. Obviamente, faço uma transferência positiva de meus sentimentos. Nao conheço esta senhora, mas já a amo.

O Branco de Neve

Eu tenho um irmao, Felipe, que é bem branquinho e é conhecido familiarmente como o Branco de Neve. Pois o branquinho foi para Torres, no RS, depois de muitos anos sem pisar numa praia. Daqui, eu recomendava que ele comprasse um protetor solar 80 e outras chatices mais. Ele, com paciência, ouvia minhas recomendaçoes. Um quase-santo. Sempre digo que ele é branquinho de pecados também, enquanto eu sou como os dálmatas.
Ontem, recebi fotos dele e de sua mulher, Ana. Nao estavam na orla. Estavam subindo e descendo o Morro dos Macacos, em Santa Catarina, com minhas amigas que vivem na praia. Que inveeeeja branca!

(Ana, minha cunhada, de blusa branca; Marcia, nossa grandíssima amiga; e Felipe, meu irmao)

(nesta foto, os excursionistas ouvindo as explicaçoes do dono da terra).

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Mãeeeeeeee...

Se a minha mãe estivesse viva, hoje ela estaria completando 80 anos. Beijos, mãeeeeeee! Beijos e abraços dos teus anjinhos.

San Valentín

Na Espanha, hoje é o dia dos namorados. Dia de San Valentín.
Como nao celebramos o San Valentin no Brasil, nao sabia nada deste santo. Busquei informaçoes e encontrei a história do mesmo.
No ano 270 d.C, Roma está em plena decadência. O imperador Claudio III insiste que os homens casados rendem menos nos campos de batalha, porque estao emocionalmente ligados as suas famílias...e proíbe os casamentos! Afirma que os solteiros sao melhores soldados e lutam com mais garra. Evidentemente, a notícia desta proibiçao provoca tumulto. Valentin, um bispo cristao, diante da injusta decisao do imperador, resolve casar os apaixonados em segredo. Quando o imperador descobre, manda prender Valentin e tenta convencê-lo a renunciar ao cristianismo. Como nao consegue nada, ordena que o matem. Valentin morre no dia 14 de fevereiro.
Depois de séculos, a Igreja Católica ressuscita este fato. O objetivo da Igreja é acabar com os ritos de adoraçao ao deus do amor e, deste modo, institui o dia 14 de fevereiro como dia dos namorados. Sempre a Igreja...

Belleza sencilla


terça-feira, fevereiro 13, 2007

O carnaval anda solto

Recebi um email de uma amiga querida do Recife. No final, ela colocou um P.S. que foi um golpe inesperado.
P.S: O carnaval aqui está a mil, as prévias pipocam em toda parte. O trânsito está um Deus-nos-acuda e vai ficar pior, porque quinta-feira a ponte que liga a Av.Guararapes à Conde da Boa Vista será interditada para a montagem do Galo Gigante. Resumo: Recife está “frevendo”.
Fiquei em dúvida entre agradecer a informaçao ou ignorar o comentário. Preferi ser elegante, e agradeci.
Sem dúvidas, esta é uma época que sempre desejo estar lá, onde canta o sabiá, no meio do povo, do calor, do colorido, dos ritmos dos maracatus e do frevo e da criatividade das pessoas...
Recife é um lugar inigualável nestes dias. Em realidade, os nativos da cidade já estao cansados de brincar o carnaval quando ele começa oficialmente. A brincadeira começa com os ensaios, onde todos se divertem, dançando e cantando pelas ruas. Simultaneamente, a decoraçao das ruas e das casas vai aparecendo. O colorido vai pintando as duas cidades - Recife e Olinda.
Quando começam a chegar os milhoes de turistas, muitas vezes os nativos já estao plenos de folia e fazem o movimento contrário: saem das cidades e vao para as praias.
A boa folia que descrevo neste texto nao existe aqui. Esta época nao tem a mesma significaçao para os espanhóis. Sei que também nao tem significaçao para muitos brasileiros, mas no Brasil, em geral, é uma grandíssima festa. Percebo que sinto especial desejo de estar no Brasil em duas épocas do ano: no Natal/Reveillón e no carnaval.
As fotos sao dos dias prévios ao carnaval, dos famosos ensaios.

A dormidinha indispensável

Um estudo realizado por científicos gregos constatou que a sesta - aquela dormidinha que acontece depois do almoço - reduz o perigo de enfermidades cardíacas. No Brasil, nao todos temos o hábito de dormir neste momento do dia, mas os povos mediterrâneos consideram a sesta indispensável.
O estudo se baseou em 23.681 pessoas com idades entre 20 e 86 anos, de 1994 a 1999. Depois de considerar inúmeras variáveis secundárias, os investigadores chegaram à conclusao de que quem dorme a sesta reduz em 34% o risco de sofrer um ataque cardíaco.
Tchau...vou seguir a prescriçao médica!

O peregrino Rafael Isaia II

Resolvi escrever outro post sobre o Rafael e suas atividades, porque o primeiro ficou incompleto. Fiz referência somente a sua peregerinaçao no Caminho de Santiago, e ele nao é um caminhante só do Caminho Santo. Rafael é um caminhante da Quarta Colônia, de Agudo e de onde der... Durante o ano, quando ele nao está andando pelas rotas espanholas, está andando com um grupo de amigos e conhecidos pelas redondezas de Santa Maria. Eles formaram uma associaçao chamada Associação dos Amigos de Santiago de Compostela-Regional de Santa Maria. E nao páram de andar! Eu realmente admiro a quem descobre uma atividade assim e se dedica com gosto a ela. Caminhar, pensar, contemplar, sentir... é existir com cores e suores! Devagarinho, o cansaço vai fluindo da mente para as pernas - e o cansaço das pernas se resolve com uma boa noite de sono e com mais exercícios. Enquanto isso, a mente vai ficando clara e desimpedida. Caminhar é saudável, barato e bonito!
Quando eu fôr a Santa Maria, gostaria de caminhar com eles. Olhei atentamente as fotos dos passeios e pude perceber a maravilha que eles vivem nas trilhas gaúchas. Tô dentro! Lá e cá.



O peregrino Rafael Isaia

Rafael é um homem persistente, organizado, com objetivos claros e que realmente faz esforços por sua sanidade física e psicológica. Há muitos anos ele repete uma prática interessante: percorre todo o Caminho de Santiago. Anualmente! Quando chega a primavera européia, ele também chega por aqui. Abril e maio sao os meses escolhidos para seu contato com a natureza (interna e externa). Ele normalmente sai de Roncesvalles e chega em Santiago de Compostela mais de 30 dias depois da saída, com tudo muito bem planejado.

Este ano, Rafael vai mudar a sua rota inicial. Escolheu o caminho aragonês e sairá de Somport-Jaca, nos Pirineus. Este foi o primeiro caminho dos peregrinos. Até o século XII, os caminhantes atravessavam os Pirineus por este lugar, vindos da França. Encontrei algumas fotos da regiao. E mais outras. Depois de alguns dias, o caminho aragonês encontra o caminho francês - que é o mais famoso e transitado. Nesta busca de fotos do caminho aragonês, estive lendo uma página sobre os famosos que gostam ou gostavam de peregrinar com frequência, e encontrei que Shirley McLaine e Anthony Quinn preferiam sair de Somport também.

Ontem, Rafael me enviou por email a sua rota completa. A organizaçao é evidente. Desta vez, serao 883 km. Ele sairá de Somport no dia 10 de abril e chegará em Santiago de Compostela no dia 11 de maio. Seu plano contém a quantidade exata de quilômetros a percorrer diariamente entre pueblo e pueblo. Pude observar que ele caminhará uma média de uns 30 Km por dia. E em dois ou três destes dias, percorrerá uns 40 km - o que nao é fácil.

Desejo muita sorte ao meu conterrâneo!!! Que ele viva momentos maravilhosos em sua peregrinaçao, em seu silêncio e na inevitável contemplaçao interior-exterior!

Já falei para ele que aqui na minha casa-ovo tem um sofá-cama que abriga, dá calor e alimenta os bons amigos. Adoro ver a mudança de cor e de brilho dos que voltam do Caminho!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

A terra tremeu

Hoje, às 11:35 h, as terras portuguesas e espanholas sofreram um abalo sísmico de 6.3 na Escala Richter. Nao foi nada grave, felizmente, mas aqui em Madrid vários edifícios foram desalojados e os serviços de emergências receberam inúmeras chamadas telefônicas alertando para o fato.
Putz! Se eu pudesse escolher, nao gostaria de morrer acidentada, soterrada ou de qualquer maneira trágica. Se possível, prefiro que minha experiência de morte seja serena, tranquila e dentro da normalidade. Se nao fôr assim, penso que irei para o outro lado - ou para onde fôr - completamente contrariada e mal-humorada.

domingo, fevereiro 11, 2007

Flores para Ainhoa

Como comentei em outros posts, nesta banda da terra encontrei outra tribo incrível. Entre tantas pessoas significativas, conheci uma amiga maravilhosa chamada Ainhoa Bilbao. Ela foi minha companheira de doutorado e contribuiu diretamente para que a minha estada espanhola fosse a melhor possível. Sua presença, companheirismo, solidariedade e explicaçoes constantes sobre os detalhes da língua, dos costumes, da história, da geografia, da gastronomia, dos passeios culturais, etc...facilitaram muito a minha adaptaçao aqui. Além disso, sem a sua participaçao na finalizaçao de minha tese, certamente eu ainda estaria quebrando a cabeça entre tabelas e gráficos estatísticos.
Esta amiga fará aniversário amanha, dia 12, e casará no dia 17 de fevereiro. Para ela, flores, abraços e meu desejo sincero de muitíssimas felicidades!!!!! Desejo o melhor dos melhores!!!!!! Que o dia 12 seja especial e que o dia 17 seja o início de uma caminhada conjunta de muita compreensao e sintonia. Tududibom, Ainhoa!!!!

9 meses de crescimento




As crianças crescem rápido demais. Viiiiixi Maria! As transformaçoes sao diárias. Em 9 meses, Ander parece outro. Na primeira foto, ele está no hospital, recém-nascido, nos braços desta tia babona. Sua postura era a de quem rezava por dias tranquilos e uma boa existência. A segunda foto foi no final de abril, quando ele ainda nao tinha um mês. A última foto foi no Natal, já com 9 meses e com a energia de um leao infatigável. Super liiiindo e inteligente! Seus olhos azuis parecem querer comer o mundo. Nao perde detalhe de nada. Um amor!

Autoria equivocada

No dia 30 de março de 2006, publiquei o texto Solidao, com a seguinte mensagem:
"Recebi do A., um bom amigo do Recife, e resolvi postar aqui.....
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo..... isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... isto é saudade........"
Publiquei o texto da mesma forma como o recebi, com a autoria atribuída a Chico Buarque.
Vi que um dos comentários deste post afirmava que o texto nao era de Chico Buarque, e sim de Francisco Câmara Xavier.
Hoje, recebi um email de uma senhora chamada Fátima Irene, assinalando que o texto é seu. O email foi o seguinte:
"Prezada Sra.
O texto Solidão editado em seu site e atribuído ao Chico Buarque é de minha autoria.
É página de dois livros meus, está editado em coluna jornalística, além de constar em meu site. Solicito correção da autoria e da foto ou exclusão do texto.
Confira:
http://www.fatimairene.com/poesia/solidao.htm
Att
Fátima Irene Pinto
www.fatimairene.com.br "

Atendendo a sua solicitaçao legítima, excluo o texto e a foto de Chico Buarque e deixo registrado um pedido de desculpas pelo erro de autoria. Publico o conteúdo do email com a intençao de que nao hajam mais confusoes sobre o texto em questao.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Perdendo dados

Foi a segunda tentativa de mudar para a nova versao de blogger. Na primeira tentativa, consegui voltar a versao original e nao perdi nada. Hoje, perdi todos os dados colocados à direita do meu ex-blog - reloginhos, links dos meus amigos, páginas indicativas, etc...
Vou para a cama com um estranho sentimento, que nem sei explicar.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Meteorologia louca

(foto de www.20minutos.es)
O tempo está muito louco mesmo! Na semana passada, houve um vendaval impressionante na Europa toda, com mortes, casas desmoronadas, carros destroçados, gente voando...e com um calor que nao é característico da época.
Agora, finalizando o mês de janeiro - super tarde - a neve invade completamente o continente e o branco se transforma no tom dos dias e noites.
Saudade de Itamaracá...do calor intenso, do vento que faz carinho, dos coqueiros balançando...